Trabalhar no mundo digital é algo que os corretores estão fazendo cada vez mais. Quando falamos em meios digitais nos referimos à internet e suas variadas ferramentas. Incluindo sites, portais e redes sociais. No artigo de hoje veremos algumas dicas de como impulsionar suas vendas de imóveis através de estratégias digitais.
Antigamente X Atualmente
Anteriormente tudo que um corretor sonhava é ter um bom espaço na página de anúncios imobiliários do jornal de domingo. O que era algo bem difícil, devido aos custos elevados do anúncio em jornais de grande circulação. Mas hoje é mais fácil trabalhar com a divulgação, o próprio corretor pode fazer seu marketing.
Redes sociais são um ótimo lugar para trabalhar com o marketing pessoal. Mas, naturalmente você pode (e deve) divulgar seus produtos, no caso, imóveis nas redes sociais. Além disso, podemos dizer que o local mais visitado por quem busca por imóveis atualmente são os portais imobiliários. E, anunciar nos portais imobiliários é bem mais fácil que anunciar nos antigos jornais de grande circulação.
Essas ferramentas são resultado da evolução da internet e da expansão da mesma. Mas ter uma ferramenta disponível é diferente de saber utilizá-la da melhor maneira possível. Vamos ver então algumas dicas que certamente auxiliam corretores nas vendas de imóveis diariamente.
Marketing digital
Existe um motivo pelo qual não definimos este artigo como um artigo que tratará de estratégias de marketing digital. Embora tudo que mostraremos pode ser considerado uma ação de marketing, de maneira isolada eles não constituem uma campanha completa. Lembre-se sempre que marketing é uma estratégia completa e nunca um conjunto de ações isoladas.
Uma dica portanto é, quando for pensar na sua estratégia de marketing digital, considere incluir as dicas apresentadas neste artigo. Se você já possui um plano de marketing digital em funcionamento, verifique se você já executa tudo que estamos citando neste artigo. Mas, sem mais delongas, vamos às dicas voltadas ao aumento de vendas de imóveis.
Publicações no Facebook
O Facebook pode ser utilizado por dois motivos principais quando pensamos em corretores de imóveis (e, por extensão, imobiliárias). Marketing pessoal, que visa garantir que as pessoas te conheçam e saibam o que você faz. É um conceito muito próximo do que chamamos de “branding”, quando pensamos em empresas.
O outro motivo pelo qual corretores podem utilizar o Facebook é para divulgar imóveis à venda. Se você está buscando maneiras de aumentar os números de vendas de imóveis mensais, você deve avaliar como você tem trabalhado no Facebook. Focar no marketing pessoal, ignorando totalmente a divulgação de imóveis e oportunidades é um erro. Da mesma maneira que focar exclusivamente na divulgação não é adequado.
Toda página de Facebook tem que ter um ótimo balanço de publicações que visam construir sua imagem e postagens de anúncios imobiliários. Os posts de marketing pessoal não são fotos sua. Pense no marketing pessoal como uma maneira de destacar você e seu serviço. Responder perguntas e dar dicas imobiliárias, por exemplo, é uma ótima maneira de trabalhar no marketing pessoal, se transformando em uma referência local.
Os posts de anúncio são mais diretos, você pode sempre inovar com as imagens e a descrição do imóvel. Mas não existem grandes problemas em ser bem direto quanto ao imóvel a ser vendido. O balanço ideal de postagens de imóveis à venda e outras de marketing pessoal deve ser de tal forma que sua linha do tempo não pareça uma página de classificado.
Construção de um ótimo site
Uma ótima maneira de aumentar o número de vendas de imóveis é através da construção de um site imobiliário. Veja bem, suponha que alguém encontre a informação de um imóvel que você oferece em um portal imobiliário. Esta pessoa entra em contato ou busca mais informações sobre o corretor responsável.
Ter um site imobiliário pode ajudar a construir uma relação de confiança entre o cliente e o corretor. O cliente verá profissionalismo e estará mais seguro quanto ao corretor em questão. Além disso, o simples fato de ter um site imobiliário permite que as pessoas encontrem mais facilmente imóveis que você tem disponível à venda.
Seguindo o exemplo anterior, o cliente pode aproveitar para pesquisar por outros imóveis que você oferece na região facilmente através do seu próprio website. Assim fica claro ver como ter um site auxilia o corretor que deseja aumentar suas estatísticas de vendas de imóveis.
Agora, para garantir que seu site seja encontrado facilmente em pesquisas, considere trabalhar com a construção de artigos e a otimização SEO. É uma estratégia extremamente eficiente à médio e longo prazo e nosso foco neste artigo são ações de retorno mais rápido.
Publicação em portais imobiliários
Portais imobiliários são certamente os sites do setor mais visitados. Se você tem dúvidas, faça uma rápida pesquisa no Google com algo do tipo “apartamento à venda no bairro X”. Você verá que normalmente os três primeiros resultados são referentes à portais imobiliários.
Logo, fica bem óbvio que se você quer que as pessoas encontrem os imóveis que você está oferecendo é essencial que você trabalhe nos portais imobiliários. Uma vez que as pessoas encontram de fato o imóvel que você está oferecendo fica muito mais fácil fazer com que as vendas de imóveis sejam impulsionadas.
Trabalhar com múltiplos portais imobiliários é uma estratégia comum entre corretores e imobiliárias. E é uma sugestão adicional se você quer ver resultados com extrema velocidade. Apenas se atente para garantir que você não está cometendo erros graves na hora de publicar seu anúncio nos portais. Se atente aos seguintes pontos:
- Tenha certeza que os anúncios estão completos;
- Capture e divulgue ótimas imagens;
- Capriche na descrição dos imóveis;
- Pesquise pela possibilidade de otimização SEO do seu anúncio no portal, tornando-o mais fácil de ser encontrado.
Uma vez que você garante que os itens acima foram observados, você certamente verá um aumento considerável de contatos de pessoas interessadas e, eventualmente, vendas de imóveis. Um software que pode te ajudar neste processo é o ville Imob. Ele conta com um site imobiliário completo e já pré-montado.
Além disso, existem as ferramentas de integração social que auxiliam na hora de realizar postagens nas redes sociais. Ferramentas de integração de portais, por sua vez, permitem a divulgação rápida em múltiplos portais imobiliários parceiros, pagos e gratuitos aumentando a chance de seu imóvel ser visto. Faça já um teste grátis da plataforma e veja estes e outros recursos que oferecemos.