Ter um nome é uma forma de ser identificado e por consequência se tornar reconhecido. Uma das coisas mais importantes e difíceis quando se abre uma empresa é a escolha do nome. Buscar o nome ideal para sua empresa pode exigir tempo e muita dedicação.
No mercado imobiliário brasileiro escolher um nome para sua imobiliária pode se tornar algo muito mais trabalhoso devido a grande concorrência. A grande cautela é ficar atento para não repetir o mesmo nome de uma imobiliária já existente. Mas qual a forma correta de escolher um nome para imobiliária?
Segue algumas dicas que podem te ajudar na escolha do nome para sua imobiliária:
1. A importância do nome
Muitos empreendedores dão o seu sobrenome, como nome da imobiliária. Infelizmente essa forma “genial” de escolher um nome para sua imobiliária pode atrapalhar no seu posicionamento dentro do mercado. Sem contar que dependendo de sua descendência, a pronúncia do nome não seria tão fácil, não é mesmo?
A ideia de escolher um nome tem que vir do criativo, de conceitos, e o mais importante é da sua ação principal. É recomendado não colocar o nome da cidade como parte do nome da empresa, imagina se você for abrir uma filial em outra cidade, como que fica nesse caso?
2. Faça uma pesquisa exploratória
Realize uma pesquisa entre a concorrência. Verifique os nomes que outras imobiliárias utilizam. Lembrando que é importante conhecer outras ideias de nomes, porém copiar a identidade de seu concorrente não é nada legal. Então faça uma analise com resultados sadios.
3. Utilize sua imaginação. Seja criativo
Nós estamos acostumados a seguir caminhos onde não há obstáculos, procurando fazer tudo que seja mais fácil. Pois é nesse comodismo que muitas imobiliárias pecam. Como foi dito no tópico anterior a ideia inicial para escolha um nome para sua imobiliária é ser criativo, usar a imaginação de forma correta.
Não pense que vai ser uma tarefa fácil. Talvez leve horas, e até dias para você chegar a um nome concreto para sua imobiliária. Que tal começar pensando no que você pretende proporcionar para seu cliente? Qual seria o seu diferencial? Como é sua forma de trabalhar? E por aí vai, responda perguntas a você mesmo e pesquise muito.
4. Nome conciso e memorização
Quem nunca viu nomes enormes de imobiliárias estampadas em placas? A grande questão é: será que você se recorda desses nomes enormes? Eis o problema, muitas imobiliárias escolhem nomes e colocam a palavra imobiliária, imóveis, ou casa.
Para identificar sua empresa como imobiliária não precisa necessariamente inserir a palavra imobiliária junto às palavras compostas. Basta uma identificação breve e curta, dessa forma terá mais garantia de reconhecimento pelos seus clientes.
5. Disponibilidade para registro da marca
Após a sua identificação de conceitos, criatividade e coerência, faça uma avaliação do nome pré-definido e verifique se não há nomes iguais já registrados. Essa etapa deverá ser analisado com bastante atenção, pois a concorrência é grande e corre uma enorme chance de ter nomes iguais ao seu ou muito parecidos.
A importância do registro da marca é grande e garante a você o uso e aplicação da mesma, assim como o uso e aplicação do logotipo. Para saber mais sobre registro de marcas e patentes acesse o site do INPI. É um processo que pode ser bem burocrático e as vezes demorar vários meses para sair seu registro, mas vale a pena.
6. Registro de seu Domínio na Internet – Site Imobiliário
Vá em sites para registros de domínios: www.registro.br e cheque a disponibilidade de seu nome. Utilize terminações fáceis e comuns como: .com, .com.br, entre outros. O site imobiliário é uma vitrine online, onde a imobiliária pode ter grandes oportunidades de reconhecimento e empreendimento.
Não escolha nomes muito longos e complicados para seu site. Utilize o mesmo nome definido para a imobiliária. Inclusive, a pesquisa do domínio tem que ser feita junto com a pesquisa do nome da imobiliária, pois uma depende diretamente da outra.
7. Identidade Visual é tudo
É muito importante ter a sua identidade de forma correta e organizada. É claro que para chegar a resultados positivos deve haver muita pesquisa, avaliação e atenção, pois no mercado imobiliário há muitos concorrentes e o segredo é ter o diferencial. A identidade visual deve ser unificada, não aplique uma tipologia (fonte) para cada peça publicitária, padronize suas cores e textos.
Caso você não tenha conhecimentos gráficos, contrate um freelancer ou uma agência publicitária. Será um investimento que vale super a pena! Pode até conseguir um pacote completo com logomarca e papelaria inclusas (cartão de visita, banner, folders, etc).
Sua imobiliária não será a mesma! Dessa forma fiquem atentos e tente utilizar o máximo dessas dicas.
Sucesso e Bons Negócios!