Na Resolução nº 1.065 de 2007, o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) determinou uma série de normas aos profissionais no momento da divulgação. As regras do COFECI para corretores de imóveis se aplicam em todas as exposições de publicidade pública: site imobiliário, redes sociais, cartões de visita, placas imobiliárias e por aí vai.
Vale destacar também que as regras de divulgação servem para os profissionais que trabalham tanto como pessoas físicas como jurídicas. Isso sem falar que os proprietários também têm que obedecer algumas normas quando divulgar o próprio imóvel.
Na sequência, confira as regras do COFECI para corretores de imóveis e veja a importância de divulgar seus imóveis em diferentes canais.
Regras de divulgação do COFECI para corretores de imóveis pessoas físicas
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o corretor autônomo só pode utilizar nome fantasia publicamente, se ele realizar a inscrição como empresário no registro público de empresas mercantis (Junta Comercial). Aliás, o uso de logotipo nas publicações só é permitido, desde que ele não caracterize como nome fantasia.
Os profissionais devidamente registrados como pessoas físicas devem, obrigatoriamente, utilizar as expressões “corretor de imóveis” ou “profissional liberal”. O uso de outros termos, como “gestor imobiliário” e “consultor imobiliário” é facultativo.
Em todos os canais de divulgação, o nome do corretor deve aparecer completo ou abreviado. Nada de pseudônimos ou apelidos, hein! O número do CRECI também é obrigatório nas peças de divulgação. Atenção: a sigla CRECI deve aparecer seguida do correspondente número de inscrição e da letra “F” (de pessoa física).
Por fim, não há nenhum tipo de restrição para o acréscimo das seguintes informações: o número do telefone, e-mail, endereço, horário de funcionamento. Aliás, é muito importante que elas apareçam.
Regras de divulgação do COFECI para corretores de imóveis pessoas jurídicas
Para quem já tirou o CRECI jurídico de forma legal, as regras são um pouco diferente. Por exemplo, para essa turma, a utilização pública do nome, da razão social ou do nome fantasia é permitida, assim como o uso de qualquer logotipo nas divulgações.
Quanto à aparição do número do CRECI, ele também é obrigatório. No entanto, aqui, a sigla CRECI deve aparecer seguida do correspondente número de inscrição e da letra “J” (de pessoa jurídica).
Regras de divulgação do COFECI para proprietários
Qualquer proprietário tem o direito de realizar a divulgação do próprio imóvel para venda ou locação, com uma importante ressalva.
Para que não haja caracterização de exercício ilegal da profissão ou cause dúvida aos interessados, o dono do imóvel deverá colocar nas divulgações publicitárias seu nome e as expressões “tratar com proprietário”, “direto com proprietário” ou similar, podendo colocar nome, telefone, endereço, etc.
Importância da divulgação em diversos canais
De acordo com o Secovi-SP, 90% das buscas por imóveis começam na internet. Na prática, isso significa que, para ganhar visibilidade, seus anúncios de imóveis precisam estar no mundo online.
Mas isso não é suficiente. Para chamar a atenção dos usuários, procure destacá-los com imagens, vídeos e informações relevantes. E coloque todos os seus contatos em evidência, claro, seguindo as regras do COFECI para corretores de imóveis.
E não deixe de investir em publicidade offline também. Muitas pessoas ainda são impactar pelas placas imobiliárias ao andar pelas ruas. Aqui, é interessante que você invista em tecnologia nelas. Basta inserir QR Code nas placas imobiliárias.
Aliás, clientes do ville imob sabem que a plataforma também gera, de forma simples e rápida, um QR Code para ser colocado nas placas.
Economize tempo ampliando sua divulgação
Não é segredo para ninguém o poder de alcance das redes sociais. Nesse sentido, é interessante divulgar seus anúncios imobiliários nas principais plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e por aí vai.
Para não perder tempo nessa tarefa, a solução é recorrer à ferramenta de integração social. Em poucos cliques, você espalha suas ofertas nas principais redes sociais.
Aqui, não poderiam faltar as divulgações nos sites especializados, né? Com a ferramenta de integração de portais, os seus anúncios de imóveis ficam disponíveis nos maiores portais imobiliários do país, como Portal VivaReal, OLX e Zap Imóveis.
Seguindo as regras do COFECI para corretores de imóveis e trabalhando com tecnologia, você tem tudo para alcançar o sucesso. Boas vendas!