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Para se destacar no mercado e potencializar a venda de imóveis, o corretor deve sempre ficar de olho em todas oportunidades que surgem para os negócios imobiliários. Dentre elas, em novembro a que mais chama a atenção é a Black Friday.

Originária nos EUA, onde diversas empresas e lojas aproveitam a sexta-feira após o feriado de ação de graças para liquidar o estoque e abrir espaço para receber novos itens a serem vendidos para as festas de final de ano. Desde 2010, o mercado brasileiro também aproveita a data para oferecer descontos em diversos produtos e serviços, mesmo sem o feriado por aqui.

 

Previsões para 2016

Em 2015, as campanhas de Black Friday no varejo brasileiro movimentaram R$ 1,5 bilhão. Para este ano, o mercado espera um aumento de 30% nas vendas, chegando a R$ 2,1 bilhões movimentados no período. A data oficial para esta temporada é dia 25 de novembro, mas algumas empresas estendem as promoções por todo o mês.

Com o cenário econômico brasileiro abalado, especialistas apostam ainda mais nas vendas com desconto em novembro para atrair mais clientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ebit, empresa que avalia e-commerces, 84% dos consumidores desejam aproveitar a Black Friday para realizar alguma compra.

 

Black Friday e a venda de imóveis

Apesar de parecer algo inusitado, há alguns anos diversas construtoras, imobiliárias e portais oferecem descontos nos imóveis no mês de novembro, não apenas na data oficial da Black Friday. A extensão da promoção se deve ao fato de uma casa ou apartamento não ser algo que se compra por impulso e demanda pesquisa e análise.

No entanto, no setor imobiliário não é tão fácil oferecer descontos ou benefícios, uma vez que a negociação de valores depende do proprietário e não apenas do corretor de imóveis. Por isso, caso não consiga barganhar com seus clientes, procure outras alternativas para aproveitar a Black Friday e potencializar a venda de imóveis.

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Aproveite o fluxo de consumidores na internet

Durante o mês de novembro e especialmente no dia de maiores descontos, o fluxo de usuários na internet aumenta. Com mais consumidores ativos, as chances de ter seu anúncio visualizado por quem busca um novo lar aumentam.

Os portais imobiliários costumam trazer ainda mais benefícios nesta época. Alguns conseguem entregar 80% a mais de leads aos corretores e também oferecem suas próprias promoções, com descontos ou benefícios para quem contratar os serviços do portal no período.

A internet traz ainda diversas possibilidades de divulgação como e-mail marketing, blogs e as redes sociais. Com o uso de hashtags (marcações feitas nas redes sociais para agrupar conteúdos sobre o mesmo assunto) é possível estimular os consumidores e aumentar o engajamento da sua marca.

Caso você não consiga oferecer descontos reais nos imóveis, aproveite apenas o maior fluxo de consumidores online. O Procon e outras entidades de proteção ao consumidor costumam mapear as campanhas de Black Friday e denunciam a maquiagem de preços e outras tentativas de ludibriar o consumidor. Por isso, apenas lance uma campanha se realmente conseguir promoções atrativas.

A Black Friday traz boas oportunidades de negócio, por isso vale a pena barganhar com o proprietário e intensificar suas atividades online, especialmente utilizando as técnicas de marketing digital para potencializar a venda de imóveis no período. Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários e bons negócios.

 

 

Produzido por:
VivaReal Especialista em Imóveis