Você, corretor de imóveis, que está lendo esse post, já pensou em criar o seu blog e produzir seus próprios conteúdos? Muitos profissionais investem tempo e dinheiro na construção de um blog profissional para se diferenciarem no mercado.
No entanto, boa parte simplesmente não sabe o que postar e acaba abandonando a ferramenta em pouco tempo. Isso porque um blog sem conteúdo relevante e periodicidade não tem como dar certo mesmo. Não queremos de jeito nenhum fazer você desistir de ter um blog para corretor de imóveis, pelo contrário, queremos mostrar quais passos você deve seguir para que a ferramenta seja uma grande aliada do seu trabalho.
Então, vamos lá! Veja, abaixo, um passo a passo para você criar e cuidar de um blog para corretor de imóveis:
Plataformas
Você não precisa desembolsar rios de dinheiro para criar um blog profissional. Existem plataformas totalmente gratuitas, sendo Blogger e WordPress as mais conhecidas.
Se você não tem muito conhecimento de internet, não se preocupe. As duas plataformas são bem intuitivas e fáceis de mexerem. E o que não faltam na internet são dicas e tutorias ensinando a criar blogs.
O que publicar?
Antes de falarmos sobre o que você pode publicar, vamos começar apontando para o que você não deve postar. Tenha em mente que um blog não é um “outdoor” virtual para você lotar de propaganda dos seus imóveis. Para isso, existem os portais imobiliários.
Um blog profissional de um corretor de imóveis serve para tirar dúvidas de potenciais clientes e mostrar que você é uma referência no mercado. Por isso, é fundamental que você conheça o seu público-alvo.
Sabendo o perfil das pessoas que você quer atingir, fica mais fácil desenvolver conteúdo relevante para elas. Você pode usar a sua experiência no mercado e dar dicas para corretores iniciantes, por exemplo. Pode, também, escrever sobre os benefícios de adquirir determinado tipo de imóvel e por aí vai.
Dentro desse planejamento, você também não pode esquecer de se planejar para postar com periodicidade. Deixar muito tempo sem atualizar o blog vai desestimular seu público de visitá-lo.
Interaja com seu público
Ao criar conteúdo relevante para o seu público, é natural que comecem a surgir elogios, dúvidas e críticas nos comentários. Aqui, você precisa reservar um tempo para responder a todos os comentários, mesmo aqueles negativos. Lembre-se, um blog jamais deve ser uma via de mão única. Permita que o seu público interaja com você!
Mensure os resultados
O Google oferece uma ferramenta gratuita para mensurar e analisar todos os indicadores do seu blog, desde a origem da visita e o número de visitantes até o post mais visualizado.
Com os dados em mãos, você começa a descobrir o que, de fato, funciona e o que não funciona no seu blog. Aí, fica mais fácil criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Vale lembrar que os resultados não aparecem do dia para a noite. Um blog requer tempo e (muita) dedicação para que comece a colher bons frutos!
Aproveite as dicas! Sucesso e Boas Vendas.