Do seu smartphone para o mundo. É isso que prometem os aplicativos Periscope e Snapchat. Qualquer profissional de vendas está aproveitando essas ferramentas para anunciar produtos, criar mais um canal de relacionamento com os clientes e, por consequência, vender mais. Como corretor de imóveis, você pode – deve – fazer o mesmo.
Lembre-se que um corretor de imóveis é uma figura que deve estar sempre presente na vida dos clientes. Para que isso aconteça com facilidade e rapidez, o profissional precisa estar conectado. Quanto mais redes sociais e aplicativos de interação ele usar, mais chances de construir um relacionamento forte e duradouro com seus clientes.
Mas vamos por partes. Mesmo que as duas ferramentas sejam importantes e apresentem certas semelhanças, elas têm diferenças. Por isso, é melhor explicar separadamente como cada uma funciona e como estratégias para corretores de imóveis.
Periscope
Basicamente, o Periscope é um aplicativo que permite realizar apresentações em vídeos em tempo real. Adquirido pelo Twitter no começo do ano passado, a ferramenta já contabiliza mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo. Profissionais de diversas áreas aproveitam os recursos do Periscope para realizar palestras virtuais ou simplesmente apresentar um produto.
Já deu para perceber como você pode usar o aplicativo, não é verdade? O corretor de imóveis pode transmitir uma visita guiada, isto é, apresentar, a partir do smartphone, um imóvel em tempo real para centenas de pessoas. E o mais legal do aplicativo é que há um espaço para interação, onde as pessoas que estão assistindo podem enviar perguntas e fazer comentários.
Mais para frente, quando você já tiver um público cativo, pode programar uma espécie de programa mensal para debater e apresentar a realidade do mercado imobiliário, apontando tendências e avaliando os valores dos imóveis. Mesmo que isso não te traga um retorno imediato, pode ajudar a construir uma carreira de credibilidade e te posicionar de forma diferente no mercado. O resultado é mais clientes te procurando.
Snapchat
Por sua vez, o Snapchat depende mais da sua criatividade. Isso porque o aplicativo só permite publicar fotos ou vídeos de no máximo 10 segundos. Eles ficam armazenados em suas Histórias apenas 24 horas. Ou seja, depois de um dia postado, seus snaps desaparecem.
Nesse sentido, o aplicativo pode ser útil para tirar fotos de cômodos ou simplesmente mandar um bom dia aos seus seguidores. Isso ajuda você a construir um relacionamento mais próximo com o seu cliente, o que, para um corretor de imóveis, é indispensável.
Em termos de audiência, o aplicativo vai muito bem, obrigado. Segundo o próprio blog do Snap, ao todo, são 100 milhões de usuários todos os dias no mundo inteiro. Parece pouco se comparado aos 1 bilhão do WhatsApp, mas eles são muito ativos. Nada menos do que 8 bilhões de vídeos são assistidos todos os dias pelo aplicativo.
Então, as ferramentas estão aí para você usar e abusar. Os dois aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais iOS e Android. É só baixar e começar a se engajar!
Ah, aproveite também para conhecer outras ferramentas imprescindíveis da plataforma ville Imob para suas atividades imobiliárias, confira!
Boas vendas!