Imagine a seguinte situação: um corretor de imóveis decide modernizar e melhorar o serviço que ele presta. Existem várias etapas e tarefas que deverão ser executadas. E, uma delas consiste na construção de um site imobiliário. Como o corretor não domina o ramo de programação ele contrata um amigo e pede que ele faça o site.
Após algumas semanas o site está pronto. Mas, após cerca de um ano o corretor se pergunta: “porque será que o site de minha imobiliária não está vendendo?”.
A pergunta é relevante, afinal de contas o site parece ser interessante. Com diversas cores, imagens em altíssima qualidade (chegam até a deixar o site lento). Vídeos tocam automaticamente quando o cliente entra no site para dar um tom futurístico. E, não tem versão mobile, mas o amigo afirmou que isto não era necessário para um site de imóveis.
Bom, a verdade é que existe uma série de erros possíveis. E se você está se fazendo a mesma pergunta, então não deixe de ler este artigo. Hoje exploraremos os diversos motivos que podem estar prejudicando, e muito, o seu site imobiliário.
Um outro ponto muito importante é sobre a integração do seu site com portais imobilário e redes sociais. Por isso, criamos esse video especial para você.
1. Design do site
Existem vários detalhes que devem ser levados em conta no momento da escolha do design do seu site imobiliário. Mas uma coisa deve ser sempre bem clara: o site deve ser atraente, porém leve. Em outras palavras, não adianta colocar imagens de 20 Mb que tornarão o seu site incrivelmente lento.
Da mesma forma, é essencial utilizar elementos gráficos que tornem o site único e moderno. No entanto, é importante evitar exagerar no número de detalhes visto que eles podem ser um dos maiores responsáveis por lentidões no carregamento.
Vídeos que tocam de maneira automática, por exemplo, podem ser os maiores vilões em computadores mais antigos. Mesmo que a internet seja capaz de rodar os vídeos na em alta qualidade. Ou seja, nossa dica é: evite exageros. Busque um design marcante e profissional porém preze pela simplicidade e clareza na apresentação das informações.
Aliás, este deve ser seu foco principal. Não tente reinventar a roda quando o assunto for a apresentação de imóveis. Note que vários sites e portais imobiliários tem um design similar de apresentação de imóveis e disposição de fotos, preços, descrições e outras informações. Não é preciso copiar, mas certamente tentar mudar tudo só tornará seu site mais confuso.
Aqui no ville Imob, por exemplo, nós temos várias templates de sites para que nossos clientes possam escolher. No entanto, todas os designs tem como parâmetro de projeto elegância, profissionalismo e simplicidade.
2. Otimização para motores de busca
Um dos motivos pelos quais seu site imobiliário pode não estar vendendo é bem simples: talvez ele não pode ser encontrado! Embora você faça o seu melhor para expor o site em cartões de visitas, emails profissionais e anúncios. Lembre-se que a maioria das pessoas ainda recorrem ao bom e velho Google na hora de comprar o novo imóvel.
Isso significa que embora a divulgação do seu site seja essencial, tornar o mesmo otimizado para motores de busca é igualmente importante. Esta é uma das melhores maneiras de conseguir tráfego de pessoas que nunca entraram em contato com você, suas páginas das redes sociais ou algum anúncio seu anteriormente. Ou seja, assim você consegue ampliar seu alcance.
Se você quer saber agora, como otimizar seu site, bom, para isso nós temos um artigo inteiro sobre o tema. No entanto, é sempre válido algumas dicas. Basicamente, opte sempre por um site que carregue rapidamente. Além disso, trabalhe com marketing de conteúdo e um blog. Isso pode ser uma das melhores maneiras de adicionar conteúdo otimizado para SEO.
Existem outros detalhes importantes e, se você procura uma solução já pronta, nós construímos nossos sites imobiliários utilizando as melhores práticas SEO conhecidas. Ou seja, quem opta por um site do ville Imob terá mais chance de ser encontrado pelo Google, Bing e outros motores de busca.
3. Versão Mobile
Um dos parâmetros mais importantes para ter um site de sucesso é ter uma versão adaptada para dispositivos móveis. Ou seja, alguém te informou que as pessoas não utilizam o smartphone para pesquisar por imóveis? Uma dica: esta pessoa está redondamente enganada. A cada dia, mais e mais pessoas preferem utilizar o smartphone para acessar a internet.
E isso faz sentido: para fazer uma pesquisa no smartphone você só precisa tirar o mesmo do bolso e fazer uma pesquisa rápida. Por outro lado, utilizar um computador pode exigir que você, primeiramente, ligue o mesmo. Alguns computadores modernos tem SSD’s que permitem que o mesmo ligue rapidamente. No entanto, vários computadores ainda utilizam HDD’s e os donos precisam esperar um bom tempo até que os mesmos estejam prontos para uso.
Além disso, é necessário sentar-se em um local específico e, na maioria dos casos, é preciso parar o que você está fazendo. Logo, fica claro que é melhor pesquisar no smartphone e, ao encontrar alguns sites ou imóveis interessantes, o cliente vai até o computador para avaliar estas opções com mais calma.
De qualquer forma, podemos afirmar que é comum que a pesquisa, pelo menos, comece no smartphone. E se alguém não consegue ler os textos no seu site ou clicar em setas e botões no seu site. Então é certo que esta pessoa irá para o próximo site onde ela pode vir a encontrar um bom imóvel, sem saber que você tinha uma opção melhor ainda.
Simplifique sua vida
A plataforma do ville Imob foi feita exclusivamente para corretores que querem se modernizar. A nossa proposta é tornar as suas atividades diárias mais simples para que você possa focar no que realmente importa: o seu cliente e a interação humana com o mesmo.
Dentre os diversos serviços inclusos na plataforma, nós temos o site imobiliário. São várias templates com diversas opções de cores. Assim o corretor sempre consegue encontrar um site ideal que se alinha com a sua imobiliária e a identidade visual da mesma.
Todos os nossos sites possuem versões mobile ou são responsivos, além de serem otimizados para SEO. Se quiser, você pode fazer um teste grátis da plataforma por quinze dias para que você veja como o mesmo funciona. Por hoje é só, boa sorte e bons negócios.