Atualizado em 28 de março de 2023 por Camila Bonatti.
Nesse sentido, montar uma imobiliária digital, diante do reaquecimento do mercado imobiliário brasileiro, surge como uma alternativa mais viável para quem não tem muito capital disponível.
Cada vez mais os negócios nascem e sobrevivem na internet. Com o mercado imobiliário, a história não é diferente. Para se ter ideia, de acordo com Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), 90% das buscas por imóveis começam na internet. Por isso, é possível montar uma imobiliária digital – e ter sucesso com ela.
É claro que uma negociação imobiliária não se concretiza 100%. Afinal de contas, o cliente precisa conhecer o imóvel pessoalmente para tomar uma decisão mais assertiva. Além da importância da visita imobiliária, é importante que o comprador tenha total confiança no corretor de imóveis.
Isso só é possível se houver encontros presenciais. Mas nada que a locação de uma sala de reuniões ou um espaço de co-working não resolvam.
Com isso em mente, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e entenda quais são as vantagens e como montar uma imobiliária virtual capaz de aumentar os seus resultados. Acompanhe:
Vantagens de montar uma imobiliária digital
Antes de falarmos do passo a passo de como montar uma imobiliária digital, vale a pena reforçar suas vantagens. O grande benefício está no investimento mais modesto. Com uma imobiliária virtual, você economiza ao não precisar pagar aluguel por um espaço físico.
Mesmo assim, ainda é preciso investir em uma estrutura com, pelo menos, um computador, telefone e uma plataforma imobiliária para ajudar nos negócios. Essa estrutura pode ser montada dentro de casa. Para tanto, você precisa se preparar para se ser um corretor de imóveis home office. Mas lembre-se: trabalhar em casa exige muita disciplina, hein!
Por outro lado, quando você tem uma imobiliária digital, não é possível impactar as pessoas que estão em movimento pela rua. Mas isso nem é um problema tão grande assim. Como falamos acima, a maioria das pessoas inicia o processo de busca de imóveis pela internet. Nesse sentido, é importante fazer um bom trabalho de marketing digital.
Assim, entender o que precisa para abrir uma imobiliária virtual e o passo a passo de como montar imobiliária de sucesso são questões fundamentais para ir rumo ao topo neste mercado.
Para isso, é necessário se atentar aos pequenos detalhes envolvidos com o processo: a escolha do público-alvo, a plataforma imobiliária escolhida, entre outros fatores extremamente importantes.
Parece confuso? Mas não é! Fique tranquilo que nos próximos tópicos nós vamos lhe ensinar tudo o que você precisa para montar a sua imobiliária virtual da melhor maneira possível. Preparado?
Passo a passo para montar uma imobiliária digital
Agora, vamos à prática. Ficou interessado em montar uma imobiliária digital? Então veja o que fazer para ter sucesso com ela.
1. CRECI jurídico
Exercer ilegalmente a profissão – seja pessoa física ou jurídica – configura crime previsto em lei. Portanto, o primeiro passo para montar uma imobiliária digital é tirar o CRECI jurídico.
Para tanto, você deve entrar em contato com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região de atuação e emitir todos os documentos solicitados pelo órgão.
É muito importante não pular esta etapa! Pois caso você tente atuar de forma não legalizada, poderá ter problemas sérios no futuro.
2. Site imobiliário completo
É claro que você precisa ter um site imobiliário, né? Aliás, esse item é indispensável até para quem possui uma estrutura física. Nele, procure destacar o número do seu CRECI para dar confiança aos visitantes.
Além de expor seus anúncios imobiliários, insira outras informações em seu site, como depoimentos de clientes satisfeitos, outras formas de contato (redes sociais, email, telefone) e uma breve descrição da sua trajetória profissional. Inclusive, grave um pequeno vídeo para se apresentar, o que ajuda a dar mais transparência à sua imobiliária digital.
Lembre-se de sempre priorizar a experiência do seu cliente/potencial cliente. Ele precisa se sentir “em casa” dentro do seu site. Ali, ele poderá navegar pelas mais diversas páginas, entendendo mais sobre os imóveis disponíveis e tudo o que você tem para oferecer ao público.
Saiba usar a linguagem adequada ao seu público-alvo e use o copywriting para corretores para impulsionar os seus clientes a saberem mais sobre os seus empreendimentos.
Além disso, lembre-se do visual e de todas as funcionalidades do seu site. Aliás, os templates de sites Praedium – com versões mobile – já apresentam todos esses elementos. Você nem precisa saber muito de programação para colocar seu site no ar.
Por fim, recomenda-se ter um chat online integrado na sua página. Assim, você consegue atender os visitantes e resolver suas dúvidas logo de cara. Poderá usar a Plataforma Praedium para ter todas essas ferramentas necessárias para o profissional do mercado imobiliário.
Assim, será possível iniciar o seu posicionamento online da melhor forma possível – e com um aspecto visual bastante profissional.
Como ter sucesso com uma imobiliária digital
Depois de montar uma imobiliária digital, você precisa fazer algumas ações para que ela se consolide no mercado. Para isso, é preciso ser visto e saber como aparecer da forma correta para captar mais clientes e, ao mesmo tempo, mais imóveis. Assim você vai criando uma estrutura sólida para o seu negócio, fazendo com que a sua imobiliária virtual seja mais acessada. Veja como:
3. Vá às ruas e participe de eventos da categoria
Seja uma imobiliária com estrutura física ou 100% digital, o trabalho do corretor de imóveis acontece praticamente nas ruas, em movimento. Para captar imóveis, por exemplo, é preciso caminhar pelas ruas do seu bairro de atuação. Assim, entender como funciona uma imobiliária virtual é estar ciente que apesar da presença online, a vida offline ainda é muito ativa e necessária.
Quanto à captação de imóveis, no entanto, você realmente caminhará na rua e visualizará os móveis da sua cidade. Dessa forma você conhece a região e estreita o relacionamento com síndicos, zeladores e proprietários. Não se esqueça de levar um cartão de visita de corretor de imóveis para distribuir.
Não cansamos de repetir, também, a importância de realizar um networking no mercado imobiliário. Participar de eventos da categoria é uma ótima maneira de conhecer profissionais do setor e apresentar a sua imobiliária digital ao mercado. Quem sabe você não sai com muitas oportunidades à vista?
Inclusive, esse tipo de movimento, na carreira profissional, pode ajudá-lo a fechar parcerias interessantes, que possam garantir o crescimento contínuo do seu negócio. Acredite, isso faz toda a diferença no médio e longo prazo!
4. Divulgação em diversos canais online
Não é porque você tem um site imobiliário que você vai concentrar todas as suas ações nele. Nunca coloque todos os ovos em uma só cesta. Na prática, isso significa que você deve aproveitar a grande audiência das redes sociais e dos portais imobiliários para anunciar sua carteira de imóveis.
Aqui, uma dica: o aplicativo Praedium possui ferramentas de integração de portais e de integração social. Com elas, você consegue divulgar seus anúncios imobiliários nos principais portais e redes sociais em poucos cliques.
Você poderá também criar um canal no youtube para a sua imobiliária ou administradora de imóveis. Para isso é simples e gratuito. Mas fique ligado, deverá publicar conteúdos periódicos e engajar sua audiência. Veja no vídeo abaixo o CEO da ville Imob: Ramon Carvalho, passando várias dicas sobre o tema.
5. Software imobiliário de gestão
No mais, trate sua imobiliária virtual como um negócio tradicional. Tenha um plano de negócio eficaz, com objetivos definidos e análise de resultados. E tudo fica muito mais fácil quando você pode contar com um Software Imobiliário de Gestão.
Nele, você tem uma ampla visão de todo o seu negócio. Pode conferir o status de todas as negociações, administrar as contas a pagar e a receber e acompanhar o desempenho dos corretores parceiros.
Foi pensando nisso, que o Ville Imob realizou uma parceria com a Praedium. Veja abaixo como fazer a Gestão completa de seus imóveis e leads de uma forma simplificada:
Utilize o aplicativo Praedium e trabalhe de qualquer lugar
Com o aplicativo Praedium os corretores e a imobiliária tem a praticidade de cadastrar os imóveis no momento da captação e receber novos leads de qualquer lugar
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