A tecnologia no mercado imobiliário vem mudando expressivamente o comportamento do consumidor e o atendimento dos corretores. Uma vez que, com avanços tecnológicos, como os projetos de buscas passaram a existir de maneira mais seletiva e crítica, a partir dos mecanismos de buscas disponíveis virtualmente, por exemplo.
Desse modo, é muito importante estar sempre como inovações do mercado, um fim de continuar a fazer negócios com todos os clientes potenciais. Destacando a sua imobiliária da melhor maneira possível.
Sendo assim, conhecer possibilidades de mercado para uma melhor relação comercial, apresentar alternativas mais condizentes com uma realidade tecnológica atual. Acompanhe o nosso artigo para saber mais sobre este assunto:
Tecnologia no mercado imobiliário – inovações que aparecem para ficar
Para o ajudar neste ponto, elabore uma guia com todas as tendências de tecnologia no mercado imobiliário.
1. Tour 360 graus
De maneira geral, o primeiro contato que o cliente tem com a propriedade é a partir da pesquisa online. Portanto, é uma boa apresentação do essencial para despertar o desejo de compra.
E para promover o melhor resultado possível para o usuário, nada melhor do que as imagens em 360 graus. Assim, além do material em alta resolução, você também pode disponibilizar um “mini tour” em nenhum assunto, completando toda a sua extensão.
Dessa forma, o usuário comprador passa a ter mais subsídios para sua tomada de decisão. Afinal, uma aquisição de um imóvel pode estar atrelada a um dos maiores valores na vida de uma pessoa, sendo este um bem com imenso valor agregado.
E por essa razão uma pesquisa de objetos é cada vez mais crítica e seletiva.
Portanto, quando o cliente tem a possibilidade de ter um serviço amplo e de fácil acesso a este imóvel, o mesmo acontece com o usuário. O interesse será despertado muito mais fácil que os casos onde há uma pequena descrição com algumas imagens do imóvel.
A escolha de um arquivo parte de um ensino quase que totalmente visual. E como ter uma experiência visual satisfatória sem imagens interessantes para explorar?
2. Realidade Virtual
Ainda tratando de imagens, podemos elencar uma realidade virtual como uma tecnologia sem maior importância na atualidade. Para ilustrar este assunto, imagine uma situação a seguir:
O seu cliente está com uma agenda bem apertada, mas a adoração tem várias possibilidades de imóveis.
Como você agiria neste caso? Como poderia apresentar todas as opções a ele, de um modo otimizado e proveitoso? Pois é!
This caso a tecnologia pode ser muito por você e pelo seu cliente. A realidade virtual é uma maneira de apresentar todos os detalhes de uma propriedade, sem que você e seu cliente precisem visitar um por, pessoalmente.
Assim, o tempo que você faz para apresentar 3 imóveis em uma manhã, é necessário usar para explorar 10, a partir da realidade virtual. O seu cliente aproveitou mais o tempo disponível e conseguiu uma visão mais ampla de todas as alternativas disponíveis a ele.
Além disso, uma tecnologia eo atendimento diferenciado, partindo do uso da realidade virtual, agregam ainda mais valor a sua marca. Gerando certo “encantamento” por parte do cliente. Aumentando expressivamente como chances de seivarivar uma venda qualificada.
3. Telas interativas
O que é hoje? O touchscreen tem feito parte da vida das pessoas. Os smartphones não nos deixam mentir! As telas interativas já são realidade em muitos segmentos do mercado, uma vez que esta interação faz parte do dia dos usuários de tecnologias.
Mas, você sabia que elas são possíveis opções de telas interativas que cativam seu cliente, no setor imobiliário? Pois é! Ainda maior versatilidade deste tipo de dispositivo, você pode aumentar expressivamente o poder de persuasão.
A partir das telas interativas o seu projeto assistencial pode ser acessado através de uma ficha completa. Além disso, é uma alternativa para apresentar como imagens em 360 graus, por exemplo.
E, a vantagens da tela interativa não param por aqui: É possível apresentar o mapa da região de cada imóvel. Assim o prospecto poderá ter uma visão ampla da sua aquisição, conhecendo a vizinhança do imóvel e podendo saber mais sobre o lazer, a saúde e a educação do bairro em questão.
Outra vantagem atrelada a este tipo de interação é com relação à agilidade do processo e o aumento do poder de persuasão. O cliente pode visualizar um grande número de imóveis, e assim, o corretor tem mais chances de apontar os benefícios de cada um dele.
A partir deste engajamento com tela de cliente passa a sentir-se mais “imergido” no processo de venda. Logo, ele se sentindo mais e a vontade para uma tomada de decisão de compra mais rápida e concisa.
Por fim, as telas interativas ainda aumentam expressivamente a credibilidade da sua imobiliária. Afinal, apostar em tecnologia no mercado é sempre uma maneira interessante de agregar valor ao seu negócio.
4. Drones para captação de imagens
As drones são as tecnologias em alta do mercado, e são responsáveis pela captação de imagens em altíssima resolução. Assim, a tecnologia apostar no mercado imobiliário tem uma visão mais ampla do empreendimento que o seu prospecto está interessado.
De maneira diferente, durante o processo de venda o cliente tem uma visão de diferentes temas, que não são opções através de fotos e pratos. Gerando mais proximidade com o prospecto, já que o mesmo tem uma possibilidade de conhecer os pontos que o computador não é capaz de se apresentar.
A partir disso é possível aumentar a afinidade do cliente em relação ao imóvel que é interessante. Logo, automaticamente como uma possibilidade de converter o papel de parede em uma venda efetiva, aumentam.
5. QR Code nas placas dos imóveis
O código QR, que em inglês quer dizer Quick Response e na tradução literal significa “resposta rápida”, trata-se de um tipo de código de barras bidimensional. O código é facilmente escaneado em praticamente todos os aparelhos que são equipados com uma câmera.
Investir no QR Code para as Cartas de Imóveis é uma extensão maior do prospecto com as informações do empreendimento em questão. Por exemplo: se um cliente passa em frente a um imóvel, e o mesmo se interessa por ele, ele quer mais informações.
Porém, o ato de abrir o navegador do celular para pesquisar a propriedade no local da imobiliária pode ser um pouco demorado. Dessa forma, o QR Code vem como uma alternativa que o ajudará mais rapidamente, gerando um maior engajamento.
Você pode usar o seu computador e abrir o aplicativo de leitor de QR Code. A partir daí, o código será escaneado e redirecionará o cliente para uma página de informações do imóvel. Você pode saber os valores, bem como todos os detalhes do empreendimento.
Dessa forma, uma chance de entrar em contato com uma imobiliária é muito maior. Uma vez que o esforço para fazer as informações sobre o imóvel é muito menor do que “parar” o que está fazendo para pesquisar no site.
Vale ressaltar ainda mais que é feito um código de QR Code abrirá no celular do cliente. Gerando ainda mais agilidade. Sendo este fator crucial para o cliente, o mais rápido, mais rápido, mais rápido e impasses que façam desistir da compra, por exemplo.
6. Hotsites específicos
Os hotsites também são uma grande maneira de engajar o cliente com a propriedade do interesse do mesmo. Uma vez que este site é apresentado todos os detalhes sobre uma propriedade, de forma exclusiva, respondendo a todas as perguntas do cliente.
Isto é, um hotsite está equipado com todas as tecnologias do mercado imobiliário. Assim, o prospecto pode acessar fotos, vídeos capturados por drones, imagens em 360 graus, etc.
Além disso, poderá ter acesso a uma descrição altamente detalhada. Desse modo, como chances de conversor de mero interesse em uma venda em mente aumentam.
Outro ponto interessante que pode ser usado para o seu negócio de desbloqueio a partir de um QR Code. Você pode criar uma página única para cada empreendimento em questão e assim gerar um código para cada.
Logo, toda vez que o cliente escanear o código do empreendimento, terá acesso ao copilado com todas as informações do empreendimento.
Vale ressaltarmos que o modelo geral de hotsite é que o mesmo trata-se de um site temporário. Ou seja, costumeiramente ele é usado para divulgar uma campanha ou uma ação importante.
No caso dos imóveis, ele apresenta os detalhes de um empreendimento, de modo temporário. Quando uma venda ou uma locação para a efetivada, o site pode ser desativado, sem grandes esforços.
7. Assinatura eletrônica de contratos
Você já parou para fazer a assinatura de um contrato de imóvel? As idas e vindas do documento, sendo assinado por todas as partes, devem ser feitas de forma a autenticar o contrato, em outros processos. Afinal, todos estes passos podem exigir bastante dedicação e paciência.
E se te disséssemos que todos os pontos possam ser transformados em um processo digital super simples? Pois é! Não há necessidade real de uso de caneta, de fato, para o fechamento efetivo de contratos.
Mas sim, você pode apostar na assinatura para exatamente o mesmo êxito. Bastará você fazer o login em uma plataforma específica para obter este tipo de assinatura, e em seguida será necessário o arquivo. Você deverá sinalizar onde cada pessoa deverá assim, e assim, aguardar a conclusão do processo.
A partir de um certo número de software já entregador para todos os processos, por e-mail, o documento que precisa ser assinado. E assim, cada pessoa abre o documento com o mesmo software, e finalizarão o processo.
Isso mesmo! Sem grandes burocracias ou passos de idas e vindas para efetuar uma venda ou locação do imóvel. Porque uma corrida, o mercado precisa estar ao lado do aceleramento de processos. Para assim, gerar mais vendas e mais satisfação para o cliente.
E, para além da agilidade, pode ser um mercado que está envolvida com este tipo de tecnologia. Afinal, não é obrigatório mais de imprimir em papel, motoboy para entregar uma papelada de um lado para outro, etc.
E, para além disso, a economia ainda maior será do tempo. E todo mundo sabe o tempo é valioso nos dias atuais.
8. Inteligência artificial para acelerar o atendimento
Por fim, outra tecnologia no mercado imobiliário que cresce a cada dia é um meio de interação artificial para acelerar o atendimento. Qual é a causa da reflexão sobre uma situação seguinte:
O seu cliente entrou no seu site, a partir de todas as tecnologias que você investiu. Ele encontrou o QR Code, e foi redirecionado para o hotsite do empreendimento.
Lá ele alcançou imagens e vídeos em altíssima qualidade, além de poder ter uma visão em 360 graus de empreendimento. Ainda acompanhado pelo mapa do bairro, conhecendo todos os pontos importantes sobre o imóvel.
Porém, em algum momento ele pode ter alguma dúvida sobre um detalhe na descrição. Mas, ele não tem tempo para ligar para uma imobiliária. O que ele faz? Bem, se houver o atendimento inteligente via chat, diretamente no site, ele já entrará em contato. Em contrapartida, não é possível esta possibilidade, pode ser que ele peça para mais tarde.
Ao sair para mais tarde, ele passa por algumas pesquisas e perguntas na própria mente. E assim, como chances de desistir da compra são imensas.
Portanto, apostar na inteligência artificial, como chats que proporcionam um atendimento imediato, é uma solução muito pertinente à atualidade. Esta tecnologia no mercado imobiliário gera otimização do tempo, aumento na chance de efetivar uma venda, interação de qualidade com o cliente, entre outras vantagens.
Dessa forma, você pode apostar neste recurso para ter um atendimento ainda mais próximo e efetivo com o seu cliente. Gerando mais valor ao seu negócio e fortalecendo o relacionamento para com o seu prospecto.
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Escrito por:
Camila da Silva