Todo corretor de imóveis de sucesso precisa acompanhar de perto as movimentações do mercado imobiliário brasileiro, como tendências e lançamentos. Dessa forma, o profissional consegue enxergar oportunidades e sair na frente da concorrência.
Por isso, ter acesso às pesquisas de mercado deve fazer parte da rotina do corretor de imóveis. O ideal é reservar um tempo para fazer esse trabalho que não atrapalhe seus outros compromissos. Depois do almoço ou no início ou término do expediente são boas opções.
Se você quer saber como foi o desempenho do mercado imobiliário brasileiro em 2017 e quais são as projeções para este ano, continue acompanhando este texto.
Lançamento e venda de imóveis cresceram em 2017
De acordo com levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o lançamento de novas unidades cresceu 5,2% em 2017. No mesmo período, as vendas de imóveis avançaram 9,4%. A pesquisa leva em consideração dados de 23 cidades e regiões metropolitanas do país.
Pegando apenas a cidade de São Paulo, maior mercado do país, o crescimento foi expressivo. Após três anos de recuo, as vendas de imóveis totalizaram 23.629 unidades em 2017, alta de 46% em relação ao ano anterior.
Esses números ilustram a recuperação econômica que o país começa a apresentar e o quão ruim estava o cenário no auge da crise.
Projeções do mercado imobiliário brasileiro para 2018
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção prevê alta de 10% nos lançamentos e vendas imobiliárias neste ano. Trata-se, portanto, de uma melhora superior a do ano passado.
Alguns fatores ajudam a entender essa projeção otimista. Aqui, podemos destacar a regulamentação dos distratos, a disponibilidade de crédito e a redução dos juros para o consumidor final.
Por que ficar atento às informações do mercado imobiliário brasileiro?
Ter uma ideia do potencial de crescimento do mercado imobiliário brasileiro pode ajudar a criar um planejamento financeiro para corretor de imóveis mais preciso. Saber que pode haver momentos de vacas magras, por exemplo, faz com que você construa uma reserva financeira para emergências.
Isso sem contar que estar atento a cada indicador do mercado pode fazê-lo enxergar oportunidades antes da concorrência. Isso significa mais negócios à frente.
Além das informações do mercado imobiliário brasileiro
Cada vez mais, o corretor de imóveis é um profissional multidisciplinar. Na prática, isso significa que ele não deve limitar seu conhecimento a técnicas de vendas imobiliárias.
Por isso, é muito importante visitar blogs de referências sobre os setores relacionados ao imobiliário, como de arquitetura, design de interiores e até de marketing. Ter conhecimento em estratégias de marketing digital e decoração faz com que você se torne um corretor de imóveis diferenciado.
Com essa bagagem, você tem mais possibilidades de encantar seus clientes em todos os momentos, principalmente durante a visita imobiliária. Ao fazer isso, você ganha a confiança dos clientes e fica mais próximo de concretizar a venda.
Você está preparado?
Diante desse cenário favorável, o corretor de imóveis precisa estar preparado para atender essa demanda crescente. E sabemos que você já faz muita coisa no dia a dia, como aplicar as principais tendências de marketing imobiliário, receber as visitas e captar novos imóveis.
Nesse sentido, não deixe de contar com uma plataforma imobiliária completa para ter acesso fácil às informações de seus clientes e imóveis. Assim, você não se perde em meio a tantas atividades.
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