Quando uma pessoa pesquisa imóveis pela internet, ela espera encontrar informações que solucionem suas dúvidas de imediato. Na prática, isso significa que anúncios de imóveis incompletos são, de cara, descartados pelos usuários.
Ao contrário, se o anúncio reunir os mais variados dados, o cliente pode ser convencido a fazer uma visita. Em outras palavras, criar anúncios imobiliários é uma das tarefas mais decisivas para o corretor.
Por essa razão, há coisas que o profissional não pode fazer nos anúncios de imóveis online. Se você quer saber quais são essas coisas, acompanhe este texto e evite perder oportunidades de negócios por causa de algum deslize.
Economizar nas fotos ou fazer imagens de má qualidade
A primeira oportunidade que o corretor tem para chamar a atenção do cliente é a imagem. O possível comprador ou inquilino, certamente, deve passar um bom tempo vendo e revendo cada uma delas. Por isso, colocar poucas fotos nos anúncios de imóveis pode deixá-lo decepcionado.. E lembre-se: elas devem ter boa qualidade.
Sabia que o número de fotos faz parte do algoritmo dos portais imobiliários e das páginas de busca? O que significa que não é bom economizar nas fotos. Não é só uma questão de satisfazer um cliente interessado, mas também de ser encontrado por ele durante a pesquisa. Ter mais de 15 fotos é um número muito bom.
Aproveite e invista, inclusive, em vídeos. Faça imagens claras, destaque as qualidades de cada cômodo e evite fazer qualquer tipo de edição ou incluir marcas d’água. Elas podem dificultar a visualização.
Ter uma descrição muito simples
Escrever na descrição “Para mais informações, entre em contato com o corretor” pode parecer uma boa sacada, não é mesmo? O profissional pensa que o cliente vai mesmo lhe contatar. Porém, não há nada que garanta que isso aconteça.
Vamos ser sincero: é muito mais eficiente, para você e para o cliente, trazer as informações da melhor forma possível. Nada de jogos ou enrolação. Informar apenas a metragem do imóvel e a região onde ele se encontra também não é suficiente. Vá além e destaque as qualidades do imóvel.
Uma boa descrição também ajuda a melhorar a posição de seu site imobiliário no ranking de busca de portais, como o Google. Outra função é encantar o cliente. Para chamar atenção, explore características, como arejado, espaçoso e aconchegante. E coloque as descrições em tópicos para ajudar na leitura.
Usar um título pouco atraente
Quanto ao título, por mais simples que ele possa parecer, o corretor deve escolhê-lo com bastante atenção. Ele também pode ajudar você a ser encontrado mais rápido nos sites de busca.
Então, pense como o cliente faz uma pesquisa e opte pelo mais óbvio: tipo do imóvel, com número de dormitórios e bairro de localização. Se você quer que seu anúncio seja encontrado rapidamente, faço tudo que for necessário para que isso aconteça.
Não divulgar seus anúncios de imóveis
Por mais que ter uma descrição completa e um título atraente ajude no posicionamento de seu site nos resultados do Google, é possível impactar muito mais pessoas ao divulgar seus anúncios em outros canais. Aqui, estamos falando das redes sociais e de portais imobiliários.
Para não perder tempo divulgando um por um, você pode recorrer às soluções do ville Imob. Por exemplo, a ferramenta de integração social divulga seus anúncios de imóveis em todos os seus perfis das principais redes sociais. Isso sem falar da possibilidade de compartilhá-los pelo WhatsApp.
O mesmo acontece com a ferramenta de integração de portais. Todos os seus anúncios estarão disponibilizados nos maiores sites da categoria, inclusive na OLX.
Deixar informações soltas
Em algum momento, o corretor pode se sentir tentado a evitar informações que gerem alguma rejeição. Um exemplo é omitir as regras de um condomínio, como o prédio não aceita animais ou que o plano de TV por assinatura já é predeterminado a todos os condôminos.
É melhor deixar tudo às claras de princípio. Imagine que o cliente descubra isso depois de um período de negociação… vai pegar mal para você, né? Portanto, não minta nem omita qualquer informação.
Garanta sempre um anúncio transparente, desde as regras da vizinhança até a real distância de serviços do bairro, passando pelo valor total do imóvel. É isso mesmo! Isso inclui, aliás, o IPTU da casa ou o condomínio do apartamento.
Não atualizar as informações dos anúncios de imóveis
Até que o seu anúncio seja encontrado por algum comprador, isso pode levar algum tempo. Enquanto isso, você vai deixando ele lá no seu site, esquecido, sem qualquer atualização? Um erro grave.
É preciso estar atendo a este detalhe, pois se o valor do imóvel subir, você precisa atualizar o anúncio. Se o anúncio não recebe contato, atualize o texto e renove as imagens. Por fim, se o imóvel for vendido, retire o anúncio do ar rapidamente.
O bom desempenho de sua campanha exige a utilização de boas dicas e também de modificações constantes para que os resultados apareçam.
Entre tantas coisas que você não pode fazer, a última e mais importante é deixar de colocar a mão na massa. Siga em frente e bons negócios!