Segundo levantamento do Google, 71% dos usuários começam a busca por um imóvel na rede e consideram ao menos cinco imobiliárias antes de fechar negócio. Nesse sentido, quem tem um site imobiliário perfeito sai em vantagem.
Enfim, não dá mais para negar que internet se transformou na principal vitrine para quem quer fazer negócios, inclusive para quem trabalha com a venda de imóveis. Por mais que a maioria das pesquisas aconteçam em portais, como o VivaReal, manter um site imobiliário atualizado é fundamental para corretores e donos de imobiliárias.
São neles que os interessados em comprar um imóvel vão buscar mais informações a respeito do seu trabalho. Então, se não tiver um site imobiliário completo, provavelmente eles não vão pensar duas vezes antes buscar outro profissional para fazer a intermediação.
O que precisa ter em um site imobiliário perfeito
Entende-se por um site imobiliário perfeito aquele que proporciona uma ótima experiência aos visitantes. Basicamente, eles precisam encontrar o que desejam em poucos cliques. Veja como criar um:
Aparência harmônica e conteúdo legível
Na hora de criar seu site, pense no estilo da persona da sua imobiliária para desenvolver uma página harmônica, com elementos coesos e que se não destoem. Evite causar estranheza com uma aparência pouco convidativa ou que não tenha nada a ver com seu negócio no ramo imobiliário.
Preocupe-se também em tornar o conteúdo do site legível e confortável para a vista do usuário. Escolhas que fujam do padrão de fundo claro com fontes escuras, dando lugar a letras com cores berrantes ou sobreposições, podem ser arriscadas. Evite!
Navegação positiva do usuário
O cliente não pode perder tempo tentando encontrar dados dos imóveis no seu site, se não ele desiste e tenta a sorte na concorrência. Por isso, o usuário precisa ter uma boa experiência de navegação.
Portanto, procure oferecer as informações mais importantes de forma clara e rápida, para que possam ser facilmente encontradas sempre que o cliente quiser. Aqui, uma função de busca dentro do seu site ajuda bastante para que os visitantes tenham uma navegação positiva.
Em se tratando da compra de um imóvel, que exige muitos detalhes a serem considerados, toda facilidade conta ponto para atrair o cliente. Então, nessa questão, pense sempre em um site prático, intuitivo e fácil de navegar.
Adote as boas práticas de SEO
De todas as dicas, essa está entre as mais técnicas. Mas ela não pode faltar. Adotar o SEO para corretor de imóveis otimiza o seu site a ponto de ele aparecer nos primeiros resultados de busca do Google.
Agora, você deve estar se perguntando como isso funciona? Bom, é através do uso de determinadas palavras-chave no mercado imobiliário que são utilizadas nas pesquisas. Você fica sabendo quais são essas palavras a partir do momento que você conhece bem seu público e seu ramo.
Afinal de contas, o Google tem como objetivo oferecer os melhores sites para os usuários, isto é, aqueles que resolvam os problemas deles.
Imagens de qualidade
Uma imagem vale por mil palavras, certo? No mercado imobiliário, essa máxima faz ainda mais sentido. As fotos dos imóveis podem ser decisivas para um visitante querer (ou não) agendar uma visita.
E você pode tirar fotos profissionais dos imóvel com seu smartphone. Você só precisa se preocupar com a iluminação do ambiente e com o enquadramento. Por garantia, tire o máximo de fotos que puder. Aí, você tem mais opções para escolher as melhores.
Site adaptável para mobile
E não dá para falar de um site imobiliário perfeito sem falar que ele precisa se adaptar a todos os tamanhos de tela. Em outras palavras, a experiência do usuário deve ser a mesma quando ele acessar o site em computadores ou por tablets e smartphones.
De acordo com o IBGE, 95% dos usuários de internet acessam a rede pelo celular. Por isso, ter um site com versão mobile deve ser prioridade número zero. Aliás, isso ganha pontos positivos de SEO.
Como criar um site imobiliário perfeito?
Engana-se muito quem pensa que criar um site imobiliário exige conhecimento avançado em programação. Aliás, você pode fazer um agora mesmo.
Existem plataformas imobiliárias que oferecem modelos prontos. São vários templates de sites ville Imob para você escolher o que melhor atende às suas necessidades.
Independentemente de qual template você escolher, o seu site já vem com uma versão mobile para proporcionar uma ótima experiência aos usuários móveis. Quer mais? Pois bem, você pode ter uma área para captar leads. Para completar, você pode integrar um sistema de chat online. Assim, você consegue tirar as dúvidas dos visitantes praticamente de forma instantânea.
Gostou? Então, faça um teste grátis no ville Imob e veja como a plataforma pode impulsionar seus negócios.
Sucesso!