Todo investimento deve ser acompanhado de uma justificativa clara certo? Este deve ser o pensamento de um empresário, caso contrário, o mesmo estará apenas fazendo apostas. E a verdade é que o mercado não é um lugar para quem quer apostar, devemos tomar decisões baseadas em fatos. Com base nisso, é natural que muitas pessoas tenham se perguntado: é realmente necessário investir na otimização para motores de busca?
E a resposta é sim, mas não adiantaria simplesmente responder sem passar algumas boas justificativas certo? Pois é, no artigo de hoje nós vamos ver os principais motivos pelos quais é importante investir no SEO do seu site imobiliário.
1º. A maioria das interações começam após uma busca online
“Números não mentem”, esse é o lema de muita gente, e com razão. Fazer uma decisão baseada em números e dados estatísticos é melhor que seguir a intuição. Por isso você provavelmente gostaria de saber que 93% das interações online começam com uma pesquisa orgânica.
Ou seja, muitas pessoas fazem uma busca antes de acessar um site. E isso faz sentido, nossa mente não funciona assim: “vou acessar um site até encontrar a resposta que preciso”. É, simplesmente, muito mais prático realizar uma busca e analisar os resultados. Clicando no site que parece ter a melhor resposta.
Para o mercado imobiliário, isso significa que seu cliente pode buscar por “casa à venda no bairro A”. Ou ainda, “apartamentos para aluguel na cidade X”. Isso sem contar na possibilidade de buscas direcionadas à dúvidas como: “como funciona o financiamento de imóveis”.
Independente do termo pesquisado, ter um site imobiliário com otimização para motores de busca é essencial. Visto que isso é basicamente sua maior chance de aumentar seu tráfego online.
2º. A maioria das pessoas não acessam outras páginas além da primeira
Outra estatística interessante informa que 75% das pessoas ficam satisfeitas com os resultados da primeira página. Isso significa que o simples fato de não aparecer na primeira página reduz suas chances de ser encontrado para 25%.
Este fato, em conjunto com o anterior mostra uma coisa importante: otimização para motores de busca não é uma busca obsessiva por um ranque. Em outras palavras, o investimento em SEO tem como objetivo real o aumento no tráfego do seu site imobiliário.
E é, obviamente, importante reforçar este aspecto. Caso contrário, podemos não entender realmente as consequências de um bom ranqueamento em um motor de busca.
Um dado adicional interessante é o seguinte: 20% das pessoas clicam no primeiro resultado, 13% clicam no segundo e outros 13% clicam no terceiro. Juntos isso significa que os três primeiros resultados são a escolha de quase metade de todas as buscas realizadas online.
Em termos práticos, isso significa que se você consegue se posicionar no terceiro lugar de uma palavra-chave que é buscada 10.000 por mês. Então você receberá 1300 novas visitas no seu site graças à este único artigo ou página otimizada.
3º. Você economiza com anúncios
Um dos principais custos de uma empresa em geral, imobiliária ou não, é com anúncios. E isso é natural, é importante divulgar seu site, seus produtos e seus serviços. Mas e se fosse possível economizar significativamente em custos com anúncios? Seria ótimo né?
E o investimento em SEO permite que você possa reduzir os custos com anúncios digitais sem ter qualquer impacto nos seus números de acessos diários.
Veja bem, porque você vai fazer uma campanha no Google Ads se seu site já é o que aparece em primeiro lugar para as palavras-chaves mais relevantes? Com esta economia você pode decidir se quer investir este recurso em outros tipos de campanhas. Ou ainda, talvez seja melhor investir em outras partes da sua estratégia de marketing. A escolha é sua.
4º. Ajuda no seu Branding
Branding, como já comentamos, é a construção e estabelecimento da sua marca. E uma das grandes vantagens do investimento no SEO é que parte das suas atividades de SEO ajudam também no Branding.
Veja bem, a otimização para motores de busca consiste na criação de artigos, vídeos e um conteúdo em geral que visa atender as necessidades do seu público. Mas muito mais que isso, você também quer falar do seu negócio nestes artigos. Seu objetivo é: mostrar como sua imobiliária possui o melhor serviço de venda de imóveis da região.
E, de certa maneira, o branding requer que você deixe claro qual o serviço que você oferece. Isso já é feito quando você investe no seu SEO. E tem mais, uma das estratégias mais importantes da otimização para motores de busca é conseguir backlinks. Sendo que estes são links, de outros sites, que direcionam usuários para o seu site.
Agora veja bem, ao conseguir uma parceria para divulgar o seu site com algum backlink, você acaba de divulgar seu site. O que ajuda no seu branding, por auxiliar no estabelecimento da sua marca no mercado.
5º. É relativamente fácil otimizar seu site
Otimizar o site para motores de busca é algo que pode ser considerado simples. Claro, precisamos deixar claro que este é um trabalho constante e recorrente. Além disso os resultados não acontecerão nas primeiras 24 horas. Mas, fora isso, trabalhar com SEO é algo que você mesmo pode fazer. Basta seguir os passos abaixo.
Inicialmente você precisa criar um conteúdo de qualidade. Escreva artigos sobre o mercado imobiliário que podem ajudar seu cliente na hora de comprar ou alugar um imóvel. Logo após busque parcerias para que você consiga backlinks.
O próprio Google já afirmou que estes são os dois parâmetros mais importantes, se você tem conteúdos de qualidades e backlinks de sites de grande autoridade. Então você estará com metade do caminho andado.
O próximo passo é otimizar seu site para que ele tenha um carregamento rápido. Sites que demoram mais que 3 segundos para carregar resultam em 40% de abandono. E isso também tem um impacto no seu ranqueamento. E não se esqueça de otimizar para um carregamento rápido em dispositivos móveis também.
Se tudo isso parece muito difícil não se preocupe, o ville Imob é uma plataforma completa para corretores de imóveis. E, entre os nossos produtos, oferecemos um site imobiliário completo. O site foi feito por profissionais do marketing e utiliza as melhores práticas SEO. Além disso você contará com uma versão mobile para que quem acessa seu conteúdo pelo smartphone não fique desapontado.
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