Você sabe qual é a importância de ter metas na sua imobiliária? Já parou para pensar em quais pontos do seu negócio você poderá notar resultados expressivos a partir do estabelecimento de metas? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje!
Pois nele vamos lhe explicar tudo sobre metas e porque elas devem ser traçadas no seu negócio. Assim você poderá iniciar o seu planejamento de uma forma muito mais estruturada e eficiente. E, como consequência, poderá direcionar o seu negócio para um caminho mais promissor e positivo.
Para saber mais, leia este conteúdo completo.
Importância de ter metas na sua imobiliária – Qual a importância?
Abaixo listamos seis considerações que sustentam a ideia de que ter metas em sua imobiliária é algo de extrema importância e que precisa ser posto em prática o quanto antes. Acompanhe:
1- Projeto de curto, médio e longo prazo
Com metas estabelecidas, você poderá muito bem criar projetos para o seu negócio. E estes projetos poderão ser de curto, médio, ou longo prazo. Ou seja, ao traçar as suas metas, você saberá quais passos precisa dar para chegar a cada um dos seus objetivos. E estes objetivos estarão lá na frente, ou logo ali.
Pois quando você não estipula este tipo de meta, simplesmente não sabe para qual direção deverá caminhar. Tampouco tem ideia de qual é a distância entre o agora e o “sucesso” que você deseja ter em sua vida. Para tanto, você deverá sempre quebrar em “partes”, todo o sucesso que você deseja ter.
Mas, na prática, o que isso significa? Bem, vamos supor que você quer aumentar 50% do seu faturamento nos próximos cinco meses. Agora, precisamos pensar em como “quebrar” este objetivo. Podemos dizer que você terá uma meta de aumento de 10% por mês. Entretanto, este não será o único fator.
Você deverá, na verdade, ir além. Quais pequenos passos são necessários para que você atinja este aumento? Esta porcentagem, todos os meses? Todas as considerações para que isso aconteça deverão ser postas na ponta do lápis. Por exemplo:
- Melhorias no site imobiliário;
- Investimento em campanhas de anúncios online;
- Estudo de mercado;
- Captação de novos imóveis;
- Desenvolvimento da sua equipe;
- Entre outros fatores que podem influenciar os seus resultados.
Com tudo isso alinhado, você já terá uma projeção de onde irá chegar em determinado momento. O que torna o caminhar da sua empresa muito mais saudável e assertivo.
2- Possibilidade de minimizar erros
Quando você estipula as suas metas com eficiência, é bem possível que você diminua a possibilidade de cometer erros no seu dia a dia. Mas, como assim?
Pare e reflita a seguinte situação: Se você quer aumentar 10% do seu faturamento, no próximo mês, vamos supor que você precisa de 3 novos imóveis para vender e assim gerar esta renda. Caso você não tenha posto isso como uma meta, você simplesmente trabalhará o próximo mês sem muito critério. Apenas, de certa forma, “torcendo” para que tudo dê certo.
A consequência? Você pode não ter buscado pelos 3 imóveis a mais e, infelizmente, não atinge o objetivo de curto prazo. E ainda: é possível que tanto você, quanto a sua equipe, se desmotivem diante deste fato. Visto que se sentirão, de certa forma, um tanto “incapazes” de melhorar o desempenho da sua imobiliária.
O que é claro que não é verdade! Você apenas precisa ter em mente que para alcançar qualquer sucesso, é necessário que você aposte em planejamentos que sejam consistentes e estruturados. Com passo a passo que te auxilie em cada tomada de decisão. Pois apenas desta forma você poderá tomar medidas baseando-se em fatos e algo sólido, e não apenas em algo que “poderia” acontecer. Visto que as suas metas deverão estar pautadas em estudos e análises das situações.
3- Trabalho se desenvolve com mais fluidez
Quando você tem as metas bem estruturadas e traçadas, o trabalho da sua imobiliária se desenvolve com muito mais fluidez. Podemos inclusive dizer que esta é um dos pontos que mais destaca a importância de ter metas na sua imobiliária. Pois tudo que queremos é que o nosso negócio cresça de uma maneira saudável e de modo fluído, certo? Agora se não há um passo a passo para ser seguido, este caminhar pode ser cheio de tropeços.
Pois voltemos para o tópico anterior. Você saber que precisa encontrar mais 3 imóveis para vender e assim aumentar o seu faturamento, é uma meta muito importante de ser construída. Visto que, dessa forma, o trabalho fluirá. Mas, por que ele fluirá? Porque você sabe o que deve ser feito!
Agora imagine que você não estipulou encontrar os 3 imóveis. E você, simplesmente, trabalha sem critério. Encontra dois imóveis no mês e, novamente, torce para que o objetivo seja alcançado. Mas, ele não foi. E você se frustra. Aqui, o seu trabalho do mês fica comprometido. Pois enquanto você pensava que “poderia dar certo” com dois, você poderia estar fluindo mais naturalmente, ao saber que precisava exatamente de três imóveis.
É por isso que dizemos e mencionamos tanto importância de ter metas na sua imobiliária. Sem elas, você caminhará em diversas direções opostas, e que lhe projetarão dificuldades no meio do caminho, que poderiam ser evitadas simplesmente por conta do uso de planos e estratégias mais elaboradas.
4- Você sabe quais são os melhores caminhos
Se partirmos da ideia do tópico anterior, podemos concluir que importância de ter metas na sua imobiliária está diretamente relacionada com obter melhores caminhos para o seu projeto empreendedor. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que ao se deparar com algo que possa tirar a sua empresa “do eixo”, você já notará de longe. Visto que as suas metas lhe dirão quais são as melhores estratégias para se alcançar determinado objetivo.
É como se estivéssemos em um labirinto. Quando conhecemos a chegada que queremos, automaticamente o nosso caminhar fica mais direcionado para a saída. Porém, quando ainda não temos muita certeza do que precisa ser feito para chegar até o fim, acabamos nos perdendo em diversos trajetos pelo meio da estrada.
Por conta disso, comece agora mesmo a estipular caminhos que sejam mais interessantes para o seu negócio. Comece por coisas mais simples, até você conquistar uma habilidade de tracejar cada passo da sua empresa de uma maneira muito mais efetiva e concisa.
Lembre-se: quem não sabe para onde vai, qualquer caminho pode ser válido. Mas, um destes caminhos pode levar para uma descida, ao invés de uma subida. E a gente sabe que não é isso que você deseja para as vendas da sua imobiliária, correto?
5- Sensação de vitória ou fracasso
Vamos supor que você quer chegar no resultado X este mês. Ao chegar nele, qual a sensação que você tem? Isso mesmo, a de vitória. Mas, como esta sensação pode existir se você não estipular este resultado para você? Pois é! Sem uma meta, este resultado poderá ser considerado apenas mais alguma coisa que aconteceu em sua imobiliária, sem necessariamente demonstrar-se como algo consideravelmente interessante e positivo.
E assim, a monotonia começa a minar inclusive o crescimento do seu negócio. Dessa forma, pode acabar inibindo o aparecimento da motivação, já que somos seres humanos e precisamos de certo reconhecimento para nos sentirmos “bem” com o que acontece em nossa volta. Mas, como reconhecer algo que nem sabemos que era para ser reconhecido?
Por isso, comece hoje mesmo a traçar as suas metas. E sempre que atingir cada uma delas, por mínima que possa parecer, se dê ao direito de comemorá-la. Pois apenas dessa maneira é que você manterá um fluxo de desenvolvimento bastante positivo e que manterá o seu negócio sempre com aquela “chama” acesa.
Entretanto, esta reflexão também vale para os fracassos, pois eles são igualmente importantes. É claro que não estamos dizendo que você precisa fracassar para conseguir crescer a sua imobiliária. Não é isso! Mas sim, o que queremos dizer é que você precisa saber onde errou para, dessa forma, se fortalecer e diminuir as probabilidades de repetir o erro no futuro.
Mas, como você saberá que cometeu um equívoco se não houver nenhum tipo de parâmetro para estipular este tipo de conclusão? Pois é! Novamente as metas entram como algo muito importante para o seu negócio.
6- Otimização do tempo
Estamos batendo na tecla de que precisamos conhecer o caminho que estamos traçando para, dessa forma, diminuirmos as chances de cometer erros, elevar a sensação de motivação, entre outros pontos. Mas, além dessas considerações, ao traçar metas consistentes, você também estará otimizando o tempo em sua empresa.
É claro que o momento de estudar e traçar as metas pode ser um tanto quanto burocrático e “demorado”. Porém, este momento será único e responsável por otimizar o tempo de um mês inteiro, por exemplo. Pois você terá tudo anotado e direcionado, e precisará apenas seguir um script para que tudo corra da melhor forma.
E, nos dias atuais, a gente sabe muito bem o quanto a otimização de tempo é extremamente importante para que tudo flua de uma maneira mais interessante, não é mesmo? A organização das suas metas está relacionado com um bom planejamento, com uma boa divisão de tarefas e tempos e, consequentemente, com uma melhoria nos resultados atingidos.
7- Estudo do negócio
Por fim, outro fator que está diretamente envolvido com a importância de ter metas na sua imobiliária é que, a partir disso, você poderá manter um estudo do negócio sempre atualizado. Mas o que isso significa na prática? Significa que assim você mantém dentro do que está em alta no momento, por exemplo.
E, dessa forma, estará sempre direcionando o seu negócio para os melhores caminhos a serem percorridos. Pois, vamos supor que a tendência de casa geminada está super em alta. Porém, você ainda não captou nenhum imóvel deste tipo para a sua empresa. Logo, você poderá estabelecer isso como uma meta, ao estudar o mercado e perceber a tendência. Viu só como é simples? E viu só como as metas podem inclusive te ajudar a se manter sempre atualizado? Pois é!
Por isso, não deixe para depois. Comece a planejar o seu negócio a partir de hoje. Assim você saberá qual o melhor caminho para o mesmo.
Trabalhe a gestão do seu negócio!
Agora que você já sabe qual a importância de ter metas na sua imobiliária, é hora de trabalhar a gestão do seu negócio. Para isso, você deverá estudar o mercado, compreender as tendências e assim começar a pôr no papel todas as suas ideias para o seu negócio. Mas, além disso, você precisará otimizar outros tipos de serviços e tarefas do seu dia a dia.
Assim, você terá muito mais tempo para projetar a sua imobiliária de uma maneira muito mais organizada. Mas, como isso é possível? Simplesmente apostando em estratégias de implementação de uma plataforma imobiliária. Visto que uma plataforma completa também lhe auxiliará na mensuração e organização dos resultados, sendo este um importante fator para que você organize as suas metas efetivamente.
Para conhecer a plataforma da Ville Imob, clique aqui. Você poderá usufruir do teste gratuito para aprender mais sobre este tipo de gestão. E assim, poderá implementar estas estratégias em sua imobiliária e, consequentemente, as suas metas estarão mais organizadas e alinhadas com algo estruturado.
Conte com a gente nessa empreitada de direcionar o seu negócio para o futuro! Lhe desejamos sucesso e muitas metas atingidas em seu dia a dia dentro da sua empresa. Depois conte para gente os seus resultados com este tipo de organização.