Dentre as redes sociais e as ferramentas de comunicação, uma que se destaca é o WhatsApp. Trata-se de um aplicativo versátil, que facilita a comunicação, envio de fotos, vídeos e documentos. Não é novidade que diversas empresas e profissionais autônomos utilizam este aplicativo. Mas, quando pensamos no WhatsApp para corretor de imóveis, quais cuidados devem ser tomados?
1. Separe a conta pessoal da profissional
Sempre que possível tenha sua conta pessoal desvinculada da sua conta profissional. Isto é válido para email, redes sociais, números de telefone e seu WhatsApp. Trabalhar desta maneira garante mais controle para você. Uma estratégia comum para corretores que querem descansar, nos domingos, por exemplo, é se desconectar totalmente das contas profissionais.
Esta estratégia só é possível se você possui contas separadas. Além disso, você evita que mensagens pessoais sejam enviadas para contatos profissionais facilmente. Além de evitar o inverso também (através de encaminhamento, por exemplo).
Por fim, isso permite que você utilize uma foto mais descontraída no seu perfil pessoal. Ao mesmo tempo que possui uma imagem mais profissional no seu WhatsApp para corretor. Essa dica inicial é uma das mais simples e mais importantes deste artigo. Embora não tenha nenhum grande benefício direto para seus clientes. Ela permitirá, potencialmente, uma maior qualidade de vida e organização para você.
2. Cuidado com o horário das mensagens
O WhatsApp para corretor é uma ferramenta de comunicação incrível. Você pode enviar mensagens rapidamente, de maneira relativamente informal (se comparado com emails). E, assim que seu cliente visualizar, ele responde. Mas existe alguns cuidados, sobre tudo no horário de envio das mensagens.
Evite enviar mensagens pelo WhatsApp fora do horário comercial. Na verdade, recomenda-se enviar mensagens após as 9 horas da manhã. Existem clientes que acordam tarde, e você não quer ser “aquele corretor chato” que envia mensagens às 7h da manhã. No geral, acordar clientes é ruim para a percepção do cliente quanto à você.
Muitas pessoas ainda afirmarão que não existe problema, visto que o cliente responde se quiser. É verdade, mas todos precisamos concordar que, embora existam meios de silenciar o smartphone, nem todos fazem uso do recurso. Logo, o envio de mensagens pode sim acordar o cliente, devido à notificação sonora.
3. Campanhas de marketing via WhatsApp pode não ser sempre uma boa ideia
Sabe aquele novo imóvel que é ótimo para seus clientes. Nem sempre é uma boa ideia enviá-lo para todos da sua lista. Isto é SPAM, que é uma prática que te classificará como um “corretor chato”. Pode até ser que alguém se interesse, mas as chances das pessoas rapidamente começarem a ignorar suas mensagens ou te bloquear é muito alta.
Então você pode estar se perguntando, como faço então para divulgar imóveis pelo WhatsApp para corretor de imóveis. Bom, primeiramente não envie para todos seus contatos, certamente um novo imóvel não é adequado para todos que estão na sua lista. Lembre-se que ela é composta por:
-Pessoas que estão em busca de imóveis para venda;
-Pessoas que querem alugar um imóvel;
–Proprietários de imóveis captados;
-Inquilinos de imóveis que você aluga;
-Corretores e outros parceiros profissionais.
Agora imagine só todos eles recebendo uma informação de um novo lançamento. Para quantos esta informação será realmente importante e relevante? Mas não é só isso, mesmo entre as pessoas que querem comprar um imóvel, nem todos novos imóveis captados serão de interesse.
Alguns buscam por imóveis em uma região específica. Outros buscam especificamente por apartamentos. Enquanto alguns querem imóveis para uma família bem grande. Logo, podemos concluir que o ideal é o seguinte:
-Verifique no seu CRM quem o novo imóvel atende. Isso é possível através do cruzamento de dados proativo realizado pelo mesmo.
-Confira se esse(s) cliente(s) realmente não realizou uma aquisição e se o mesmo ainda está em busca de um imóvel.
-Envie mensagens especificamente para estes clientes. Existem ferramentas que permitirão o rápido compartilhamento de imóveis diretamente do seu software de gestão imobiliária.
Dica: crie um grupo para divulgação
Se você realmente quer tentar divulgar imóveis para vários clientes, uma sugestão é a criação de um grupo. Nunca adicione seus clientes sem perguntar se eles querem fazer parte do mesmo. E sempre deixe claro que o propósito é divulgar novas oportunidades e empreendimentos.
Mas esteja sempre atento ao teor das conversas do grupo. Peça para que as pessoas evitem correntes e cuidado para evitar discussões (relacionadas à política, por exemplo) no grupo.
4. Nunca envie mensagens que não tratam de assuntos profissionais
Sabe aquelas correntes, imagens e vídeos? E os “bom dias”, “boa tardes” e “boa noites” frequentes em grupos? Nunca envie essas mensagens de corrente ou “bom dias” apenas para que seu cliente lembre de você.
Utilize o WhatsApp como uma ferramenta profissional. Isso significa evitar o envio de mensagens que não tenham nenhum motivo profissional. Isso garante que seus clientes saibam da sua seriedade e profissionalidade. O que garante respostas rápidas quando você entre em contato.
5. Não envie múltiplas mensagens
Sabe aqueles casos em que seu cliente recebe uma mensagem, abre, lê e não responde? Nunca envie uma mensagem, cinco minutos depois, perguntando se ele “visualizou” a anterior. É direito do seu cliente responder ou não às suas mensagens. E ele responderá no momento que for mais adequado.
E quando for enviar mensagens, crie o hábito de enviar todas as informações em uma única mensagem. Principalmente se você não espera que seu cliente vá responder naquele momento. Sabe quando seu smartphone começa a gerar várias notificações sonoras? É isso que acontece com seu cliente se você decide enviar um texto separado em várias mensagens.
O normal é enviar uma saudação e aguardar alguns minutos por uma resposta. Se não houver uma resposta imediata, envie um texto onde você descreve qual assunto queria tratar com seu cliente.
Agora a questão que fica é: você possui um software imobiliário para te auxiliar com estas ações? Sabe o CRM Imobiliário que faz sugestões proativas de quais imóveis se adequam a quais clientes? E sabe o compartilhamento de imóveis no WhatsApp? Um software imobiliário que possui estes recursos é o ville Imob.
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