O programa Minha Casa Minha Vida, como sabemos, é oferecido pelo governo federal. Ele visa oferecer oportunidade para as pessoas que não tem suporte para adquirir a casa própria com financiamentos convencionais. Por isso, saiba que para você, corretor, esta pode ser uma ótima oportunidade de negócios, visto que a potencialidade de concluir transações é grande. Acompanhe o texto para saber mais.
O que é preciso saber sobre Minha Casa Minha Vida?
Caso você esteja buscando por oportunidades de negócios imobiliários, saiba que trabalhar em parceria com o programa Minha Casa Minha Vida pode ser uma ótima alternativa. É algo que você poderá oferecer como o “algo a mais” na prestação do seu serviço e poderá ajudar as pessoas a conquistarem este tipo de financiamento.
Sua ajuda poderá partir de diversas situações e, entre elas, você poderá ser um assessor ou consultor que auxiliará o cliente com este processo. No entanto, existem algumas coisas que você precisa levar em consideração antes de disponibilizar seu tempo para oferecer este “bônus” ao cliente. Acompanhe para entender.
Quem pode financiar no Minha Casa Minha Vida?
Como falamos na introdução deste texto, este é um programa exclusivamente dedicado para as pessoas que não tenham suporte financeiro de construir a casa própria. Assim sendo, nem todo mundo se enquadra nos critérios estabelecidos pelo governo federal. Entre estes critérios, o solicitante precisará estar dentro dos seguintes:
- Faixa 1: Pessoas que ganhem até R$ 1,8 mil por mês;
- Faixa 1.5: Pessoas que ganham até R$ 2,6 mil por mês;
- Faixa 2: Pessoas que ganham até R$ 4 mil por mês;
- Faixa 3: Pessoas que ganham até R$ 9 mil por mês.
É importante entender que estas faixas são atualizadas de tempos em tempos. Ou seja, é sempre importante conferir e manter-se em dia através do site oficial do programa Minha Casa Minha Vida. Desta forma, a primeira coisa que você precisa entender é que, antes mesmo de oferecer o serviço de assessoria para o programa, é importante saber se o cliente está dentro dos critérios destas faixas.
Além dos critérios de ganhos mensais, você também poderá estruturar a forma que o seu cliente poderá conseguir este tipo de financiamento. Basicamente, o programa Minha Casa Minha Vida oferece 4 situações em que ele poderá ser usado. São elas:
- Usar o programa para financiar uma parte do imóvel;
- Usar o programa para financiar parte da entrada do projeto;
- Reduzindo taxas do valor do seguro de habitação;
- Taxas menores de juros para diminuir o valor das parcelas
Desta forma, você conseguirá estruturar ainda mais o planejamento do que você pode ou não falar durante o atendimento junto ao seu cliente.
Qual a taxa de juros do Minha Casa Minha Vida?
Agora que já entendemos quem pode fazer o financiamento, é importante também atentar-se ao valor da taxa de juros de cada modalidade. Ou seja, quando você estiver atendendo o seu cliente, certamente ele fará perguntas como esta. E se você tiver tudo na ponta da língua, melhor será a experiência do atendimento.
Portanto, a taxa de juros do Minha Casa Minha Vida é variável. Ou seja, cada situação será única e exclusiva e você precisará verificar junto a Caixa Econômica Federal como o seu possível cliente poderá ser atendido. Ou seja, se o seu cliente estiver na faixa 1, o valor da taxa será menor do que se ele estivesse na faixa 3, por exemplo. Acompanhe a tabela.
- Faixa 1: 5% ao ano;
- Faixa 1.5: De 5,5% até 7% ao ano;
- Faixa 2: 7% ao ano;
- Faixa 3: De 8% até 16% ao ano;
Assim como os valores específicos das faixas, a porcentagem de juros também deve ser consultada periodicamente para identificar possíveis mudanças, visto que recorrentemente há ajustes no programa. Por isso, nunca deixe de se informar a respeito disso.
Vale lembrar que, por mais que você esteja ajudando seu cliente a comprar um imóvel, não significa que você é o responsável por conceder ou não o benefício do programa Minha Casa Minha Vida. A sua função será apenas agregar valor para o potencial cliente, ajudando-o com informações e procedimentos referentes ao programa.
Como o corretor poderá intermediar o processo Minha Casa Minha Vida?
Como já falamos, o programa Minha Casa Minha Vida é uma ótima oportunidade de gerar novos negócios para a sua imobiliária. Uma vez que você domine tudo sobre o assunto, poderá passar a intermediar o processo entre o cliente e o banco. Isto fará com que a sua credibilidade aumente circunstancialmente e, consequentemente, a sua renda também.
Quanto mais você puder agilizar processos burocráticos e complicados, maiores serão as chances de fazer novos negócios você terá. Entretanto, você precisa estar ciente de uma série de situações que fazem parte do programa. Veja abaixo.
1- Usar o FGTS para financiar é possível
Esta é uma das situações mais interessantes para quem está buscando financiar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida. O FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço) pode ser usado para financiar o imóvel do seu possível cliente. Este é um benefício extremamente importante para quem já não possui muitos recursos e pode ser uma ótima porta de entrada para uma venda.
2- Não precisa de entrada para financiar um imóvel
Além de ter o FGTS disponível para auxiliar no financiamento, saiba que não necessariamente é preciso dar uma entrada para conseguir fazer parte do programa. Esta é uma vantagem competitiva também muito interessante.
3- Famílias com portadores de deficiência ou idosos sempre terão prioridade
Durante o seu atendimento, vale questionar este tipo de situação. Pois somente profissionais com conhecimento amplo sobre o assunto poderão direcionar o atendimento da melhor forma possível. E entender o cenário atual do possível cliente é fundamental para conquistar determinadas prioridades.
4- O governo sempre irá priorizar os mais necessitados
Este é um programa do governo que visa facilitar o acesso a casa própria para quem não tem condições. E uma das principais formas de fazer isso, é priorizar quem mais precisa. Ou seja, colher todas as informações de forma correta vai facilitar inclusive o seu trabalho.
Bons negócios para você!
Agora que você já sabe o que precisa ser feito para poder oferecer o benefício do intermédio no programa Minha Casa Minha Vida, é hora de planejar a sua imobiliária para que possa atender os clientes da melhor forma possível.
Um ponto extremamente importante, é atentar-se para a faixa base que você poderá intermediar no programa. Somente pessoas que fazem parte da faixa 2 ou superior poderão ser intermediadas por um corretor. Ou seja, faixas inferiores a estas, deverão dirigir-se ao banco para fazer o processo.
Além disso, lembre-se de manter um bom relacionamento com os seus prospectos, sempre os acompanhando de perto para saber mais sobre os seus objetivos e necessidades. Para isso, aposte em ferramentas de gestão que melhorem esta comunicação, como o CRM imobiliário da Ville Imob. Temos certeza que com este tipo de suporte você terá ainda mais resultados!
Bons negócios!