A criação de artigos que serão divulgados em sites para vender imóveis são um tema recorrente aqui neste blog. Fazemos isso porque sabemos que uma das melhores maneiras de se destacar é através da criação de conteúdo. Um conteúdo de qualidade ajuda você pessoalmente, que se destaca como uma autoridade no assunto. Além de ajudar seu site a ter um tráfego mais intenso graças ao SEO.
Mas uma pergunta interessante é, como deve ser os artigos e textos que são escritos nos sites para vender imóveis. Estes artigos devem ser voltados para o foco do site? Ou podem ser sobre temas diversos, sem nenhuma relação aparente com o mercado imobiliário? E sobre o tamanho do artigo, uma resenha de 250 a 400 palavras são suficientes ou é melhor investir em 10.000 palavras?
Se você tem este tipo de dúvida, então siga lendo este artigo, pois aqui nós iremos tratar exatamente deste tipo de assunto.
Quais são os temas ideais?
Ao definir temas de artigos a serem escritos em sites para vender imóveis, é importante pensar em temas sempre relacionados ao mercado imobiliário. Escrever sobre temas sem nenhuma relação com o mercado imobiliário pode não ser uma boa ideia.
Veja bem, se o objetivo do site é a venda de um imóvel, então você quer atrair pessoas interessadas em comprar imóveis. Por este motivo, escrever sobre temas que não vão atrair seu público alvo não é interessante.
Adicionalmente, é sempre válido verificar se o tema que você quer utilizar é algo popular. Ferramentas como o ubersuggest podem ajudar a determinar a quantidade de pessoas que buscam por determinados tópicos a cada mês. O que, naturalmente, permite que você avalie a popularidade dos temas.
Por fim, sempre considere a qualidade do conteúdo a ser produzido. Não escreva nada sem ter certeza que a informação está correta. Tente escrever sobre assuntos que você possui domínio e sempre pesquise em caso de dúvidas. Adicione estatísticas e dados numéricos quando julgar interessante, mas sempre cite a fonte desses dados, isto ajudará a dar credibilidade ao artigo e ao blog.
Com tudo isso em mente, podemos estabelecer uma série de pontos que devemos considerar ao definir temas.
- Escreva sobre algo relacionado ao mercado imobiliário;
- Defina temas populares que ajudaram na atração do seu público alvo;
- Dê preferência à temas que você domina.
Preveja o futuro e utilize temas que estarão “em alta”
Brincadeiras a parte, como você verá não é necessário prever o futuro. Apenas fique atento à notícias que são de interesse dos seus clientes e leads. Ao sair qualquer tipo de novidade impactante, escreva um artigo sobre o tema. É praticamente garantido que haverá uma grande taxa de busca sobre o tópico nas semanas seguintes.
Por exemplo, se o governo acabou de lançar novas regras quanto ao financiamento, é interessante escrever sobre as mudanças. Existirá um pico de pesquisas quanto ao tema o que pode ajudar a aumentar o alcance do seu site.
Veja este pico de buscas acontecendo na figura acima. A CAIXA havia avisado sobre a redução das taxas de juros no dia 14 de setembro, a redução teria início no dia 24. Note como o pico não ocorreu no dia do anúncio (14) ou no dia seguinte, mas sim no dia 24. Isso significa que blogueiros que queriam se aproveitar deste fato tiveram 10 dias para escrever sobre o tema e publicar um artigo.
Quanto ao artigo em si, você pode escrever algo como: “as novas regras do financiamento e os impactos no mercado imobiliário” ou “este é o melhor momento para se comprar um imóvel?”. Em outras palavras, divulgue a notícia mas também explique-a, ou seja, mostre realmente o que está mudando e como isso pode ajudar (ou prejudicar) algumas pessoas. Mas tente sempre ser positivo sobre as mudanças (ajudará a aumentar as vendas).
Não funciona apenas para o setor financeiro
O setor financeiro é o que muda com mais frequência, é verdade. Mas ele não é o único que esta estratégia funciona. Houve um evento similar nos meses de junho e julho, quando uma lei sobre venda de imóveis na planta estava sendo discutida. Como consequência o número de pesquisas sobre o tema subiu consideravelmente.
Devo utilizar esta estratégia sempre?
Calma, nem sempre haverão mudanças significativas o suficiente. Escrever sobre mudanças constantemente tornará a seção de artigos em seu site para vendas em uma seção de notícias. Não que seja algo ruim, mas a construção de uma seção mais versátil, onde você pode divulgar notícias, dicas, curiosidades e outros assuntos é mais interessante.
Você pode, por exemplo, divulgar dicas de decoração, detalhes sobre os passos durante a compra de um imóvel, dicas sobre a região, e por aí vai. Existem diversos tópicos que podem ser abordados que não terão uma dependência tão grande de grandes notícias.
A dica que permanece é saber se o tema é popular, por isso, ferramentas como o ubersuggest são interessantes. Mas também observe as estatísticas de acesso no seu próprio site. Se você percebe que os artigos sobre o processo de compra de um imóvel estão tendo sucesso, continue escrevendo sobre os mesmos.
O tamanho ideal dos artigos em sites para venda de casas
Se seu objetivo é simplesmente obter um bom ranqueamento no Google um artigo de 2000 palavras, aproximadamente, é o ideal. Mas, você não precisa seguir essa regra para todos artigos e textos.
Uma dica interessante é escrever artigos mais curtos diariamente e escrever 1 ou 2 artigos mais longos por semana. Um corretor é um profissional muito atarefado, e, se você não consegue escrever vários artigos por semana, então foque somente nos artigos mais longos. Ou, se for possível, você pode contratar alguém para escrever estes artigos, um profissional fixo ou freelancer.
Mas, como adicionar este espaço no meu site imobiliário?
Isso vai depender. Se seu site não possui uma seção específica para este tipo de conteúdo, você terá de contatar o profissional que o criou para fazer a adição. Aqui no ville Imob, nós temos diversos modelos de sites para vender imóveis e todos possuem uma seção para divulgação de notícias e artigos.
Além disso, a plataforma é composta por várias outras ferramentas essenciais em uma imobiliária moderna. Essas ferramentas incluem o CRM Imobiliário, ferramentas de integração social e de portais, software de gestão, entre outras. Além disso, pode ficar tranquilo que seu site rodará em computadores e smartphones tranquilamente, pois todos os templates possuem uma versão mobile.
Quer saber como tudo funciona na prática? Faça já um teste grátis de 15 dias.