Utilizar integrações imobiliárias é uma das medidas mais simples que garante um aumento significativo na produtividade do corretor. O termo integrações imobiliárias permite algumas interpretações distintas, e, para o propósito desse artigo, nós estaremos assumindo integrações imobiliárias como ferramentas de integração social e de integração de portais imobiliários.
Caso você não saiba o que cada uma dessas ferramentas faz, ou caso você queira saber como utilizar integrações imobiliárias pode permitir que você economize tempo no seu dia a dia, basta continuar a leitura deste artigo.
Integração Social
A ferramenta de integração social permite que o corretor execute postagens em várias redes sociais ao mesmo tempo. Por exemplo, suponha que você queira postar as fotos e um pequenos texto de um imóvel captado recentemente. Você planeja realizar as postagens no Facebook, Twitter, LinkedIn e WhatsApp.
Normalmente, você escolheria as fotos em uma pasta do seu computador ou a galeria do seu smartphone. Em seguida, você seguiria para uma das redes sociais citadas e realizaria a postagem. Uma vez concluído, você reiniciaria o processo: seleção de fotos, escrita do texto, publicação da postagem em cada uma das redes sociais.
Esse processo se repetiria pelo menos quatro vezes, se considerarmos apenas as redes sociais citadas. O que ferramentas de integração social permitem é a postagem de maneira muito mais simplificada e prática em redes sociais múltiplas.
O processo, utilizando uma ferramenta de integração seria bem mais simples: o corretor selecionaria as fotos através do CRM imobiliário (ou seja, não seria preciso navegar em pastas do computador). Escreveria o texto com o auxílio das informações já disponibilizadas pelo próprio CRM, e por fim, realizaria a postagem em diversas redes sociais. Tudo isso de uma vez, ou seja, não é necessário repetir todo o processo.
Integração de Portais
A ferramenta de integração de portais funciona de maneira similar. Ao invés do corretor realizar a divulgação de seus imóveis em vários portais individualmente. É possível simplesmente realizar a postagem em todos os portais desejados em uma única etapa.
A divulgação em múltiplos portais imobiliários, assim como a divulgação em múltiplas redes sociais, permite que o corretor garanta que seus imóveis recebem uma quantidade aceitável de visualizações. É quase desnecessário dizer que, para vender um produto, é necessário que seu cliente saiba que você oferece tal produto.
Mas porque utilizar ferramentas de integração?
Algumas pessoas podem se perguntar se o investimento em ferramentas de integração é justificável. A verdade é que sim, são vários os motivos. Primeiramente, o corretor é um profissional que tem diversas funções: captação de imóveis, avaliação de imóveis, visitas com clientes, negociações com e entre seus clientes, entre outras.
Possivelmente você notou que as atividades citadas acima exigem a presença de um ser humano para a realização. Em outras palavras, o corretor precisa estar no momento da visita, assim como no momento da negociação, captação e avaliação. Essas atividades vão exigir o tempo do corretor, de maneira invariável.
Existem outras atividades, no entanto, que podem ser automatizadas, por completo ou parcialmente. É o caso de boa parte da ação de marketing. Ou seja, isso envolve as postagens em redes sociais, portais imobiliários, envio de emails, entre outros. A automatização desses processos, permitem que o corretor utilize seu tempo para a realização das atividades citadas anteriormente.
Por que eu devo utilizar mais de uma rede social ou múltiplos portais?
Utilizar mais de uma rede social é essencial para garantir que seus imóveis sejam encontrados mais facilmente pelos seus clientes. Existem pessoas que priorizam e acompanham apenas o Facebook, outras já preferem o Twitter, existe também aquelas que leem todas as mensagens no WhatsApp. Enfim, publicar sua mensagem em várias redes sociais é o ideal para garantir visibilidade.
Com relação aos portais, a resposta já depende um pouco mais. Vários dos principais portais já são pagos, então publicar em mais de um certamente garante uma alta visibilidade, mas tem um custo associado. O ideal é que o corretor realize um teste em vários portais e, depois, realize um cálculo do retorno do investimento (ROI) para cada um. Assim, ele pode decidir quais portais são os melhores para sua região.
Mas, ainda não podemos esquecer dos portais gratuitos, como o Mitula, Trovit, ville Busca, Prosperati, entre outros. Publicar em todos os portais gratuitos pode ser uma ótima ideia, mas, isso apenas se você não precisar de fazer cada uma dessas publicações de maneira individual.
Mas quanto tempo eu realmente consigo ao utilizar integrações imobiliárias
A resposta dessa pergunta varia muito de pessoa para pessoa, mas vamos supor que você realize duas postagens diárias, com fotos e um pequeno texto. Essas postagens são publicadas nas redes sociais. Suponha também que você realiza uma postagem diária em cerca de quatro portais imobiliários, com imóveis que você captou.
Considerando que, no total sejam 12 postagens: duas por dia em quatro redes sociais diferentes e uma por dia em quatro portais imobiliários diferentes. Nesse caso, se você precisa de apenas cinco minutos para cada postagem, é necessário que você dedique 60 minutos do seu tempo à essas postagens, diariamente.
Isso representa uma hora do seu tempo por dia, são cinco horas por semana que você poderia utilizar realizando encontros produtivos com clientes. Claro, você ainda precisaria dedicar um tempo para realizar as postagens, mesmo ao utilizar integrações imobiliárias.
Mas, supondo que você precise agora, de apenas 15 minutos para realizar três postagens únicas: duas nas redes sociais (de maneira integrada) e uma nos portais imobiliários (também de maneira integrada). Você consegue economizar quase quatro horas por semana. É muito tempo, principalmente para profissionais que precisam de cada minuto do seu dia.
Quais softwares posso utilizar?
Existem vários softwares que realizam essas integrações disponíveis no mercado. Entre esses softwares, podemos citar o que nós disponibilizamos através da nossa plataforma, o ville Imob. A plataforma em si possui sete soluções imobiliárias totalmente integradas entre si, como CRM, ferramentas de integração, painel de administração, entre outras soluções.
No que diz respeito às nossas ferramentas integradoras, como nossa plataforma possui um CRM Imobiliário, todas as informações do imóvel que você quer publicar são facilmente encontradas pelo próprio software. Inclusive oferecemos um treinamento completo em como utilizar a nossa ferramenta de integração que você pode utilizar caso tenha alguma dúvida.
Caso tenha se interessado, sugerimos que você inicie um teste grátis da nossa plataforma, assim você consegue, em 15 dias ver, na prática o quanto nossa plataforma pode auxiliar nas suas tarefas diárias.