Redes sociais para imobiliária: está aí um assunto que nunca sai de pauta. E isto acontece por um simples motivo: As redes sociais estão cada vez mais presente na vida das pessoas.
Tudo passou de uma experiência de novidade, para uma experiência de adesão permanente. Hoje é muito difícil encontrar alguém que não as use, mesmo que não postem nada.
As ações passivas e ativas dos usuários nas redes sociais é o que menos importa para quem busca lucrar e vender mais. E no caso de corretores de imóveis e imobiliárias, não é diferente.
Tudo que você precisa é de um pouco de conhecimento das plataformas e entender quais caminhos devem ser evitados por quem já os percorreu e sabe que não levam a resultados positivos.
Para acelerar seu marketing nas redes sociais, é preciso muito mais do que uma lista de atitudes para tomar ainda hoje. É preciso também entender o que não fazer e o que evitar!
E é por isso que montamos este guia prático, justamente para que você entenda um pouco mais sobre o assunto e saiba por quais caminhos seguir.
Por isso, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto!
Redes Sociais para Imobiliária: O que evitar e não fazer?
Que as redes sociais devem fazer parte do seu plano de marketing digital para imobiliárias, você já sabe. Agora, será que você estruturou tudo certinho, a ponto de considerar inclusive os pontos negativos de se fazer determinadas ações online?
Pois é. Estas situações nem sempre são claras na mente de quem projeta estratégias para atingir determinados objetivos.
Muitas vezes, tudo que conseguimos enxergar ao fim de uma jornada online, é um resultado lindo e positivo. Mas isto não necessariamente é verdade. Muitas coisas vão sim dar errado.
E isto não é desmotivador. Pelo contrário, é extremamente motivador! Pois imagine você alocando uma energia gigante em uma ideia que você considera genial, chega ao fim e vê que não era tão genial assim? Acontece!
E quanto mais você conseguir controlar isso, melhor. E uma das formas de controlar, é justamente aceitando que algumas coisas dão errado e não são positivas para a sua imobiliária.
Obviamente, nem sempre isso é fácil de identificar. E é justamente por isso que separamos uma lista completa de itens que podem e devem ser evitados em qualquer ação que você fizer em suas redes sociais.
Acompanhe nossas dicas para ir ainda mais além e conquistar ainda mais clientes!
Excesso de personalização nas postagens pode ser maléfico
Redes sociais para imobiliária são excelentes ferramentas de vendas. Porém, poucas pessoas sabem usar de fato. Há muito o que testar, entender e praticar nestes ambientes.
Pois por lá, estamos lidando com pessoas. E, como você sabe, cada pessoa é única, possui personalidade exclusiva e costumes próprios. O que é basicamente o mesmo que entender o comportamento do consumidor, só que em plataformas digitais.
No entanto, acima de qualquer vaidade ou preferência, precisamos entender uma coisa: as redes sociais são existem pois há pessoas cadastradas nelas.
Não há outro motivo para elas existirem, a não ser a socialização digital entre pessoas. Parece simples, mas a partir do momento que você entender isso, tudo mudará e começará a dar certo!
Por exemplo, você deve evitar ao máximo a personalização excessiva de postagens na linha do tempo. Artes ou materiais de design podem até deixar as linhas do tempo bonitas e visualmente agradáveis.
Mas, a essência não é essa. Quando alguém vê uma arte extremamente personalizada, entende aquilo como um anúncio. E anúncios não são bem vindos no inconsciente das pessoas.
O excesso de publicações personalizadas, soa como falsidade ou frieza. As pessoas não se conectam com este tipo de conteúdo. Se conectam com conteúdo humano, próximo e de valor.
Por isso, evite posts muito frios, distantes e com pouco entendimento a primeira vista.
Não faça overpost na esperança de atingir muitas pessoas
Redes sociais para imobiliária é também uma forma construir uma audiência de massa e que realmente goste de seu conteúdo ou da sua marca.
Porém, muita gente se confunde neste quesito, achando que atrairá muitos seguidores, com muitas postagens: quanto mais, melhor. E isto é um erro que pode ser fatal.
O uso das redes sociais no marketing imobiliário deve acontecer. Porém, de forma controlada e muito bem estruturada. Quem foi que disse que quantidade é qualidade?
Esta é uma combinação que pode até existir, mas é extremamente difícil chegar nela. Por isso, você precisa focar no que realmente importa: qualidade!
Simplesmente pelo fato de você postar duas, três ou até quatro vezes por dia, não fará de você uma grande marca no digital. Pelo contrário!
As pessoas irão querer ficar cada vez mais afastadas, pois acharão seu conteúdo irritante e até mesmo considerarão spam! Ou seja, todo cuidado é pouco para não arruinar aquilo que pode ser muito lucrativo no médio e longo prazo.
Recomendamos, então, que você faça um bom planejamento mensal: estipule no máximo uma postagem por dia, mas que tenha alta relevância na vida das pessoas.
Entregue um conteúdo de qualidade e certamente os resultados aparecerão.
Não faça a autopromoção da sua empresa de forma exagerada
Este talvez seja um dos pontos mais importantes para qualquer boa campanha de marketing. Se há algo que você pode (e deve) evitar nas redes sociais, é a autopromoção e os autoelogios.
Parece banal, mas acredite: muita gente faz isso como forma de afirmar na mente do consumidor quem de fato é o melhor.
A única forma de saber qual serviço ou produto de fato é melhor, é testando. Por isso, foque em conquistar clientes para que eles mesmos promovam sua imobiliária.
E não ao contrário, com você promovendo sua imobiliária para conquistar clientes. Ou seja, você precisa evitar de dizer que é a melhor imobiliária, que tem os melhores produtos, as melhores condições e o melhor preço.
Quem decide isso é o cliente. O que você precisa fazer, é encontrar o seu público-alvo ideal, prospectar clientes dentro desta esfera, entender tudo sobre o perfil de quem pode comprar de você e tomar atitudes em cima disso.
A rede social será muito útil quando você souber o que postar e para quem direcionar a mensagem. Tudo fluirá melhor.
Evite ficar muito tempo sem postar nada – seus seguidores sentem falta!
Da mesma forma que é ruim fazer o overposting, é fundamental que você não deixe suas páginas muito tempo sem conteúdo. Infelizmente, os algoritmos das redes sociais não trabalham a favor de quem publica conteúdo.
E, a partir do momento que o algoritmo entender que você não tem regularidade, automaticamente sua página ficará para trás.
E isto, na prática, é muito negativo. Afinal, imagine que você terá que trabalhar em dobro toda vez que fizer uma publicação. Pois o alcance será baixo, a interação também e, consequentemente, as vendas não acontecerão.
E lembre-se: redes sociais para imobiliária precisa ter um foco: conversão. De alguma forma, precisa render algo de positivo para empresa.
Além do algoritmo em si parar de entregar seu conteúdo, os próprios seguidores sentem sua falta a partir do momento que fica muito tempo sem postar.
É fundamental que você poste com frequência moderada, mas poste sempre. Não importa se for uma vez por semana. O importante, é marcar sua presença com conteúdo relevante e regular.
Antes de postar algo irrelevante, não poste nada
E agora que você precisa ficar atento. Da mesma forma que você não pode ficar sem postar, você não pode simplesmente postar por postar!
Acredite: o seguidor percebe que você não está dando atenção devida a suas redes sociais. E isto, infelizmente, é praticamente incurável. Pois se já é difícil conquistar pela primeira vez, imagine pela segunda, terceira…
Por isso, caso não tenha um bom conteúdo para publicar, não publique nada. O marketing de conteúdo é principalmente sobre ajudar pessoas.
E não acumular números. Pense nisso toda vez que você for desenvolver um plano de conteúdo mensal, semanal ou diário. O ponto principal disso tudo, é oferecer utilidade a quem consome sua postagem.
Por isso, recomendamos que você sempre faça um planejamento com antecedência. Saiba o que você vai publicar daqui a um, dois ou três meses.
Isso ajudará muito a sua página a ter o engajamento que precisa para converter em clientes no médio e longo prazo. Além de que dará uma clareza incrível para que a produção de conteúdo aconteça da forma certa e sempre ao seu controle.
Evite usar uma linguagem formal demais, na esperança de ter mais credibilidade
Redes sociais para imobiliária não é o mesmo que escrever um contrato de locação ou de compra e venda de imóveis. Muito pelo contrário!
Você precisa utilizar uma linguagem que seja de fácil entendimento e compreensão por todos que estão lendo o conteúdo. Escrever bonito simplesmente pelo fato de acreditar que transparece credibilidade é um erro capital nas redes sociais.
Por isso, recomendamos que você crie uma persona para sua imobiliária e utilize ela para construir o relacionamento entre seus seguidores.
Basicamente, a persona da sua imobiliária será uma representação de quem são os seus potenciais clientes no digital. Você deve usar a linguagem deles, as gírias, expressões e jargões. Tudo será benéfico para a construção do relacionamento.
A linguagem é uma das formas mais importantes para qualquer projeto de social media. Pois é através dela que haverão conexões e intimidades.
E, como você sabe, é isso que gera vendas no futuro. Você precisa se conectar com o potencial cliente! E quanto mais empatia você utilizar, melhor.
Não deixe sua linha do tempo engessada demais com postagens robóticas
Quando vamos criar um plano de conteúdo para as redes sociais, precisamos pensar três a quatro semanas para frente. Ou seja, você sabe exatamente o que irá para o ar em um futuro não muito distante.
E isto é fundamental conseguir projetar resultados e metas. Porém, há também um ponto negativo nisso, que é o engessamento da comunicação.
Quando criamos publicações para mais dias, não podemos deixar que o piloto automático entre em ação. É fundamental tratar cada publicação como única e exclusiva.
Acredite: o potencial cliente consegue perceber toda vez que uma publicação não é muito pensada, pois ela torna-se paisagem ou “mais do mesmo”.
Por isso, evite o seguinte:
- Frases prontas e repetitivas;
- Artes iguais em formato de molduras ou com identidade visual muito parecida;
- Excesso de texto sobre as imagens;
- Reaproveitamento de postagens recentes (com antigas não há problema);
Quanto mais você conseguir transparecer autenticidade, melhor. Pois um conteúdo de qualidade, na verdade, é aquele que ajudará o prospecto.
E não aquele que simplesmente está lá para ocupar um espaço na tela das pessoas.
Esqueça os números e olhe para as vidas atrás de cada conta nas redes sociais
1 milhão de curtidas. 100 mil compartilhamentos. 50 mil comentários. Estes números são atrativos para você? Acredita que tendo estes resultados nas suas postagens, suas vendas aumentarão da noite para o dia?
Pois bem, isto não é verdade. Infelizmente, simplesmente ter um bom engajamento nas redes sociais não significa que você vai vender mais.
Você precisa focar nas vidas. E não nos números. Afinal, o que vale mais: ter 1 milhão de curtidas em uma foto, ou 1 venda efetiva na sua carteira?
Acredito que você prefira a venda, não é mesmo? Por isso, busque atrair as pessoas certas para sua imobiliária. Lembre-se que quantidade não é qualidade.
Mas, claro, não necessariamente os números são ruins. É claro que números altos indicam que alguma coisa está sendo feita da forma certa. Por isso, interprete-os somente desta forma. Mas sempre visando as vidas, e não as contas em si.
Não venda, capte leads e interaja com eles
Evite vender para seus seguidores. Ao invés disso, transforme eles em leads e insira-os em um funil de vendas. Depois, utilize um bom CRM imobiliário para interagir com cada pessoa e, a partir disso, projete suas vendas.
Conquistar clientes leva tempo. E quanto mais próximo você estiver deles e mais conseguir lapidá-los, melhor.
Conte sempre com a ajuda da Ville Imob para você ter sucesso com sua imobiliária. Sucesso!