Quem trabalha no mercado de imóveis deve fazer a seguinte pergunta “qual é a persona da minha imobiliária?”. Assim, fica mais fácil criar sua estratégia de comunicação na hora de captar novos clientes.
Ah, se você não sabe o que é uma buyer persona, não se preocupe. Neste texto, você vai descobrir todo conceito por trás do termo e, finalmente, definir a persona da sua imobiliária. Confira:
O que é buyer persona?
Em tradução literal, buyer persona significa “Cliente comprador” ou “Cliente que compra”. Contudo, não se apegue a essas expressões, porque elas não transmitem o real significado do conceito.
Na prática, buyer persona quer dizer “cliente ideal”. Trata-se de uma representação detalhada do melhor cliente que poderia ser atraído pela imobiliária. Essa representação é feita com base em informações reais de seus clientes atuais e em pesquisas do mercado imobiliário.
Aqui, para visualizar com mais clareza todas as informações da sua base de clientes, o ideal é que você conte com um CRM imobiliário. Assim, fica muito mais fácil começar a construir a persona da sua imobiliária.
Buyer persona é diferente de público-alvo
Esse conceito pode parecer semelhante ao público-alvo, mas não é. Enquanto o público-alvo delimita um nicho, através do sexo, faixa etária, região onde mora, faixa de renda e negócio de interesse, por exemplo, o Buyer persona é muito mais específico.
Ou seja, o conceito de cliente ideal vai além de aspectos gerais do público e passa a visualizar minuciosamente seu perfil de cliente. Entre as características a serem identificadas estão, não só idade, localização geográfica e renda, como também objetivos, receios, problemas, hobbies, aspectos profissionais e como a imobiliária pode ajudá-la. Informações que servem para criar estratégias focadas nas necessidades deles.
Quais os benefícios de criar a persona da minha imobiliária?
As ações de marketing devem ser as primeiras a demonstrarem os benefícios de se ter uma persona bem definida. Elas passam a ser feitas considerando o perfil do cliente identificado e que deve ser impactado.
É uma questão de fazer o marketing para a pessoa certa. Sabendo dos costumes de seus clientes, você investe no canal correto para chegar até eles. Assim um potencial cliente da marca é alcançado e a imobiliária ou corretora consegue gerar leads mais qualificados, isto é, que estão mais próximos de fechar negócios.
Por exemplo, se você identificar que seus clientes utilizam as redes sociais para pesquisar imóveis e o WhatsApp como principal meio de comunicação, você deve estar presente nesses canais. Para otimizar seu trabalho, você pode contar com a ferramenta de integração social do ville imob.
Além de assertivas, as estratégias de marketing também enriquecem em conteúdo e valorizam a experiência do cliente com a imobiliária, fazendo com que ele seja fidelizado. Dessa forma, garante-se também uma melhora nas taxas de conversão.
Como construir a persona da minha imobiliária?
Muitas instituições e sociedades que captam informações do mercado imobiliário podem lhe fornecer dados para ajudar na criação da persona da sua imobiliária. Com a pesquisa de mercado em mãos, a imobiliária deve cruzar os dados com as informações de sua base interna para identificar quais são os perfis que predominam.
É importante utilizar informações de um número de pessoas suficientes que lhe permita traçar alguns padrões. São esses padrões que devem ajudar na construção da sua buyer persona.
É realmente importante criar uma buyer persona?
Algumas imobiliárias ou corretores podem escolher não trabalhar com uma buyer persona, nem com um público-alvo, por entenderem que isso restringe sua área de atuação.
Isso está longe de ser verdadeiro: esse recurso não serve para limitar o número de clientes. Na realidade, sua função é conduzir o maior número de interessados possível a um interesse comum. Sem saber para quem falar, fica mais complicado saber como falar e quem acaba sendo prejudicado, sem uma oferta que possa atender seus interesses, é o próprio cliente.
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