Imobiliárias devem estar em constante busca por maneiras de encontrar novos leads que poderão ser nutridos até se tornarem clientes. Atualmente, existem diversas opções digitais para atingir tal fim, dessa maneira, não é interessante escolher ou se limitar em apenas uma estratégia de marketing, como envio de emails ou Google Ads.
É necessário, portanto, diversificar seus métodos de captação de Leads, utilizando e testando a eficiência das diversas técnicas de marketing digital disponíveis.
Em uma época em que redes sociais são, provavelmente, o principal modo de interação entre as pessoas, torna-se importante que os negócios também atuem nas mesmas. Nesse contexto, é imprescindível que sua imobiliária já possua uma página no Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.
Mas além de posts regulares, que você pode automatizar com a Integração Social do ville Imob, é possível integrar um chatbot à sua página onde você terá uma linha de comunicação privada, individual e automatizada com cada um de seus seguidores.
Já sabe o que é um chatbot? Ficou curioso? Siga lendo este artigo que veremos como a criação de um chatbot Facebook para corretores pode ampliar suas estratégias de marketing.
Mas afinal, o que é um chatbot Facebook?
A palavra chatbot pode ser dividida em dois termos simples: “chat” que indica uma interface de troca de mensagens escritas, e “bot” que indica um robô. Ou seja, um chatbot Facebook é basicamente uma ferramenta que permite a integração de um robô ao sistema de mensagens do Facebook, o Messenger.
As possibilidades na aplicação desse recurso são diversas, a maioria das empresas que possuem um sistema de chatbot o utilizam para responder por perguntas frequentes. Enquanto outras vão mais longe e permitem que o cliente visualize preços e promoções e até mesmo faça seu pedido via chat.
A ideia, no entanto, não é criar uma ferramenta que pareça ser um robô, as empresas vem tentando fazer com que as mensagens enviadas pelos seus chatbots sejam o mais naturais e humanas possíveis. Para isso elas têm apelado para o uso de emojis e abreviações comumente utilizadas no mundo digital, mas não exagere!
Lembre-se, você quer passar a impressão de um profissional qualificado do outro lado da linha, os limites para a utilização de recursos “informais” que tornam a comunicação mais humana serão definidos pelo tipo de empresa que você opera.
Pode ser aceitável, por exemplo, que uma empresa voltada ao público adolescente use e abuse desses recursos informais. Entretanto, corretores e imobiliárias devem ter uma postura mais profissional, limitando o uso de emojis e evitando o uso de abreviações.
Como o corretor pode criar um chatbot
Criar um chatbot não exige conhecimentos de programação, portanto o sistema pode ser feito por qualquer pessoa. O corretor ou imobiliária que desejam ter um chatbot Facebook precisam de ter, primeiramente, uma página na rede social.
Depois, é preciso definir como você quer que seu chatbot opere: a ideia é apenas responder perguntas de maneira mais passiva ou você quer que ele entre em contato com clientes de maneira mais ativa?
Após isso é necessário escolher uma empresa que possibilite que você construa seu chatbot, a ManyChat é uma das maiores empresas do ramo, atingindo bilhões de interações nos Estados Unidos e no Canadá. Mas caso você queira trabalhar com outras empresas existem também a BLiP, Chatfuel, e diversas outras no mercado.
O último passo vai depender da plataforma escolhida, cada uma terá sua maneira específica de criação do chatbot. Algumas empresas oferecem cursos ou assistência técnica para facilitar a utilização de suas soluções, caso ache que você pode ter dificuldades, opte por essas empresas.
Porque um corretor ou imobiliária precisam de um chatbot?
Atualmente, o simples ato de realizar uma postagem nas redes sociais não garante que as pessoas que te seguem a vejam. Algoritmos determinam se seu post será entregue aos seus seguidores e também quando esse post será entregue.
Por essa razão que, hoje em dia, vemos em nossas timelines postagens feitas há poucos segundos e outras realizadas há mais de um dia, todas misturadas, sem seguir uma ordem específica.
Chatbots representam uma linha direta e privada de contato, você pode mandar uma mensagem ao seu cliente e ele receberá uma notificação naquele instante. Outras vantagens são listadas abaixo.
-Divulgação de um novo imóvel ou empreendimento
Suponha que você possui um novo imóvel em seu portfólio ou sua imobiliária agora tem alguns apartamentos novos para a venda em um grande empreendimento da cidade? Que tal configurar seu chatbot para o envio de mensagens para seus seguidores informando dessas novidades?
Uma maneira de tornar todo o processo ainda mais completo é a seguinte: envie através do chatbot uma chamada inteligente e atrativa para seu empreendimento e um link que redirecionará o cliente para uma Landing Page.
Uma vez em seu site, inicie o processo de rastreio e pontuação desse lead, a ideia é que, caso seu lead atinja uma pontuação grande o suficiente, ele estará pronto para receber o contato de um corretor. Se isso parece difícil, não se preocupe, tanto a criação de Landing Pages, quanto o rastreio e a pontuação de leads são possíveis através do ville Target de forma simples e intuitiva.
-Disponibilidade imediata
Você pode configurar seu chatbot para, por exemplo, responder às perguntas mais frequentes realizadas por seus clientes, providenciando informações como: telefones de contato, endereço, horário de funcionamento, entre outros. O melhor: seu chatbot Facebook vai conseguir atender ao seu cliente a qualquer momento, 24 horas por dia 7 dias por semana!
Uma maneira mais inteligente é cadastrar os imóveis disponíveis em seu CRM imobiliário no seu sistema de chatbot.
Assim você pode pedir que o cliente informe suas necessidades tais como tipo de imóvel, endereço ou região, tipo de negócio (compra ou aluguel) e você pode então mostrar as opções disponíveis com textos, fotos e links.
-Maior CTR que sistemas de email
De acordo com a ManyChat, a taxa de cliques em links (ou CTR) nas mensagens enviadas via chatbot Facebook é entre 4 e 10 vezes maior do que as taxas obtidas por emails. Além disso, cerca de 80% dos usuários visualizam as mensagens recebidas.
Para colocar em perspectiva, várias empresas dizem que se você consegue que seus emails marketing alcancem uma taxa de abertura de 25 a 30%, suas campanhas estão acima da média.
Os cuidados necessários na utilização de chatbots
Toda ferramenta de envio de mensagens aos clientes deve ser utilizada de forma moderada e consciente, não adianta bombardear seu cliente com milhares de mensagens diárias pois assim como email o Facebook tem seus algoritmos para detectar possíveis spams.
Além disso, se você for muito agressivo você pode fazer com que seus seguidores bloqueiem suas futuras mensagens e possam, até mesmo, deixar de acompanhar sua página.
O corretor que quer utilizar um sistema de chatbot Facebook deve, portanto, garantir que seu sistema seja inteligente e permita que várias perguntas simples sejam prontamente respondidas. Agora, caso você queira realizar uma campanha automática através desse sistema, é necessário um bom planejamento onde o produto oferecido seja interessante e a mensagem é atrativa.
Por fim, sempre que possível, utilize as métricas para ver quão bem suas campanhas estão indo e aproveite para melhorar as próximas campanhas. Se utilizado da maneira correta, o chatbot Facebook pode gerar uma quantidade significativa de leads para o corretor e a imobiliária.