Você sabe o que é o SEO para imobiliária? Se não sabe, está no lugar certo. Vamos te ajudar a entender como esta poderosa técnica pode ajudar no desenvolvimento do seu projeto e, consequentemente, vender mais. É claro que este é um assunto técnico e que alguns termos podem soar estranhos. Entretanto, é muito simples de entender. Tudo que precisa fazer é atentar-se aos critérios explicados abaixo, para assim, assimilar tudo. Acompanhe.
SEO para Imobiliária
Seja se você está iniciando agora ou se você já tem mais experiência no ambiente online de negócios, falar sobre técnicas é tão importante quanto falar de estratégias. Assim sendo, se você tem um site imobiliário e precisa que ele apareça cada vez mais nas pesquisas online, saiba que isto não acontecerá da noite para o dia e muito menos de forma automática. Muito pelo contrário. Você precisará colocar muitos esforços neste trabalho.
O SEO para imobiliária é uma das formas mais práticas de atingir cada vez mais pessoas. Imagine o seu site aparecendo para milhares de pessoas todos os dias. E o melhor: pessoas interessadas no seu assunto, não somente pessoas aleatórias. Sim, isto é possível, desde que você aplique o conhecimento que irá adquirir ao longo deste artigo.
Como mencionamos anteriormente: este não é um trabalho rápido. O SEO é muito mais um processo contínuo de otimizações e melhorias, do que uma receita com ingredientes contados. Por isso, leve em consideração que este assunto precisa ser estudado sempre, pois os buscadores poderão mudar do dia para a noite e o que funcionava antes pode não funcionar mais hoje.
Vamos lá?
O que é SEO? Entenda de uma vez por todas
Para começarmos a discutir este assunto, é preciso entender o que é SEO. Talvez você já tenha lido e ouvido em uma série de lugares a respeito desta palavra de só três letras, mas com uma importância enorme para qualquer projeto decolar na internet. O SEO nada mais é do que a otimização do seu conteúdo para os motores de busca. Search Engine Optimization (SEO), trata de critérios para que os buscadores indexem e façam o ranking do seu site.
Funciona assim: você publica um site imobiliário e um conteúdo neste site. A partir deste momento, o Google ou outro buscador (como o Bing), irá começar a fazer uma varredura na internet a procura de sites e conteúdos novos. Quando eles encontram algo novo, eles irão analisar do que se trata e colocarão este conteúdo no índex (uma espécie de arquivamento online) deles.
Desta forma, a partir do momento que alguém busca por um termo no Google que está diretamente relacionado ao seu site ou conteúdo, o Google lembrará que indexou este assunto há algum tempo atrás. E, automaticamente, ele mostrará o que está arquivado no índex dele. Ou seja, os resultados de busca começam a aparecer e o seu site pode aparecer também.
Vamos para um exemplo prático: se você tiver um site imobiliário e produz um conteúdo falando sobre quais documentos são necessários para alugar um apartamento, a partir do momento que alguém buscar no Google algo relacionado a este assunto, você poderá aparecer. Mas, o que fará o seu conteúdo aparecer? Exatamente, o SEO bem feito. Mas, como fazer um bom SEO para imobiliária? Vamos entender logo abaixo.
SEO on-page
Agora que já entendemos o real significado e função prática do SEO em um site ou conteúdo na internet, é hora de especificar um pouco mais. Como de fato você pode utilizar as técnicas certas de SEO para que seu site apareça nas primeiras posições do Google? Bom, não há receita e nem garantias. Você nunca poderá saber se o Google ranqueará seu conteúdo em primeiro, segundo ou décimo. Entretanto, o que você pode fazer é garantir que ele seja bem visto pelo buscador. Ou seja, bem otimizado.
O primeiro passo para isso, é fazer o SEO on-page do seu site ou blog. Esta técnica trata das formas mais básicas de reproduzir boas estratégias de otimização dentro do seu site e dentro de seus artigos e conteúdos publicados. Não existe um checklist pré-definido, pois para fazer esta otimização você precisará ter uma visão ampla do assunto.
Entretanto, algumas dicas que você pode colocar em prática a partir de agora são as seguintes:
- Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu assunto;
- Tenha apenas um título H1 em suas publicações;
- Trabalhe o texto ou o conteúdo com imagens, listas e subtítulos (H2, H3, H4);
- Destaque as partes importantes do seu conteúdo. De preferência, a palavra-chave principal do assunto conteúdo;
- Faça links internos no seu conteúdo, apontando para outras páginas do seu site imobiliário
- Nunca faça plágio. Ou seja, copiar e colar algum conteúdo. Isto é extremamente maléfico para sua reputação no Google;
SEO off-page
Entendido a questão do SEO on-page, é hora de irmos para as questões do SEO off-page. Como o primeiro tópico trata-se da otimização feita dentro das páginas do seu site, automaticamente, este tópico trata das otimizações que você deve fazer fora do seu site. Neste caso, não iremos fazer nenhum ajuste diretamente dentro do nosso site. Porém, iremos elaborar estratégias para nos posicionar em outros lugares também.
O SEO off-page é tudo aquilo que é otimizado além da página do seu conteúdo. Por exemplo, você deverá conquistar links externos. Eles são fundamentais para que o seu site comece a rodar pela internet. Um link externo nada mais é do que um link que o seu site recebe a partir de outro site. Ou seja, uma referência direta. Trataremos deste assunto mais a frente.
Outro ponto importante a ser considerado no SEO off-page, é a questão do posicionamento em redes sociais e outras plataformas. A partir do momento que o Google entender que o seu site também tem relevância em locais como o Facebook ou outro local, ele automaticamente entenderá que seu conteúdo é importante. Por isso, trate de cuidar muito bem do seu portal também em locais externos.
A importância de fazer uma boa estratégia de SEO
A primeira parte sobre SEO para imobiliárias é basicamente esta descrita acima. Você entendeu do que se trata esta técnica e o que fazer tanto no seu site quanto fora dele para que os buscadores deem relevância para o seu conteúdo. Agora, vamos entender o quanto uma boa estratégia de SEO é importante para que você se posicione cada vez mais consciente e consistente na internet.
Hoje em dia, ter um site não é mais uma dificuldade extrema. Há diversas plataformas automatizadas de sites imobiliários que você pode utilizar para se posicionar e competir com a concorrência. Entretanto, somente criar o site já não é mais suficiente. É preciso fazer uma série de outras ações relacionadas a manutenção e otimização de tudo que está disponível online para o usuário. Veja como você pode elaborar, então, uma boa estratégia de SEO.
Explore o nicho imobiliário
A internet é sobre conteúdo. Os buscadores darão prioridade máxima para quem produz conteúdo de qualidade e de relevância. Seja através de um site, blog ou rede social. Entendido isso, você precisará elaborar formas de construir este conteúdo de forma criativa, educativa e, acima de tudo, de qualidade. Por isso, a primeira dica para elaborar um bom plano de SEO para imobiliária é: explore o seu nicho.
Mas, como assim explorar o nicho? Pense da seguinte forma: o que as pessoas estão procurando a respeito do seu ramo de atuação? Ou seja, como você pode ajudar pessoas a resolverem um problema relacionado a imobiliária? O exemplo citado anteriormente serve neste caso. Você pode ajudar as pessoas com os documentos básicos para efetuar um aluguel. Ou, pode listar os requisitos para fazer um financiamento bancário. Enfim, as possibilidades são muitas.
O que você precisa ter em mente é basicamente o comportamento do usuário: que tipo de ajuda ele precisa e como você poderá ajudá-lo através de conteúdo? Esta pergunta dará um norte muito importante para a sua estrutura de SEO. Faça uma lista de conteúdo e comece a escrevê-los utilizando as técnicas acima descritas.
Criando conteúdo autêntico e que ajude o usuário
Esta etapa vem de encontro com o que já explicamos anteriormente: você precisa ajudar o usuário. Esta é uma excelente forma de atrair público para o seu site e, antes mesmo de pedir algo para eles, você estará ajudando. Ou seja, para uma possível captura de leads no futuro você já estará bem posicionado. Veja algumas dicas de conteúdo que você pode criar:
- Documentos para alugar um apartamento;
- Melhores bairros para morar em São Paulo;
- Como encontrar um bom apartamento;
- Alugar o comprar um imóvel – o que é melhor?
Estas são apenas algumas sugestões de pautas que você pode implementar no site da sua imobiliária.
Capte palavras-chave que sejam relevantes e tenham pesquisas
Antes de começar qualquer conteúdo de forma aleatória, é muito importante que você entenda o que seu público está procurando. Para isso, faça uma busca de palavras-chaves que sejam relevantes para os eu nicho. Esta busca pode ser feita através de uma série de formas. Vamos listar 3 delas:
- Planejador de palavras do Google: esta ferramenta grátis do Google, permite que você busque por palavras-chave de forma que encontre o número de buscas mensais por ela. Se for relevante, você poderá criar um bom conteúdo em cima do assunto. Lembre-se também de fazer pesquisas no próprio Google para ver o que já existe sobre o tema e utilize isso como base para fazer melhor.
- Google Trends: esta é uma das formas mais básicas de encontrar temas que estejam em tendência no Google. Ou seja, você poderá filtrar por palavras-chave e pesquisar para entender como estão as buscas pelo assunto. Ele não fornece números de buscas, mas dá uma boa ideia do que está em alta e em baixa.
- Pesquisas relacionadas no Google: esta não é uma ferramenta, mas sim, uma técnica. Faça uma busca sobre um assunto imobiliário no Google e veja as recomendações e sugestões de pesquisa. Estes dados são relacionados ao que os usuários pesquisaram recentemente.
Estas são apenas ferramentas básicas que você pode utilizar para começar o seu projeto de SEO para imobiliária. Há muitas outras mas certamente poderá ter bons caminhos com estas.
A semântica do conteúdo é de extrema importância
Quando falamos de SEO, estamos falando de otimização. E uma das formas mais básicas e importantes de otimizar um site para o SEO, é ter uma semântica muito bem feita. Ou seja, tenha palavras-chaves relacionadas dentro de seus conteúdos. Não limite-se a usar apenas uma palavra em foco. Faça uma busca ampla e entenda, de forma aprofundada, a intenção de busca do usuário. Afinal, nem todos pesquisam da mesma forma e muitas vezes, querem saber a mesma coisa. Tenha isto em mente!
Porque seu site imobiliário precisa ganhar autoridade?
Este é um dos assuntos mais importantes dentro do SEO para imobiliária. A autoridade é o que de fato diferenciará você do restante dos sites na internet. É através da autoridade que você transparece confiança e credibilidade. E não só para o usuário, mas também para o Google. Entenda abaixo.
Autoridade no assunto
É importante que você demonstre ser uma autoridade no assunto. Ou seja, produza seus conteúdos de forma inteligente, otimizada e cativante. Você precisa ajudar os usuários e eles precisam depositar confiança na sua ajuda. Esta é uma forma de construir autoridade no seu nicho.
Autoridade para os buscadores
Já a autoridade para os buscadores está relacionada principalmente a questões de SEO off-page. Por exemplo, quando seu site é referenciado em um site maior, o Google entende isso como um sinal de que seu conteúdo tem relevância e começa a mostrar cada vez mais ele para o público.
SEO nas redes sociais também é importante
SEO para imobiliárias não limita-se apenas em questões do conteúdo em si. Você precisa fazer um bom trabalho também nas redes sociais. Assim, os buscadores entenderão que sua causa é importante e seu trabalho é relevante. Por isso, busque formas de otimizar as suas operações e integrar sua imobiliária com canais sociais de forma prática. Conte com a Ville Imob para ajudar neste processo e bons negócios!