Atualizado em 23 de julho de 2021 por Camila Bonatti.
Quer saber como montar uma imobiliária de sucesso para alcançar os seus objetivos e assim impulsionar o seu negócio da maneira certa? Ótimo, esse comprometimento em aprender mais é muito importante!
E por isso nós elaboramos esse breve guia com alguns detalhes que podem lhe ajudar a começar o seu negócio imobiliário com o pé direito.
Para isso, convidamos você para acompanhar o nosso conteúdo até o fim e assim saber mais sobre o passo a passo de como abrir uma imobiliária. Vamos lá?
Como montar uma imobiliária? Veja dicas úteis
Encontrar uma boa casa não é algo fácil de se fazer, além do custo, é também uma questão de tempo para encontrar um lugar de qualidade, segurança e que seja aconchegante.
Uma casa, assim, é o que muitas pessoas procuram como forma de investimento, mas boa parte delas não entendem direito por onde começar, tampouco entendem de documentos, financiamentos e parcelas.
Por conta disso, montar uma imobiliária pode gerar uma boa oportunidade de negócio, além de auxiliar muitas pessoas a realizarem o sonho da casa própria de uma forma segura.
Então, veja um corretor e uma imobiliária como um realizador de sonhos, e a partir disso, invista em conhecimento para abrir o seu negócio.
Vamos ao passo a passo?
1- Planejamento e Público-alvo
Primeiramente, você deve planejar em que lugar seria essa imobiliária e qual público ela focará (se será só para uma cidade específica, se será voltada para apartamentos de construtoras, ou para algo mais amplo pelo país).
Caso você queira montar uma imobiliária em mercado mais competitivos, focar em um tipo de imóvel pode ser interessante, assim você atende melhor o público através de uma segmentação.
- Exemplo: imobiliária especializada em imóveis comerciais, imobiliária especializada em galpões para fábricas, e por aí em diante.
Se a imobiliária estiver em uma cidade pequena, talvez seja melhor generalizar e trabalhar com imóveis de todos os tipos.
No entanto, é de suma importância que você estude o seu público-alvo a fundo, antes de simplesmente abrir a sua imobiliária. Isso é muito importante para atingir bons resultados.
Caso contrário, você poderá criar uma linguagem muito generalista, não abarcando nem os jovens, nem os mais velhos, etc.
Por isso, saiba com quem você está falando na hora de criar a comunicação da sua imobiliária.
2- Como anda o seu bolso? Pense nos investimentos da sua imobiliária
Outra questão importante para pensar é o quanto você tem financeiramente para investir na sua imobiliária.
Isso também inclui os gastos para o aluguel de um espaço, se você tem condições de abrir uma firma ou não, se o seu o seu comércio terá empregados ou começará de forma familiar.
Quanto à estrutura, se a grana estiver curta, vale a pena investir em móveis mais modestos, em uma estrutura um pouco mais simples e depois, com o passar do tempo, ir investindo em móveis e computadores mais sofisticados.
Então, lápis e caneta na mão para ver se há condições de investir no seu negócio, agora. Se não der agora, invista no seu sonho e procure uma forma de abrir uma conta para investir somente nele.
Vá dando um passo de cada vez: você não precisa “correr contra o tempo” para conquistar o sonho de abrir uma imobiliária de qualidade.
3- Entenda quais são os documentos necessários para abrir uma imobiliária
Os documentos para abrir uma imobiliária são bem específicos. Há a exigência do segundo grau completo, o mínimo de experiências em vendas e estar inscrito no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – da jurisdição.
Existe outro jeito? Não.
Para ser corretor de imóveis em qualquer imobiliária ou abrir a sua própria para trabalhar por conta, você deve ter o CRECI, conforme a LEI Nº6.530, de 12 de maio de 1978, e regulamentada pelo Decreto Nº81.871, de 29 de junho de 1978.
É preciso fazer uma escritura que deixe claro aos órgãos públicos e aos clientes que aquele negócio é uma imobiliária.
É preciso, também, estar cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias, e em eventuais pontos de emergências da cidade em que estará a sua imobiliária. Lembrando que existem CRECI-F (de pessoa física) e CRECI-J (de pessoa jurídica).
4- Aprenda a divulgar os seus serviços de uma forma eficiente
Hoje, existem inúmeras formas de divulgar uma imobiliária. Você pode começar de forma simples, como panfletagens, e expandir com anúncios para revistas e jornais que sejam próximos ao seu negócio.
Pode ainda, usar uma das maneiras mais rápidas e eficazes para divulgar a imobiliária, sem muito custo: a internet.
Crie um site bem feito, que descreva diretamente os seus imóveis, que traga algo interessante para o seu cliente e invista também em links patrocinados eles costumam gerar um retorno rápido e ajudam na captação de novos clientes, quando usados da maneira certa.
Da mesma forma, lembre-se de sempre trabalhar as suas redes sociais, pois é lá que a maior parte das pessoas passam o tempo ao longo dos dias.
5- Saiba como inovar com a sua nova imobiliária
Você pode inovar o seu negócio propondo pequenas palestras para pessoas do mercado imobiliário, que contenham experiências motivadoras sobre a profissão, sobre como montar uma imobiliária ou como anda o mercado imobiliário no Brasil.
Procure oferecer brindes como chaveiros com sua logomarca ou algum outro diferencial como estratégicas de Branding (evidenciando sua marca no mercado).
6- Invista em ferramentas que impulsionam os resultados, como Softwares, CRM e Site
Hoje em dia, todo tipo de negócio merece uma boa solução em tecnologia.
Essa solução pode ser apenas para cadastrar seus imóveis, ou algo mais completo que possa abranger software, CRM (controle e gestão de clientes), integrações com portais e principalmente a compatibilidade com dispositivos móveis.
A empresa villevox, através de sua solução ERP ville Imob possui uma ferramenta que atende tanto o corretor autônomo, como você que deseja abrir uma imobiliária.
Gostou das dicas? Espero que elas tenham dado um caminho para você e o seu negócio. Continue acompanhando as matérias do blog ville Imob.