O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais inteligentes, versáteis e práticas de se executar dentro de uma boa gestão imobiliária. Afinal, com ele, é possível identificar demandas, construir uma audiência e transformar-se em autoridade no assunto.
E todas estas características estão diretamente ligadas ao sucesso do seu projeto e o alcance de seus objetivos. Afinal, o mercado mudou. E você precisa acompanhá-lo.
Porém, nem sempre é fácil entender por quais caminhos seguir ou entender por onde começar. Ainda mais para quem precisa focar em áreas que não sejam o marketing imobiliário.
Nós entendemos e, por isso, vamos te ajudar a desenhar um projeto de marketing de conteúdo que seja relevante, simples e funcional para sua imobiliária.
Acompanhe!
Marketing de conteúdo – Como extrair o máximo dessa estratégia
O marketing de conteúdo veio para ficar. Há especialistas que dizem que o conteúdo é rei e é ele que pode fazer da sua empresa uma potência em vendas. E isto é verdade.
Afinal, existem muitos recursos que podem ser amplamente utilizados dentro da esfera de uma forma geral. Mas, você sabe o que fazer primeiro? Ou melhor, sabe o que de fato significa marketing de conteúdo?
Pois bem, para começar a entender mais sobre o assunto e criar uma excelente estratégia de marketing digital imobiliário, precisamos entender a origem disso tudo. Hoje em dia, está na “moda”.
Principalmente com a internet cada vez mais povoada por todos os públicos possíveis. Aqui, é um berço para um bom início de um processo de vendas. Mas, como conseguir sentir todo este potencial na prática?
Vamos partir do princípio. Continue lendo.
O que é marketing de conteúdo?
Para começar, precisamos entender o que de fato é o marketing de conteúdo. Com certeza você já ouviu falar no assunto e até tem uma ideia do que significa.
Mas, na verdade, esta é apenas uma ferramenta dentro de uma gama enorme que o marketing em si oferece. A expressão “marketing de conteúdo” é apenas uma forma simplificada de identificar a atividade. Pois o que você estará fazendo, na verdade, é a prospecção de novos clientes.
Na prática, todo o trabalho será destinado a um único objetivo: encontrar pessoas que sejam relevantes para a sua imobiliária e, a partir disso, construir um relacionamento para que no futuro elas possam comprar ou converter de alguma forma.
E tudo isso pode ser feito com conteúdos escritos, com áudios, com vídeos ou imagens. Tudo é conteúdo e tudo é válido.
Embora possa parecer um termo “novo”, não é. E vamos te explicar o motivo. Veja abaixo.
O marketing de conteúdo sempre existiu
Seja dentro do ramo imobiliário ou empresarial de forma geral, o marketing de conteúdo sempre existiu. Ele não veio com a internet, como muitos pensam. Ele é uma ferramenta antiga e que sempre trouxe resultados.
No entanto, as empresas nem sempre tinham o poder de construir seu próprio conteúdo. Por isso, a internet veio para facilitar.
Quer um exemplo? Um programa de televisão. Este formato nada mais é do que um conteúdo. No entanto, quem produz é a mídia, não a empresa. Mas, a empresa tem interesse na audiência.
E acaba anunciando na televisão para atingir justamente a audiência dos programas que mais fazem sentido para ela. Entendeu como o marketing de conteúdo é antigo?
A diferença do que era feito antigamente (e ainda é feito) para o que acontece hoje, é o poder de qualquer empresa ou qualquer pessoa criar o seu próprio conteúdo e construir a própria audiência.
Há muitas vantagens nisso, pois pode-se pensar no público-alvo da maneira que quiser, uma vez que a audiência será construída a partir do suprimento de uma necessidade. Entenda.
Quando uma audiência é construída, geralmente ela está interessada em determinado assunto ou tema. No caso de um programa de televisão, a audiência gosta do apresentador ou dos quadros. Agora, se trouxermos isso para o conteúdo de uma empresa, a audiência é construída em cima de uma necessidade específica.
Por exemplo, dicas de como financiar um imóvel. Há interesse neste assunto. E o interesse é de pessoas extremamente qualificadas para, futuramente, se tornarem clientes de sua imobiliária.
Interessante o desfecho de como tudo pode ser construído, não é mesmo? Mas, como conseguir essa atenção das pessoas certas através do conteúdo? É isso que vamos aprender agora. Veja um passo a passo de como construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo para a sua imobiliária.
Como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para imobiliárias
O primeiro passo para que suas estratégias deem certo, é entender o que de fato você quer e o que você precisa. Depois, é preciso fazer uma boa pesquisa e identificar as demandas que estão disponíveis para encontrar seus potenciais clientes.
Além disso, será fundamental que você foque na qualidade dos leads e utilize algumas técnicas para entretê-los de forma mais eficaz.
Parece complicado? Mas não é. Vamos explorar cada uma destas etapas de forma simplificada logo abaixo. Antes, você precisa entender que este processo pode levar tempo.
Ou seja, por mais que pareça simples, o que você precisará ter é calma e paciência. Afinal, até tudo se ajeitar, até você fazer os testes e ter os melhores resultados, pode levar alguns meses.
Mas, talvez você já esteja acostumado com isso. Afinal, vender imóveis na planta ou mesmo já construídos pode levar tempo. O processo de consulta, análise, comparação e decisão do cliente pode demorar e você sabe que precisa manter-se disponível o tempo todo. E com o conteúdo, não é diferente.
Afinal, pode demorar até que o Google ranqueie ou que alguma rede social tenha engajamento. Mas não é impossível e vamos entender o passo a passo. Acompanhe.
Tenha um direcionamento claro e inteligente
O primeiro passo é entender que você precisa ter um foco nos seus conteúdos. Construir uma audiência é muito mais sobre como você pode ajudá-la do que como você pode agradá-la.
Por isso, é importante ter um foco que converta estes objetivos no médio e longo prazo. Estamos falando de encontrar um nicho ou um estilo de conteúdo que seja viável para a sua imobiliária.
Por exemplo, há diversos formatos que você pode utilizar. Conforme mencionamos anteriormente, estes formatos vão desde textos (como este texto), até vídeos ou áudios.
Tudo pode ser utilizado para construir um público engajado e nichado. Porém, é preciso tomar cuidado para não pulverizar suas ideias.
Há quem pense que estar em todas as redes sociais ou fazer conteúdo em absolutamente todos os lugares seja a melhor forma de atingir todas as pessoas. Mas isto não é verdade.
Principalmente se você estiver no começo, sua estratégia precisa ter um foco. Escolha onde você quer se posicionar, torne-se autoridade neste local e depois pense em expandir.
Produzir conteúdo não é simples. Produzir conteúdo é uma tarefa que precisa ter um direcionamento quase exclusivo para cada formato. Agora, imagine você ter que pensar em fazer vídeos, textos, áudios, imagens, redes sociais… difícil, não é mesmo?
E vamos falar mais adiante o quanto a qualidade é mais importante que a quantidade. Acompanhe.
Faça uma pesquisa por demandas
Entender as demandas é o segundo passo depois que você escolher o formato que vai testar. Por exemplo, se você optar por construir um blog imobiliário, poderá desenvolver conteúdos em texto para que o Google faça o trabalho de entregar os resultados mais precisos para quem pesquisa.
Desta forma, você poderá utilizar algumas ferramentas práticas para identificar demandas e criar conteúdos que já possuem algum tipo de busca. Por exemplo:
- Ferramenta de pesquisa de palavra-chave do Google: Esta ferramenta está dentro do programa de publicidade do Google, o Google Ads. Basta criar uma conta para acessá-la e utilizá-la. A partir dela, você poderá entender quais as palavras-chaves que mais estão sendo pesquisadas dentro do seu nicho e criar artigos em cima destas palavras. Desta forma, você estará construindo um conteúdo que já possui relevância e as suas chances de atrair uma audiência qualificada são muito grandes.
Quantidade não necessariamente é qualidade
Este talvez seja um dos principais tópicos para que você possa elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para sua imobiliária. Afinal, quantidade não necessariamente é qualidade. E isto reflete em diversos aspectos.
E um deles, é o que mencionamos anteriormente. De nada adianta você criar todas as redes sociais, criar um blog, um canal no YouTube e um podcast ao mesmo tempo.
Pois cada plataforma precisa de uma atenção especial e um conteúdo exclusivo. E, se no início você não tiver recursos para investir em todos os locais, comece apenas por um.
Focar em uma plataforma é uma das melhores práticas que você pode ter. Pois assim, você conseguirá ser especialista na plataforma e produzir os melhores conteúdos para ela.
E o mesmo é válido para a questão da atração do público. De nada adianta você ter a atenção de 1 milhão de pessoas, se apenas 10 mil delas tem interesse no seu assunto. É muito melhor conseguir a atenção apenas destas 10 mil pessoas. Você economizará recursos e terá um retorno muito maior.
E, para fazer isso, você precisa escolher um nicho e uma segmentação bem específica. O que na internet é muito simples de fazer!
Sempre tenha um objetivo além do conteúdo
É importante que você sempre tenha um objetivo além do conteúdo que você escreve, grava ou edita para suas plataformas imobiliárias. O conteúdo é uma ferramenta de vendas que, quando bem trabalhado, pode gerar retornos incríveis.
Por isso, o primeiro passo é encontrar um público e ajudá-lo com conteúdos interessantes. Mas, sempre utilizando técnicas de conversão.
Com um bom conteúdo, você pode prospectar clientes no mercado, pode gerar leads, pode gerar vendas diretas, pode gerar presença digital da sua marca e muitas outras coisas. Por isso, sempre pense além do que você produzir.
Como um bom conteúdo pode fazer você vender mais
Conforme mencionamos anteriormente, um bom marketing de conteúdo pode fazer você vender mais. E isto se deve por um motivo muito simples: quando você ajuda alguém, este alguém sente-se em dívida com você.
E, uma forma de pagar esta dívida, é justamente convertendo ou comprando algum produto.
Vamos entender um pouco mais sobre isso.
O momento zero da verdade – ZMOT
Você já ouviu falar do ZMOT? pois bem, o ZMOT é conhecido como um dos aspectos mais importantes dentro do novo mercado digital. Ele é o momento zero da verdade.
Ou seja, um passo antes do cliente comprar ou experimentar um produto, ele irá buscar informações na internet. E como você pode aproveitar isso? Exatamente, com um bom conteúdo
Imagine que seu cliente esteja buscando pelos melhores bairros para morar em SP e encontra um artigo dentro da sua imobiliária. Neste momento, as chances de ele confiar em você são muito grandes, pois você o ajudou na pesquisa.
Agora, imagine quantas dúvidas podem ser solucionadas a partir de bons conteúdos? Aproveite isso!
A dívida inconsciente que se cria quando alguém é ajudado
Quando você quer vender um produto, geralmente existe um processo de vendas. No entanto, a venda de um produto é, na verdade, a resolução de um problema. E levando em consideração este aspecto, você possui um atributo incrível com um bom conteúdo.
O conteúdo é o momento zero da verdade conforme mencionado anteriormente. Ou seja, antes de comprar, a pessoa pesquisa e sana diversas dúvidas.
E quando isto acontece, a pessoa se sente ajudada por quem fez o conteúdo. Logo, há um sentimento de dívida inconsciente. E este sentimento geralmente será resolvido com uma conversão para a compra de um produto da sua imobiliária.
Interessante, não é mesmo?
Utilize um bom CRM para se relacionar com os leads captados
E por último, um software para colaborar com todo o processo que descrevemos neste passo a passo. Desde a criação de uma estratégia de conteúdo, até a produção, geração da audiência e captação de leads.
Para complementar, tenha um bom programa de CRM para se relacionar com as pessoas que você for atraindo. Com um bom CRM imobiliário, você poderá enviar mensagens automatizadas, criar um banco de dados com informações importantes, segmentar seu público e, claro, otimizar seu tempo. Conte com a Ville Imob para te ajudar!
Boa sorte!