O que você já sabe sobre o uso de Pinterest para imobiliárias? Quais conhecimentos você já possui sobre a plataforma? Pare e reflita um pouco sobre este assunto.
Pois, embora muita gente ainda não saiba, o Pinterest tem se tornado uma verdadeira “chave” para engajar e encantar clientes. Isso porque a sua capacidade de disseminar conteúdos e entregar para as pessoas certas é excepcional.
Entretanto, é preciso saber como usá-lo corretamente, obviamente. Afinal, apenas subir milhares de imagens, todos os meses, talvez não seja a melhor opção. Mas sim, saber subir a imagem certa, e com a descrição correta, poderá acarretar em muito mais engajamento e, mais tarde, mais vendas.
De qualquer forma, nós preparamos um guia com absolutamente tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim, iremos lhe ajudar a impulsionar o seu negócio com estratégias consistentes e orgânicas. Vamos lá?
O que é e como funciona o Pinterest?
Em linhas gerais, o Pinterest é um grande painel de ideias. Ou seja, é nele que as pessoas salvam imagens, vídeos e links de diversos cantos da internet. Com isso, é possível acoplar estas ideias em pastas – que podem ser privadas ou públicas.
Além disso, é possível convidar amigos e conhecidos para compartilhar uma mesma pasta. A partir disso, todos salvam conteúdos e materiais relevantes e disseminam ideias para todas as pessoas que fazem parte daquela pasta.
Mas, estas são apenas algumas funcionalidades da ferramenta. O Pinterest para imobiliárias, por exemplo, pode ser usado para encantar com imagens lindas, dicas de documentação para compra/venda, além de criar conteúdos que possam ajudar os futuros compradores de sua imobiliária.
E sabe o que há de mais interessante nisso tudo? Você nem precisa investir valores altos para isso. Na realidade, é possível usar a plataforma de maneira gratuita, sem pagar anúncios (embora haja a possibilidade). Com isso, é uma ótima pedida para quem ainda está começando a mexer com a rede social.
De qualquer forma, para que você compreenda um pouco mais sobre o que é o Pinterest, vamos desmistificar e significar o seu próprio nome.
Podemos assim dividir a palavras em: pin+interest = que em inglês significa alfinete+interesse. Isto é, os usuários podem “alfinetar” conteúdos que despertam o seu interesse, deixando-os em seus respectivos perfis e pastas.
A sacada está quando uma pessoa salva, comenta ou curte um pin: ele vai aparecer para pessoas com interesses semelhantes à primeira. Além disso, a própria descrição e título são capazes de entregar o conteúdo para pessoas extremamente nichadas. E a partir disso, a mágica começa!
Uma nova curtida, um novo pin salvo, um novo seguidor… Enfim. Pouco a pouco o conteúdo vai sendo disseminado de maneira orgânica, e muito mais rápido que em outras mídias sociais. E sabe o que também é interessante? Você pode direcionar um pin a um link do seu site.
Assim, quando alguém clica sobre o pin, será direcionado para a página daquele imóvel que você mostrou nas fotos, ou para o post do seu blog imobiliário. Interessante, não é mesmo? É uma das estratégias mais engaja nos dias atuais.
Como usar o Pinterest para imobiliárias? Quais as melhores práticas?
Entendido como funciona essa mídia social, é chegado o momento de falarmos sobre o que mais lhe interessa: E o Pinterest para imobiliárias? Como pode ser usado corretamente? Como atingir bons resultados? Tudo isso vamos lhe explicar logo abaixo:
1- Crie pastas inteligentes e segmentadas, gerando engajamento
O primeiro passo, antes de simplesmente subir diversas e diversas imagens, é você pensar nos conteúdos que irá publicar em seu Pinterest para imobiliárias. Aqui, você deverá escolher os tipos de conteúdos, por exemplo:
- Infográfico sobre regras de documentação, aluguel, etc.
- Imagens de imóveis e empreendimentos.
- Conteúdos informativos sobre imóveis.
- Posts que redirecionem para o seu blog, com conteúdos que possam tirar as dúvidas das pessoas.
- Dicas rápidas e imagens com o estilo “Você Sabia?”.
Estas opções acima são apenas exemplos, e você poderá criar outros segmentos e temas para seguir. Mas, além de listar tudo isso, você deverá criar algo ainda além. Para assim, as suas pastas serem bem segmentadas. Veja abaixo:
- Infográfico sobre regras de documentação, aluguel, etc.: Aqui você pode criar uma pasta com o tema “Compra e Venda” e outra pasta com o nome “Aluguel”. Assim, sempre que criar um infográfico ou algum conteúdo de dicas para quem quer comprar um imóvel, coloca na primeira pasta. E dicas de aluguel, coloca na segunda.
- Imagens de imóveis e empreendimentos: Aqui, por exemplo, você pode colocar fotos de empreendimentos à venda na mesma pasta de “Compra e Venda” que mencionamos anteriormente. Além disso, pode criar pastas de acordo com a região ou estilo de venda, exemplo: Apartamentos à venda; Casas à venda; etc. Vale lembrarmos que estes subtópicos de vendas podem ficar dentro das chamadas “subpastas”, dentro da pasta principal “Compra e Venda”.
Percebe o quanto é possível organizar por pastas, de acordo com a hierarquia do conteúdo? Pouco a pouco você poderá ir criando mais pastas e subpastas, de acordo com o tipo de conteúdo que você passará a publicar.
Lembre-se de apenas ter um tipo de organização em mente. Afinal, um feed com muitos conteúdos diferentes pode parecer bagunçado para quem visitar o seu perfil. Por isso, mantenha sempre o foco da sua imobiliária e crie conteúdos relevantes em cima disso.
- Dica: Para melhorar o SEO dos seus conteúdos, sempre que você criar uma pasta, clique em “Editar” e coloque hashtags relevantes na “Descrição”. Seguindo o nosso exemplo de compra e venda, você poderia colocar, por exemplo: #compraevendadeimóveis #comprarimóvel #compradeimóveis #venderimóveis #comoescolherumimóvel, e assim por diante.
2- Capriche nas imagens e use-as as de sua autoria
O segundo passo é, sem dúvidas, caprichar nas suas imagens. Afinal, não adianta ter conteúdos relevantes e bem segmentados, se ao usar o Pinterest para imobiliárias você pecar no uso de imagens. Isso porque, antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente que estamos trabalhando com uma mídia social visual.
E como é visual, as imagens precisam chamar a atenção, assim como os conteúdos que possam estar escritos nessas imagens. Lembre-se de não cometer o erro de criar uma verdadeira “poluição visual”, ok? E que o equilíbrio é a chave para manter a imagem harmoniosa.
Por exemplo, se você publicar a foto de um imóvel que possui um amplo jardim, com muito verde, nada de colocar uma escrita vermelha por cima, está bem? Pois além de deixar a imagem carregada, poderá dificultar a leitura.
- Dica: Uma forma interessante de se inspirar para as composições das suas postagens, é observando Pinterest para imobiliárias que já estão consagrados na rede. Assim, você pode ter uma ideia da harmonia de cores, imagens, etc.
- Dica 2: Procure sempre utilizar fotos de imóveis que você mesmo tirou. Além disso, cuide para que a imagem esteja em uma boa resolução e não fique “embaçada” em seu feed.
3- As descrições são importantes e devem ser detalhadas e concisas
Lembra quando comentamos que você deveria editar as suas pastas e subpastas, acrescentando uma descrição e incluindo hashtags relevantes? Pois bem, isso vale também para cada pin que você irá publicar.
Isso porque além de usarem as imagens propriamente ditas como um “termômetro” para saber quem a recebe nas pesquisas, ou não, os algoritmos do Pinterest também se apropria das informações escritas. Assim, quanto mais detalhada for a sua descrição do seu Pin, e com mais informações postas em hashtags, melhor.
Entretanto, você não precisa escrever textos imensos. Você pode se ater apenas ao que é mais crucial sobre a imagem. Por exemplo:
- Se você publicar um Pin, direcionando para um conteúdo no seu blog sobre “Como escolher um apartamento”, você pode escrever uma descrição desse modo: Veja neste post como você poderá analisar melhor a sua escolha e adquira um apartamento que seja alinhado ao que você realmente necessita. Depois dessa descrição, acrescente as hashtags.
4- Hashtags para disseminar o conteúdo e engajar em motores de buscas
Além de caprichar nas suas descrições, com mini textos super instigantes e chamativos, você deverá cuidar da parte das hashtags. Estas, por sua vez, serão cruciais para que o seu Pin seja encontrado nas buscas, e até mesmo fora do Pinterest! Afinal, quando alguém pesquisar por determinado assunto no Google, o mesmo poderá sugerir o seu Pin.
Por isso, você deverá estudar bem as suas hashtags, e não apenas preencher espaço. Assim, você deixará o seu conteúdo mais explicativo, e os próprios algoritmos da rede irão “lê-los” e direcioná-los para as pessoas certas.
- Dica: Você pode encontrar hashtags para o seu conteúdo usando o próprio buscador do Pinterest. Por exemplo: Você pode pesquisar a palavra “Comprar apartamento” e se atentar às sugestões de busca, como na imagem a seguir.
Utilize as sugestões em suas hashtags e engaje ainda mais o seu conteúdo.
- Dica 2: Outra forma de encontrar hashtags é utilizando o buscador de palavras-chave do Google. Lá você poderá ver quais são as palavras-chave semelhantes à pesquisa “Comprar apartamento” e poderá utilizar como alicerce em suas publicações. Faça sempre esta pesquisa antes de publicar um novo conteúdo de no Pinterest para imobiliárias.
5- Títulos chamativos e que despertem a curiosidade
Por fim, você deverá planejar os seus títulos. Afinal, eles, depois das imagens, são um dos pontos mais importantes dos seus Pins. Para isso, você deverá analisar com cuidado. Não tente preencher espaço! O título é importante para o SEO do conteúdo, além de ser crucial para despertar o interesse da pessoa. Caso desperte, ela poderá clicar no pin e visitar o seu site; clicar em “amei”; salvar o seu pin e até mesmo seguir o seu perfil.
Por isso, todo cuidado é importante e essencial para bons resultados. Abaixo listamos algumas dicas que podem lhe ajudar:
- Saiba qual é a palavra-chave e deixe-a no começo do título: Lembre-se que as pessoas que procuram por algo, elas utilizarão uma palavra-chave para isso. Desse modo, posicione-a sempre no começo do título. Assim, além de chamar mais a atenção, você também facilitará para que os motores de buscas encontrem os seus Pins.
- Escreva o essencial nos primeiros caracteres: Os primeiros 40 caracteres serão aqueles que o usuário verá no feed inicial. O restante só poderá ser lido se a pessoa abrir o Pin em tamanho maior. Por isso, cuidado com o que você escreve! Tente despertar o interesse nestes 40 primeiros, usando a palavra-chave e palavras que despertem o desejo por saber mais sobre aquele assunto.
- Crie listas: As listas são, sem dúvidas, uma das formas que mais desperta o desejo por saber mais. Por isso, utilize ideias como “7 dicas para comprar o apartamento perfeito” e faça com que as pessoas cliquem no seu Pin e cheguem até o seu site/conteúdo.
- Desperte curiosidade: Siga sempre a ideia de despertar a curiosidade. Para isso, imagine que você é quem está lendo o conteúdo, enquanto cliente. Será que ele desperta a sua vontade de saber mais?
- Utilize gatilhos mentais: Os gatilhos mentais são os seus aliados nessa jornada. Use-os (sem exagerar e forçar, ok?) e atinja o seu público de uma maneira certeira.
Lembre-se que a criatividade é a sua maior aliada neste processo e, além disso, a prática é que levará você aos resultados cada vez mais expressivos.
Quais as vantagens de usar o Pinterest para imobiliárias? Vale a pena?
Agora que você já sabe tudo sobre Pinterest para imobiliárias, é hora de entender por que este tipo de mídia social tem feito tanto sucesso. Abaixo vamos lhe dar alguns sinais importantes de vantagens que você poderá usufruir e assim compreender que sim, utilizar o Pinterest vale muito a pena!
1- Alcance de publicações
As publicações possuem um alcance ilimitado, sendo diferente de muitas redes sociais. É claro que quanto mais interações com a postagem, “mais longe ela vai”. Porém, ela não fica restrita aos seus seguidores, mas sim, aparece para todas as pessoas que possuem interesses relativos com o seu negócio e com o seu conteúdo.
Por isso que quanto mais caprichada forem as suas descrições e imagens, melhor será o seu alcance!
2- Chances de viralizar
As chances de viralizar são gigantes. Isso porque é fácil salvar um Pin, mesmo que seja em uma pasta secreta. Logo, as pessoas se sentem mais à vontade, ao contrário do que pode acontecer em outras redes sociais de compartilhamento.
3- SEO atemporal
O SEO do Pinterest para imobiliárias é atemporal. Ou seja, não será apenas nos primeiros dias que o seu post aparecerá nas buscas. Também, não será apenas nesse período que ele será indicado para pessoas com interesses semelhantes ao que você oferece.
Mas sim, se você realmente caprichar, eles serão entregues para novas pessoas todos os dias. E dependendo da qualidade do conteúdo, a entrega poderá ser gigante, viralizando os seus Pins quase que todos os dias!
4- Métricas que facilitam
As métricas também são importantes. A partir delas você consegue acompanhar o tipo de Pin que mais faz sucesso em sua rede, e poderá trabalhar em opções semelhantes. Logo, atinge cada vez mais pessoas e resultados, dia após dia. Interessante não é mesmo?
Pois agora que você já sabe como usar o Pinterest para imobiliárias, é hora de pôr a mão na massa! E lembre-se que ferramentas de Integração para Mídias Sociais também podem lhe auxiliar neste processo. Desejamos a você muito sucesso e que seus Pins sejam vistos por milhares de pessoas, todos os dias!