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Basicamente, um lead é uma pessoa que manifesta algum tipo de interesse pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece. A qualificação de leads no mercado imobiliário é uma tarefa fundamental para o corretor de imóveis. Ao fazer isso, o profissional consegue agilizar o processo de vendas e locações.

Aqui, vale a pena adotar as principais tendências de marketing imobiliário para mantê-los sempre por perto. À medida que passa mais informações para os potenciais clientes, você começa a fazer a qualificação de leads no mercado imobiliário.

E essa tarefa é fundamental na rotina do corretor de imóveis. Isso porque um lead ainda não é um cliente. Às vezes, ele nem está no momento certo para iniciar uma negociação. Há também aqueles que não tem dinheiro necessário. Isso sem mencionar aquelas pessoas que, apesar de disporem de capital, não se empenham em acelerar o processo.

Em linhas gerais, esses são exemplos de leads ruins. Negociar com eles pode ocupar o seu tempo de negociação com um lead bom, isto é, com alguém mais disposto a concretizar uma transação. Mas é bom salientar que o corretor tem sua parte de culpa sobre a interferência desse tipo de lead em sua rotina de negócios. Ele precisa separar o joio do trigo.

 

 

Para não deixar que suas vendas sejam prejudicadas por situações como essas, é preciso investir com atenção em um bom processo de qualificação de leads no mercado imobiliário. Veja como fazer isso:

Como classificar os leads imobiliários?

Você pode separar seus leads em três categorias:

  • leads quentes: pessoas que demonstram que estão prontas para a compra. Elas precisam ser priorizadas;
  • leads promissores: pessoas que ainda não sabem se vão comprar, porque precisam de mais informação. Elas merecem atenção.
  • leads ruins: pessoas que só estão curiosas e não estão preparadas para a compra.

No geral, aqueles captados pelo seu site imobiliário são os mais qualificados. Aliás, fazer uma landing page para corretores de imóveis é uma ótima estratégia para atrair pessoas preparadas para a compra.

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Para visualizar de maneira fácil e rápida os leads mais quentes, procure utilizar um CRM Imobiliário. Isso sem mencionar que a ferramenta permite gerenciar todos os seus contatos em um só lugar, o que facilita o processo de qualificação de leads no mercado imobiliário.

Métodos para identificar os leads quentes

No contato com o lead, é importante que você tente identificar, o quanto antes, em qual estágio ele se encontra. Procure verificar se ele está bem orientado, preparado financeiramente e com maior intenção de comprar um imóvel.

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Há casos em que a questão da orientação, por exemplo, pode ser estimulada através da nutrição do lead. Entra em cena o envio periódico de campanhas de email marketing imobiliário.

Por outro lado, se o que impede o lead de avançar nas negociações for sua capacidade financeira, compete ao corretor dar dicas de financiamento imobiliário.

Automação de marketing para os leads frios

Para os leads mais frios, aqueles que não estão preparados para dar um passo adiante, vale a pena deixá-los amadurecer. Apesar de não priorizá-los por ora, você nunca deve abandonar um contato.

Uma maneira de mantê-los informados sem perder tanto tempo no dia a dia está em recorrer a uma plataforma de automação de marketing. Com ela, é possível programar disparos automáticos de emails e programar os posts de todas as suas redes sociais. Quer uma sugestão? O ville Target é uma ferramenta que faz isso e muito mais.

Uso de email marketing para a qualificação de leads no mercado imobiliário

O email marketing é uma ferramenta muito importante dentro do processo de qualificação de leads no mercado imobiliário. Isso porque você pode enviar dicas para cada micro momentos da jornada de compra de um imóvel, ajudando a amadurecer aquele lead que ainda não demonstrou estar pronto.

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No entanto, não custa nada passar alguns detalhes para otimizar suas campanhas de email marketing. Em primeiro lugar, apenas mande emails para pessoas que permitiram o envio de suas mensagens. Não se esqueça também de segmentar a sua base de contatos de modo que as mensagens certas cheguem às pessoas certas.

Por fim, fique de olho nas métricas de email marketing imobiliário. Por exemplo, se o lead não responder nem abrir seus últimos 5 ou 6 emails, é melhor interromper a comunicação com ele. Talvez, você ative novamente no futuro.

Agora, se o cliente potencial se mostrar disponível, você e sua equipe devem fazer o mesmo. Ofereça formas variadas de contato, como redes sociais, aplicativos de mensagens e chat online. A qualquer hora, um vento favorável pode soprar.

Conclusão

Trazer leads quentes para a sua imobiliária não é uma tarefa fácil, longe disso. Mas todo o esforço compensa, uma vez que a negociação pode ficar muito mais rápida. Aliás, se você qualificar seus leads e ainda conseguir oferecer o imóvel certo graças à ajuda do CRM Imobiliário, suas chances de vender mais imóveis aumentam consideravelmente.

Boas vendas!