Artigo atualizado em 30 de março de 2023 por Camila Bonatti.
Entender o que fazer quando o cliente te ignora é fundamental para conseguir equilibrar o psicológico durante um processo de venda. Sabemos que, na grande maioria das vezes, o não é muito mais presente que o sim. Por isso, em negociações ou mesmo em construção de relacionamento com o cliente, algumas coisas precisam ficar claras.
Dessa maneira, será possível se preparar para as negativas do cliente, ou até mesmo para situações nas quais ele possa, simplesmente, não responder às suas mensagens ou ligações.
Acompanhe o texto para saber mais.
O que fazer quando o cliente te ignora?
A primeira coisa a entender quando um cliente te ignora, é que isso é comum. Seja durante uma campanha de lançamento de um imóvel ou durante uma campanha de relacionamento para estreitar os laços.
Você precisa ter em mente que a primeira reação do cliente vai ser ignorar qualquer tipo de comunicação que ele achar invasiva, apelativa ou falsa. Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga estabelecer um diálogo mais saudável, natural e humano com o seu cliente ou futuro cliente, evitando situações ruins. Acompanhe.
1- Conheça o seu público
A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu público. Afinal, de nada adianta estabelecer comunicação com alguém que não tem o menor interesse no seu assunto. Por isso, é fundamental que você mapeie e consiga entender as necessidades e anseios das pessoas que você pretende transformar em clientes.
Ou seja, falar com o público certo é mais do que fundamental. Fazendo isto, você já elimina a grande maioria dos obstáculos de comunicação que pode enfrentar.
Pense comigo: se você quiser vender uma casa de 1 milhão de reais que está na oferta, o seu público precisa estar de acordo com este negócio. Ou seja, é muito mais viável montar uma comunicação destinada a empresários bem-sucedidos do que para estudantes universitários, não é mesmo?
Embora isto seja básico, é sempre importante relembrar. Fale com o público certo e as chances de ele te ignorar serão muito menores.
Caso você fale com o público errado, além de ser ignorado, poderá manchar a sua imagem, fazendo com que as pessoas se queixem, entre elas, da sua abordagem. Pense nisso!
2- Não force a barra
Bem como equilibrar e direcionar sua comunicação para o seu público-alvo, é importante que você não force a barra nesse momento. Ou seja, fale em uma linguagem que o seu espectador vá entender. Não queira ser coloquial para um público que é formal e nem vice-versa. Este é o primeiro passo a entender.
O segundo passo, é não tratar você ou seu negócio como único e exclusivo. Experimente fazer ao contrário: trate o cliente como exclusivo. Foque no que poderá realmente ajudá-lo e resolver algum problema dele. Afinal, dizer que o seu imóvel é o melhor e que tem o melhor preço já é clichê, e isto fará com que o seu cliente ignore, pois na mente dele, é uma frase banal e usada por todos.
Portanto, seja realista, não force a barra com palavras difíceis e trate o cliente ou prospecto como exclusivo, buscando sempre resolver o problema dele e não buscando simplesmente vender ou empurrar negócios.
Não se esqueça de que, do outro lado, há uma pessoa com uma vida, sonhos, desejos, objetivos, que merece ser respeitada, ok?
3- Não seja invasivo
Outro ponto fundamental para ter a atenção de clientes e entender o que fazer quando um cliente te ignora, é não ser invasivo. E isto vale para diversos quesitos da comunicação. Por exemplo, alguém que está no mercado fazendo compras não quer ser abordado na saída por um corretor de imóveis, não é mesmo?
Outro ponto importante, é a questão da comunicação online. Manter um relacionamento de confiança com o cliente ou prospecto, é fundamental. Desde que ele conceda permissão para que você faça isso.
Por exemplo, nunca compre uma lista de e-mails ou WhatsApp aleatória para disparar sua mensagem. Isso é básico e fará com que os potenciais clientes lhe ignorem. Afinal, você está sendo invasivo e não estará falando com o público certo.
Sempre busque construir um relacionamento com esse público, oferecendo valor e conteúdo em troca do contato dele. Assim, suas mensagens serão recebidas de forma muito mais receptiva.
4- Conteúdo é importante
Como já falamos anteriormente, para que sua mensagem não seja vazia e simplesmente com uma oferta de vendas, experimente dar um passo para trás e oferecer algo antes para o cliente. Além de agregar valor para o mesmo, você não estará sendo invasivo.
Por exemplo, antes mesmo de simplesmente oferecer o melhor desconto, a melhor oferta ou a casa mais bem localizada, ofereça algo que o cliente não está esperando. Crie relacionamento e não simplesmente dispare mensagens vazias. Uma sugestão, é você montar dicas sobre assuntos relevantes para ele.
Ofereça isso e assim, é possível que ele comece a enxergar você não como um corretor ou corretora, mas como um amigo que domina o assunto do problema dele. Isto fará toda diferença no processo final, que é a venda efetiva.
Faço tudo isso, mas o cliente continua ignorando
Se você faz tudo isso e o cliente segue ignorando suas mensagens, não se preocupe. Existe algum impeditivo que está causando esta situação e certamente ele está ligado a um destes itens anteriores. Tudo que você precisa fazer, é uma avaliação da situação, ser realista com você mesmo e buscar entender onde está o erro.
Assim que o erro for identificado, você poderá iniciar o processo de correção e otimização das mensagens e do diálogo. O mais importante, é que você não se deixe abalar por isso. O cliente ignorar não significa que o seu trabalho é ruim. Significa que alguma peça não está encaixada, e você tem a oportunidade, a partir de agora, de melhorar e corrigir.
Assim sendo, o ponto principal é entender que você não pode levar estas situações para o lado pessoal. Ou seja, se isto está acontecendo, não é algo que não possa ser corrigido. Basta acertar a estratégia e alinhar a mensagem de acordo com as nossas dicas.
Uma sugestão para aprimorar ainda mais este passo importante no processo de vendas, é contar com uma plataforma de CRM imobiliário que seja especialista no assunto. Estas plataformas são fantásticas e capazes de otimizar todas as questões abordadas anteriormente. Assim, você conseguirá estruturar a comunicação de forma inteligente, direcionada e altamente segmentada para sua base de clientes.
Conheça a plataforma de CRM do aplicativo Praedium! Com ela, você poderá estreitar ainda mais os laços com o seu cliente e potenciais clientes.
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