Você já pensou em fazer uma estratégia de mídia para para imobiliárias? Esta é uma das alternativas mais incríveis e viáveis para quem busca atingir um público bem específico e com velocidade.
Afinal, para aparecer para as pessoas certas, basta ativar uma campanha bem montada em qualquer plataforma de Ads Online e você estará, em poucos minutos, na linha do tempo de qualquer pessoa.
Isto tem um valor muito grande. Mas, terá um valor ainda maior para quem conseguir aproveitar ao máximo o que as plataformas de Ads Online oferecem.
Ou seja, não basta apenas clicar no botão “impulsionar” que aparece quando você faz um post na redes. É preciso ir mais a fundo, de forma que haja uma segmentação de públicos, um aquecimento deste público e um objetivo final muito claro.
Mas não se preocupe, pois vamos entender tudo isso a partir de agora. Então, continue sua leitura para aprender como turbinar o marketing digital da sua imobiliária. Vamos lá?
Mídia paga para imobiliárias – O que é isso e qual é a importância de comprar mídia para a sua imobiliária aumentar as vendas
A mídia paga para imobiliárias nada mais é do que uma forma de pagar para alguma empresa (ou algum influenciador) para impulsionar a sua marca, produto, serviço ou site.
Ou seja, é uma maneira de turbinar o seu negócio, de uma forma que ele apareça rapidamente para quem está dentro do seu público-alvo naquele momento.
Hoje em dia, com a internet, comprar mídia para imobiliárias ficou extremamente barato e fácil. Afinal, as opções de mídia que estão disponíveis hoje, são extremamente eficazes, quando bem utilizadas.
A nível de exemplo, podemos pensar em um outdoor de rua. Ele tem, sim, sua eficácia. Mas é muito difícil medir e saber exatamente quantos reais o outdoor trouxe para dentro da imobiliária. São apenas estimativas que, na prática, não ajudam no cálculo de retorno sobre o investimento.
A mídia paga tem, sim, muita força. No entanto, ela precisa ser muito bem pensada e planejada, de forma que os anúncios atinjam as pessoas certas e no momento certo.
Caso contrário, será um dinheiro gasto a toa, baseando suas estratégias no marketing da esperança. Onde não há como medir, como analisar ou como planejar: há apenas a esperança, torcendo para que uma campanha venda muito. Pode funcionar? Pode. Mas as chances de não funcionar são muito, muito maiores.
Portanto, conheça algumas estratégias que podem ser colocadas em prática a partir da utilização de ferramentas de publicidade online para imobiliárias:
- Facebook Ads e Instagram Ads – Ideal para construir autoridade e gerar tráfego quente para o seu site imobiliário ou landing page;
- Google Ads – Excelente alternativa para imobiliárias que já são pesquisadas no Google ou que podem atender palavras-chaves bastante buscadas;
- YouTube Ads – Ótimo para criar consciência nas pessoas que ainda não conhecem sua imobiliária, para criar públicos personalizados;
- LinkedIn Ads e Twitter Ads para imobiliárias – Se é onde seu público está, não deixe de comprar mídia nestas plataformas;
- Use e abuse das estratégias de remarketing dentro das plataformas de mídia online – Isto vai baratear suas campanhas e você terá muito mais conversões;
Vamos explicar cada uma das ferramentas a partir de agora, para que você possa, quem sabe, começar ainda hoje a testar seus primeiros anúncios pagos. Vamos lá?
Facebook Ads e Instagram Ads – Ideal para construir autoridade e gerar tráfego quente para o seu site imobiliário ou landing page
Quando pensamos em mídia paga para imobiliárias, a primeira associação vai ser com o Facebook Ads e também com o Instagram Ads.
Afinal, estas duas redes sociais são muito populares e a grande maiorias das pessoas estão conectadas o dia inteiro. Logo, é importante que a sua imobiliária esteja onde as pessoas estão, não é mesmo?
No entanto, precisamos considerar também um fator muito importante para fazer anúncios online: quantidade não é qualidade. Ou seja, de nada adianta você criar uma campanha para 1 milhão de pessoas e não gerar nenhuma venda ou potencial cliente, não é mesmo?
Neste caso, você teria de gastar muitos recursos e não teria um retorno significativo.
Porém, o que você pode fazer para atingir os públicos certos no Facebook e no Instagram através dos anúncios? Recomendamos que você comece com uma segmentação ampla, mas ainda assim dentro do seu público-alvo.
Depois, você vai afunilar e anunciar somente para pessoas que já tenham um comportamento mais próximo da sua marca ou que realizaram algum tipo de aproximação com ela. Veja o passo a passo através dos tópicos abaixo:
- Crie um anúncio amplo (para bastante pessoas), com o objetivo de gerar engajamento;
- Crie anúncios somente para pessoas que se engajaram no primeiro anúncio, como forma de firmar sua bandeira;
- Faça anúncios para as pessoas que engajaram com o anúncio 2, buscando algum tipo de conversão (cadastro, chamada no WhatsApp, lista de e-mail ou venda em si);
Esta é a estrutura de um funil de vendas bem básico que você pode começar a aplicar ainda hoje, sem nenhum tipo de complicação, desde que você tenha uma página da sua imobiliária no Facebook e também no Instagram.
Google Ads – Excelente alternativa para imobiliárias que já são pesquisadas no Google ou que podem atender palavras-chaves bastante buscadas
Além do Facebook Ads e do Instagram Ads (que também pertence ao Facebook), temos ainda uma opção muito popular e que faz todo sentido apostar nela: Google Ads!
Sim, você poderá anunciar sua imobiliária no Google, de forma que ela apareça para as pessoas certas, no momento certo, bem como nas redes sociais.
No entanto, o poder de aparecer para as pessoas no Google, tende a ser ainda maior. Afinal, quando uma pessoa está no Google, ela está lá buscando alguma coisa muito específica.
Neste caso, temos a oportunidade de encontrar um prospecto em uma excelente fase da jornada de compra, pois é ele que está pesquisando para chegar até a sua imobiliária.
A nível de entendimento e comparação, nas redes sociais, quando você faz um anúncio, você estará interrompendo a linha do tempo das pessoas. Ou seja, quando alguém está no Facebook ou no Instagram, este alguém não quer receber ou ver anúncios.
Mas sim, quer ver fotos de amigos e vídeos engraçados. E por isso, o funil em uma rede social é um pouco mais demorado, diferente do que seria no Google.
No entanto, para anunciar no Google, você poderá ter uma concorrência muito grande. Principalmente se a sua imobiliária atua em regiões muito concorridas.
Neste caso, o custo dos anúncios será maior, pois o Google funciona em um sistema de leilão: quem paga mais, aparece na frente.
Porém, ainda assim é vantajoso anunciar no Google Ads, pois você poderá comprar palavras-chaves bem específicas e que o seu público-alvo esteja pesquisando naquele exato momento.
Assim, ele poderá cair na página da sua imobiliária e, assim, realizar uma conversão rapidamente (pois ele já está procurando uma solução).
Dica de funil de vendas para Google Ads:
- Faça anúncios nas redes sociais com o objetivo de popularizar sua imobiliária (branding);
- Tenha anúncios rodando no Google Ads para quando uma pessoa despertar o interesse através das redes, possa ir para o Google encontrar rapidamente sua empresa;
Leia mais aqui sobre funil de vendas para imobiliárias e veja como implementar estas estratégias de maneira mais completa.
YouTube Ads – Ótimo para criar consciência nas pessoas que ainda não conhecem sua imobiliária, para criar públicos personalizados
Além das redes sociais e do Google, temos ainda uma excelente opção: o YouTube Ads. Esta é uma ferramenta que pertence, também, ao Google.
Ou seja, por mais que você esteja anunciando no YouTube, é o Google que estará por trás das plataformas e ferramentas para que isto aconteça de fato.
No entanto, será que esta mídia paga para imobiliárias que vale a pena? A resposta é: depende! Na internet, tudo é teste.
Muitas vezes a estratégia mais complexa e genial do setor de marketing, pode não funcionar. Enquanto que a estratégia mais simples, pode converter muito.
O importante é entender o público, falar o que as pessoas buscam ouvir e, com isso, criar bons anúncios – não importa em qual plataforma.
No YouTube, você poderá inserir anúncios em diversos locais da plataforma: pode ser na pesquisa, pode ser na linha do tempo de vídeos recomendados ou pode ser em cima do vídeo (aquelas propagandas que estão no início de cada vídeo).
Cada formato e posicionamento vai entregar um tipo de resultado para sua imobiliária e, por isso, cabe a você analisar e entender quais estão sendo os melhores.
Vamos entender melhor cada posicionamento a partir de agora. Acompanhe.
- No início (ou durante) os vídeos de produtores: este é um posicionamento bastante invasivo. Afinal, a pessoa não está querendo ver seu anúncio. Mas sim, o vídeo que ela deu play. No entanto, este tipo de posicionamento tem bastante força, pois você poderá criar muitos públicos personalizados a partir dele. Ou seja, pessoas que demonstraram qualquer interesse pelo anúncio, podem ser impactadas, depois, com outros anúncios, em outros posicionamentos mais convenientes.
- Na linha do tempo do YouTube, como vídeo recomendado: este é um tipo de posicionamento bem interessante, pois ele vai como um vídeo recomendado para as pessoas que estão descendo a linha do tempo do YouTube. Se a capa, o título e o público estiver bem quente, você poderá ter bons resultados.
- Na pesquisa do YouTube: este formato de anúncio é ótimo para quem quer aparecer a partir do momento que uma pessoa faz uma pesquisa no YouTube sobre algum termo específico. Por exemplo, se você tem um vídeo para explicar como comprar apartamentos em SP, vale a pena anunciar para esta palavra-chave, de modo que a pessoa encontre seu vídeo na plataforma.
De maneira geral, não há como saber o que é melhor e o que é pior. Quem vai decidir e chegar a esta conclusão, é você. A partir de testes e muita análise. Rode campanhas com um único objetivo, veja qual tem mais resultado e, desta forma, escale ela.
LinkedIn Ads e Twitter Ads para imobiliárias – Se é onde seu público está, não deixe de comprar mídia nestas plataformas
Além das plataformas mais populares para fazer mídia paga para imobiliárias, há ainda aquelas que são menos populares, como o LinkedIn e também o Twitter.
No entanto, estas plataformas também têm muito potencial, uma vez que elas nos indicam um público bastante nichado e específico.
Portanto, vale a pena experimentar e fazer alguns testes de anúncios nestas plataformas, de forma que você possa segmentar públicos e criar campanhas em busca de um perfil bem específico de prospectos: no LinkedIn, estarão profissionais. Enquanto que no Twitter, estarão pessoas interessadas em notícias e atualidades.
Não existe a melhor plataforma para fazer anúncios imobiliários. Mas sim, aquela que mais faz sentido para o seu público-alvo. Lembre-se que o mais importante é converter!
Use e abuse das estratégias de remarketing dentro das plataformas de mídia online – Isto vai baratear suas campanhas e você terá muito mais conversões
E por fim, uma das dicas mais importantes: use o remarketing a seu favor! O remarketing é uma das estratégias mais incríveis e eficientes que você poderá colocar em prática, desde que comece uma campanha da forma certa e com um público correto.
A partir do remarketing para imobiliárias, você poderá aparecer para pessoas que já demonstram interesses em sua imobiliária. Ou seja, pessoas que já viram um vídeo, um anúncio, que já clicaram no seu site ou que já estiverem na sua imobiliária física.
Este é um público quente e que você terá muito mais chances de converter.
Então, pense suas estratégias de marketing digital e compra de mídia paga para imobiliárias de uma maneira efetiva. Tenha sempre um objetivo único em mente e rode uma campanha para buscar este objetivo.
Não pulverize demais, anunciando em tudo que é lugar e de forma aleatória. Faça um plano simples e siga-o até o fim. Somente assim você saberá se ele deu certo ou não.
Conte com a Ville Imob para te ajudar com ferramentas e sistemas que possam otimizar sua imobiliária e vamos, juntos, melhorar suas vendas!