Uma boa rede social de corretor precisa ter uma série de elementos e atributos para que, de fato, ela funcione. Mas, quais atributos são estes? E como fazer com que o engajamento digital aumente a partir da postagem de conteúdos mais ricos e interessantes? É isto que vamos entender a partir de agora.
Afinal, cada rede social é única. Todas elas possuem características e um perfil de pessoas em específico. Por mais que as mesmas pessoas possam ter Instagram e Facebook, elas agem de formas diferentes em cada rede social. Pois, de fato, as redes são diferentes. E isto significa que o comportamento do consumidor imobiliário, neste caso, precisa ser observado, entendido e interpretado.
Para entender tudo isso, acompanhe o texto a partir de agora!
Rede social de corretor – Qual a importância de alimentá-las corretamente?
Alimentar a rede social de corretor corretamente é um passo mais do que fundamental para que você consiga, de fato, extrair o máximo daquela plataforma. Existem inúmeros critérios que fazem com que você precise investir cada vez mais em conteúdo relevante no digital, pois é lá que as pessoas estão concentrando a maior parte da atenção delas.
Com a falta de conteúdo relevante e com a falta de relevância dada aos canais digitais, muitas empresas e profissionais acabam “ficando para trás” em diversos critérios e quesitos relacionados a fatia de mercado.
E quando estamos falando do setor imobiliário, mais ainda. Pois este é um mercado que está em constantes mudanças. E isto faz com que você, corretor, também precise estar sempre entendendo quais os caminhos que sua área está seguindo.
Apostar em estratégias antigas e convencionais não está errado. Um outdoor ou um anúncio de jornal não vai perder o valor só pelo fato da internet dominar a comunicação entre as pessoas.
Porém, é preciso saber quando e como utilizar cada um destes canais. E separamos alguns pontos importantes a se considerar para entendermos a importância, então, de alimentar as redes sociais. Veja:
- As pessoas estão cada vez mais conectadas – Esteja onde elas estão;
- Construção de marca e posicionamento digital;
- Construção de autoridade;
Vamos entender cada um dos tópicos acima a partir de agora. Acompanhe.
As pessoas estão cada vez mais conectadas – Esteja onde elas estão
O primeiro critério para alimentar as redes sociais corretamente, então, está no fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Ou seja: as pessoas estão online! E você, claro, vai querer estar onde as pessoas estão. Porém, isto precisa ser feito de forma direcionada, pensada e estratégica.
Ter uma boa rede social é critério para vender mais. E isto não significa que você vai vender necessariamente através do canal digital. Porém, as pessoas estarão enxergando as suas propostas, a sua marca e o seu negócio. E isto é ótimo para construção de relacionamento de longo prazo.
Com conteúdo relevante, as pessoas tornam-se fãs do seu negócio. E o que seria conteúdo relevante? Conteúdo que ajude, que ensine, que produza valor e que gere satisfação para o potencial consumidor.
Na era da internet, precisamos ter em mente que para conquistar um lead imobiliário, é preciso antes conquistá-lo para depois vender. E esta conquista certamente começa através das redes sociais.
Construção de marca e posicionamento digital
Outro fator importantíssimo e que está diretamente relacionado com a produção de conteúdo relevante na internet, é a construção da sua marca. Caso você não saiba, construir uma marca (branding), é um dos passos mais importantes para atribuir valor a ela no longo prazo.
Este é um processo que muitas vezes acontece de forma “invisível”. Pois você precisa publicar muito conteúdo de valor, por muito tempo. O que pode parecer um trabalho “desnecessário” é justamente o que vai produzir vendas lá na frente.
Pois as pessoas já vão conhecer sua marca. Elas já vão saber o que você faz e o que deixa de fazer. E dentro de um processo de vendas, isto é mais do que importante.
O posicionamento digital para construção de marca faz parte de uma boa estratégia de marketing de quem busca crescer. E, claro, sem olhar somente para o hoje. Mas também, olhando para o amanhã. Afinal, em algum momento, ele chegará. E você precisa estar preparado para isso.
Todos os fatos que acontecem hoje foram, de alguma forma, alguma atitude que você fez ontem (de forma metafórica, é claro). E você pode aproveitar este fato para promover a saúde do seu negócio lá na frente.
Construção de autoridade
E por fim, não podemos deixar de mencionar a tão importante construção de autoridade. Principalmente no ambiente digital, ter autoridade a respeito de um assunto é fundamental. É isto que faz com que as pessoas confiem ou deixei de confiar em algum produto, serviço, empresa ou pessoa.
A autoridade digital imobiliária faz com que a sua empresa tenha respaldo do público. Inconscientemente, eles pensam: “neste, eu confio!”. E esta construção de autoridade, ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil de ser feita.
Tudo que você precisa fazer, é começar a produzir conteúdo relevante e de qualidade! Automaticamente, as pessoas vão começar a seguir sua página para receber mais daquilo que, então, elas possam ter gostado.
E quando chegar o momento de fazer uma oferta, um lançamento imobiliário ou qualquer tipo de venda, certamente as pessoas terão muito mais confiança para, de fato, comprar.
O que postar em cada rede social de corretor?
Até aqui, entendemos a real importância de utilizar as redes sociais de forma estratégica e produzindo conteúdo de qualidade. Mas, o que de fato podemos postar em cada rede social de corretor? Conforme mencionamos anteriormente, há uma grande diferença entre as redes sociais. Cada uma atrai um tipo de público-alvo e um tipo de persona.
E você precisa, de alguma forma, fazer com que isto seja relevante para você. Não adianta postar qualquer tipo de conteúdo em qualquer rede social. É importante saber o que cada uma delas “aceita”. E é justamente isto que entenderemos a partir de agora. Veremos onde postar os seguintes conteúdos:
- Fotos e vídeos de imóveis de forma “pura”;
- Artes e layouts um pouco mais construídos;
- Vídeos mais longos, com raciocínio um pouco mais profundo;
- Textos e análises sobre o mercado ou sobre um produto;
Acompanhe para entender detalhadamente.
Fotos e vídeos de imóveis de forma “pura”
As fotos e vídeos de imóveis de forma “pura” são, talvez, os conteúdos mais relevantes para as redes sociais. Em especial, para o Instagram. Esta rede social é feita para quem quer compartilhar fotos e vídeos de forma “não editada”, mostrando a “vida real”. E isto é um dos estímulos mentais mais interessantes para qualquer tipo de conteúdo.
Quando o potencial cliente consome um conteúdo puro, ele sabe que aquilo ali é autêntico. E, de alguma forma, ele acaba associando com realidade. Então, sempre que você quiser compartilhar fotos de forma não-editada (sem artes), utilize o Instagram. Por lá, quanto menos montagens e layouts você utilizar, melhor para a linha do tempo e mais alcance você terá nas publicações.
Veja aqui como ter um bom engajamento no Instagram.
Artes e layouts um pouco mais construídos
Por outro lado, caso você queira publicar conteúdos mais editados (como artes), utilizar o Facebook pode ser uma aposta mais assertiva. A linha do tempo das pessoas é mais “receptível” a layouts mais complexos.
E a aceitação é maior. Afinal, esta é uma rede social mais aberta e com um tipo de público mais amplo. Ela não é uma rede social feita somente para fotos e vídeos. Ela é uma rede social feita para compartilhar conteúdo de forma geral.
Mas, claro, se você puder optar por imagens limpas e sem muito peso de layout, certamente também vale à pena. Não quer dizer que você deva “abandonar” as fotos puras para o Facebook, ok? O público apenas “aceita” mais uma arte, do que o público do Instagram.
Vídeos mais longos, com raciocínio um pouco mais profundo
Produzir bons vídeos imobiliários é, hoje, uma das formas mais interessantes de produzir conteúdo. Vídeo converte, vídeo é aceito e vídeo engaja. Porém, onde você deve postar este tipo de conteúdo mais profundo e demorado? A resposta certa é: Facebook e Youtube! Postar vídeos longos em redes sociais que não são feitas para isso, certamente não trará resultados.
Por exemplo, se você publicar um vídeo longo na linha do tempo do Instagram, a chance de não funcionar é maior do que a chance de funcionar. Para esta finalidade, você poderá usar a plataforma do IGTV, que é dedicada a publicação de vídeos longos dentro da plataforma do Instagram.
Entenda que isto não significa que vídeos longos não convertam, ok? Eles convertem, e muito! Mas, precisam ser produzidos da forma certa e, claro, publicados no lugar certo.
Textos e análises sobre o mercado ou sobre um produto
Já para a questão textual, a principal recomendação de publicação fica por conta do LinkedIn e também Facebook. Além, claro, de um blog imobiliário, que ajuda muito na captação de novos leads. Entenda que textos também são um formato de conteúdo extremamente relevante, mas que precisa estar no lugar certo.
Por exemplo, quem entra no YouTube para ver um vídeo, não vai querer ler um texto enorme na descrição para entender o conteúdo. Então, seus esforços para produção textual precisam estar no lugar certo. O Facebook é ótimo para isso, pois as pessoas já estão mais acostumadas e são mais receptivas.
Consegue perceber que somente um conteúdo de qualidade não é o suficiente para ter resultados? É preciso, também, publicar este conteúdo no lugar certo!
Dicas finais para uma programação interessante em suas redes sociais
E para finalizar nossa jornada de entendimento sobre o que postar em cada rede social de corretor, vamos entender alguns pontos importantes para que a produção de conteúdo seja, de fato, assertiva. Afinal, não basta concentrar esforços apenas no conteúdo em si. É preciso também entender quem consumirá este conteúdo e como consumirá. Isto faz total diferença na hora da produção.
Vejamos abaixo algumas dicas práticas para acertar o processo.
Identifique sua persona e construa conteúdo para ela
Para entender o que postar em cada rede social de corretor, é preciso partir do princípio, entendendo quem é sua persona. A persona imobiliária é uma das melhores formas de se comunicar de forma reta e sem intervalos com quem você quer.
Ao identificar sua persona, você começa a produzir conteúdos direcionados, utilizando jargões, expressões, dialetos, gírias e diversos outros tipos de objetos da comunicação.
Isto ajuda a sua marca se conectar com quem verdadeiramente é importante para seu negócio. Quanto mais focado em alguma persona seu conteúdo for, mais relevante ele será. E, claro, mais converterá.
Foque no seu público-alvo – Quantidade não é qualidade
Certamente você já ouviu que “quantidade não é qualidade”, certo? Esta é uma máxima popular para diversas situações da vida. E, claro, não é diferente para a produção de conteúdo digital. Por isso, foque no seu público! Quanto mais focado seu conteúdo for, melhores resultados ele dará.
Na internet, podemos alcançar milhões de pessoas em poucos minutos. Porém, isto não é necessário. Afinal, o que você prefere: impactar 1 milhão de pessoas e vender 10 imóveis, ou impactar mil pessoas e vender os mesmos 10 imóveis? Certamente, impactar mil pessoas gerará muito menos trabalho e menos custos. E o retorno, claro, será muito maior.
Esta é a diferença de focar no que dá resultado: você maximiza os lucros no médio e longo prazo.
Ferramentas de integração social podem ajudar
E por fim, utilizar as ferramentas certas pode ajudar você a otimizar tempo e resultados. Boas ferramentas para a rede social de corretor faz com que você possa maximizar bons resultados, minimizar cargas de trabalho desgastantes e, claro, focar em atividades que ajudem a aumentar seu ROI.
Conte com a Ville Imob para implementar ferramentas de integração social que podem levar suas redes sociais para um patamar mais profissional e muito mais lucrativo lá na frente. Lembre-se que quanto mais você focar seus esforços nas coisas certas, maiores serão seus resultados.
Boas vendas!