São diversos os tipos de parcerias que podem ser celebrados no setor imobiliário, como, por exemplo, corretores autônomos que se juntam para trabalhar em uma equipe com um sistema interno de indicação.
Imobiliárias, por sua vez, contam com um quadro fixo de corretores, mas, em momentos de alta demanda, podem realizar parcerias temporárias com corretores independentes. Por fim, existem as construtoras que estão sempre em busca de parcerias, principalmente quando grandes empreendimentos estão prestes a serem lançados.
Parcerias são, em geral, vantajosas ou pelo menos necessárias para ambos os lados. Suponha uma situação em que você tenha um cliente que busca por um imóvel com características específicas que você não disponha em seu portfólio no momento. Você pode então, entrar em contato com um corretor parceiro que possua tal imóvel e verificar a disponibilidade do mesmo.
Os próximos passos dependerão do acordo entre vocês, pode ser que você repasse o cliente para que ele prossiga com a negociação ou pode ser que seu parceiro permita que você negocie o imóvel dele com o cliente.
Naturalmente, os lucros serão divididos de acordo com a participação de cada um no negócio ou então, contratos de parceria previamente assinados determinarão os valores a serem recebidos. A grande vantagem nesses casos é que você conseguiu realizar o desejo de um cliente, gerando lucro hoje e possíveis recomendações no futuro.
A situação citada acima ilustra uma possível parceria entre dois corretores ou até mesmo corretores e imobiliárias, mas neste post veremos como os corretores podem realizar parcerias com construtoras ou incorporadoras. Abordaremos como tais parcerias devem ser feitas e também quais as vantagens dessa união. Ficou interessado? Então só seguir lendo o artigo.
Porque fazer parcerias com construtoras?
Grandes construtoras e incorporadoras realizam lançamentos frequentes de prédios e conjuntos habitacionais com uma ampla quantidade de imóveis que, por serem novos e modernos, apresentam diversas vantagens para quem os compra. Pode-se dizer, portanto, que essas empresas movimentam os negócios com alto Valor Geral de Vendas.
Por outro lado, as comissões oferecidas pelas construtoras são inferiores às oferecidas por imobiliárias. Dessa maneira, a grande vantagem de fechar parcerias com construtoras é o grande volume de vendas e negócios que podem ser fechados a cada mês, devido à alta procura e aceitação dos seus imóveis. Isso justifica o fato que vários corretores que trabalham em conjunto com as construtoras têm rendimentos mensais muito superiores à média.
Outra vantagem está na redução de gastos com marketing uma vez que, as construtoras já investem pesado na divulgação de seus empreendimentos, com propagandas que são colocadas nos rádios da região, televisão e principalmente na internet.
Adicionalmente, panfletos e banners são colocados nos pontos de alta circulação da cidade. Isso sem mencionar o fato que algumas construtoras investem, até mesmo, na decoração de imóveis para servir de demonstração.
Todo esse investimento facilita muito o trabalho dos corretores parceiros das construtoras. Uma última vantagem é o fato de que várias construtoras oferecem condições similares à de imobiliárias, cobrindo custos dos seus corretores.
Como fazer parcerias com construtoras
É possível perceber que para o corretor, esse cenário é muito vantajoso, vamos ver agora como o mesmo deve prosseguir para fazer parcerias com construtoras.
-Seja Profissional e capriche na apresentação
Com tantas vantagens não adianta pensar que você será o único corretor interessado em realizar parcerias com as construtoras. Para sair na frente é importante mostrar que você é um profissional sério e comprometido.
Apresente suas principais realizações profissionais, mencione grandes negócios realizados ou situações que mostrem sua capacidade de ser produtivo, como a venda de um alto volume de imóveis em um período de tempo relativamente curto.
Caso você já tenha uma plataforma de venda de imóveis como o ville Imob , apresente-o ao seu possível novo parceiro. Mostre as diversas capacidades da plataforma que poderão ajudar a alavancar as vendas, tais como website próprio, gerador de contratos, CRM imobiliário completo, entre outros.
-Faça bom Networking Imobiliário
É mais fácil para um profissional que tem uma ampla rede de contatos fechar novas parcerias. Isso ocorre porque pessoas que já realizaram parcerias com você anteriormente podem estar dispostas a te apresentar aos novos parceiros.
Mesmo que seus contatos não tenham influência suficiente para uma indicação aos responsáveis pelo empreendimento, eles podem te informar da oportunidade, o que é especialmente útil caso eles tenham essa informação com certa exclusividade ou antecedência.
-Analise o histórico da construtora
Antes de fechar parcerias com construtoras é uma boa ideia buscar informações de outros empreendimentos da mesma, verificar se a data de entrega foi de acordo com o esperado e se os clientes ficaram satisfeitos com o investimento.
Embora as consequências monetárias e legais nesses casos não afetem tanto os corretores envolvidos, é sempre bom trabalhar com empresas sérias e comprometidas. Outro ponto a se considerar é que um cliente insatisfeito dificilmente te procurará para novos negócios ou fará recomendações positivas suas no futuro.
-Oficialize os termos da parceria em um contrato
Nunca feche um negócio ou uma parceria com apenas um aperto de mãos. É importante redigir contratos que estabeleçam os direitos e as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas. Isso é importante tanto para a construtora quanto para o corretor pois, dessa maneira, ambos têm um documento legal para consultas futuras, caso necessário.
Consegui uma parceria, e agora?
Se você seguiu as dicas acima e conseguiu fechar uma parceria com uma grande construtora, então, esse é o momento de agir com eficiência e eficácia. Com o aumento de imóveis disponíveis em seu portfólio, será essencial cadastrá-los em um sistema eficiente de CRM imobiliário, como o oferecido pela plataforma ville Imob.
Aproveite e disponibilize os imóveis e as informações relacionadas em seu próprio website. Na maioria dos casos a construtora já fez e continua fazendo uma campanha de marketing na região. Ainda assim você pode e deve informar aos seus próprios clientes da nova oportunidade.
Utilize ferramentas de automação de marketing como o ville Target para enviar mensagens para sua lista de email marketing e para criar landing pages interessantes que capturem a atenção e o interesse dos seus clientes.
E como dica final lembre-se, um bom desempenho, com altos números de vendas não significa apenas lucros no presente momento como também a possibilidade de novas parcerias no futuro.