Você sabe como fazer uma boa marca pessoal para corretores imobiliários? Pois bem, no texto de hoje, entenderemos como este processo pode acontecer.
E mais do que isso, entenderemos qual o passo a passo que você pode e deve considerar para que seu projeto, de fato, saia do papel.
Construir uma boa marca pessoal, já adiantamos: não é uma tarefa tão simples. Mas, também não é uma tarefa impossível. Com uma ajudinha profissional (e falaremos sobre isso), você terá resultados verdadeiramente incríveis.
E não apenas estéticos e visuais. Mas também práticos, de conceito, de branding e diversos outros atributos tão importantes.
Uma marca, diferente do que muita gente pensa, não é apenas um símbolo, uma assinatura ou um texto. Uma marca é, no sentido literal da palavra, uma marca.
Pois é isso que diferenciará um produto ou outro e é isto que fará as pessoas criarem associação. Por isso, este processo é minucioso e extremamente importante.
Então, se você deseja saber tudo sobre o assunto, acompanhe o texto a partir de agora!
Marca Pessoal para Corretores Imobiliários – Qual a importância de ter uma?
A importância de ter uma boa marca pessoal é verdadeiramente grande. Com uma marca, você torna-se um corretor exclusivo e único.
Afinal, parte-se do princípio que sua marca também é única. E isto já é motivo de sobra para que você crie a sua marca o quanto antes, não é mesmo?
Mas, não é só isso. Na verdade, uma marca é o ponto zero de qualquer negócio. A marca é como se fosse a digital estampada na sua carteira de identidade.
Precisa ter o máximo de diferenciação possível, mas sem perder a essência e o que de fato aquela marca quer transmitir.
Como uma dica inicial, sugerimos que você não se prenda somente em ícones e elementos tão populares. Tente explorar um pouco mais os significados.
Ou pelo menos, dê um novo significado para símbolos populares: faça interações com o símbolo na tipografia, por exemplo. Mas, deixaremos as dicas práticas para depois. Teremos várias delas.
Vejamos a seguir a importância de ter uma marca única e exclusiva:
- Diferenciação – Deixe sua marca no mercado;
- Construção de conceito perante seu público-alvo – Uma marca transmite informação;
- Assinatura de peças, campanhas e anúncios;
- Reconhecimento no médio e longo prazo;
A seguir, falaremos detalhadamente sobre cada item acima. E, como complemento, recomendamos a leitura deste artigo: Conceitos na hora de criar uma logomarca para Imobiliária.
Diferenciação – Deixe sua marca no mercado
Tudo começa por um dos critérios mais importantes da criação de uma boa marca pessoal para corretores imobiliários: diferenciação!
Hoje em dia, quanto mais você conseguir se diferenciar da concorrência, melhor. E isto pode acontecer de diversas formas. E a marca, é a primeira delas.
A diferenciação é um dos pontos mais importantes para qualquer negócio. Afinal, se você não for diferente, não terá nenhum tipo de vantagem competitiva, pois não haverá destaque.
E seus investimentos em campanhas ou outros dispositivos de atração de público, se tornarão cada vez mais altos.
Quando uma pessoa é impactada por uma mensagem, chamada ou título, ela instintivamente vai querer saber “quem disse aquilo”.
E neste caso, a marca é uma das formas mais fortes para mostrar-se presente e começar a criar identificação. Que é justamente o próximo tópico. Continue lendo.
Construção de conceito perante seu público-alvo – Uma marca transmite informação
A construção do conceito da marca é uma das formas mais poderosas de atribuir valor para um negócio no médio e longo prazo.
E o principal dispositivo para isso, é justamente com uma boa marca pessoal para corretores imobiliários. A marca é, na expressão da palavra, uma marca!
Ela transmite muito mais do que um visual estético. Ela transmite informação, conceito, valores e diversos outros pilares importantes para qualquer negócio.
Mas, claro, isto somente será possível quando houver uma estruturação profissional e que torne possível estas criações conceituais no médio e longo prazo.
Por exemplo, você não pode mudar a marca constantemente. Ela precisa ter uma vida útil de no mínimo 7 ou 8 anos sem fazer alterações.
E quando as alterações vierem, não podem ser impactantes a ponto de se perder o que foi criado. A não ser que o seu objetivo seja fazer um reposicionamento de mercado. Neste caso, sim, é importante mudar.
Uma marca é um instrumento poderoso de comunicação imobiliária. É o elemento principal da comunicação do seu negócio. Afinal, é isto que dará uma “cara” para a sua imobiliária.
Assinatura de peças, campanhas e anúncios
Outro critério fortíssimo da importância de uma boa marca no mercado imobiliário, é a assinatura de peças e anúncios. Imagine que você esteja fazer um grande investimento em uma campanha imobiliária, seja online ou offline.
Agora, imagine que você ofereça algo incrível nestes anúncios e, por acidente, esqueça de colocar sua marca. O que vai acontecer? Sua comunicação estará falha.
Não haverá um dos pontos mais importantes: o fechamento da comunicação. O momento que você assina e diz que aquilo é de sua responsabilidade. E isto é muito grave!
Consegue perceber o quanto uma marca faz falta e é importante?
Por isso, não podemos medir esforços em criar uma marca “potente”, flexível e, literalmente, marcante. Ela precisa ter todos os elementos fundamentais para que funcione. E falaremos sobre como você pode criar uma boa marca logo mais. Continue lendo.
Recomendamos também a leitura deste artigo: Campanha Imobiliária no Facebook: Ferramentas e Planejamento.
Reconhecimento no médio e longo prazo
E por fim, um dos pontos mais importantes de uma marca: reconhecimento! Todo o trabalho de branding, campanhas, estruturação de comunicação e uma série de outras questões somente serão efetivos, se você tiver uma marca para gerar reconhecimento. E este reconhecimento vem com o tempo. Acontece no médio e longo prazo.
Vai chegar um determinado momento que o público-alvo já saberá automaticamente quem está assinando uma campanha. Quer um exemplo prático? Veja o famoso case “Posto Ipiranga”.
A marca aparece incansavelmente ao fim de todos os comerciais, não é mesmo? Pois bem, isto faz com que quando alguém enxergue um posto amarelo e azul na rua, já associe com “Posto Ipiranga”.
A marca, neste caso, é um dos fatores mais incríveis de diferenciação, ainda que as cores podem ser usadas por outras empresas. Mas o que é único, é a marca. Inconfundível e exclusiva!
Vejamos a seguir, como você pode colocar tudo isso em prática e fazer sua marca pessoal. Acompanhe.
Como fazer uma boa marca pessoal para corretores imobiliários?
Até aqui, entendemos a importância de ter uma boa marca pessoal para corretores imobiliários e o quanto isso cria diferenciação, atributo importantíssimo de mercado.
Porém, ainda não entendemos como tudo isso pode ser colocado em prática, de forma que o resultado final seja definitivamente gratificante.
E é exatamente sobre este ponto que falaremos a seguir: como fazer uma boa marca!
Entenderemos de forma detalhada, quais serão os principais elementos a serem considerados na hora de estruturar e colocar em ação uma marca (logotipo). Vejamos o passo a passo:
- Encontre profissionais especializados no assunto;
- Ter um símbolo pode ajudar – Mas não complique;
- Faça um benchmark para entender como são as marcas concorrentes;
- Coloque pessoalidade – Quem é você?;
- A tipografia precisa ser legível;
Vejamos as definições de cada um dos tópicos acima, a partir de agora. Acompanhe!
Encontre profissionais especializados no assunto
A nossa primeira “dica”, é a mais importante para este processo de criação de marca pessoal para corretores imobiliários: Encontre profissionais especializados no assunto!
Ou seja, publicitários ou designers especialistas em criação de marcas (logotipos). Este é um trabalho minucioso e que não pode ser feito do dia para a noite. Tampouco, não pode ser feito de forma amadora.
Todos os conceitos e critérios apresentados anteriormente somente serão alcançados caso haja uma coordenação entre criatividade, cuidados técnicos e visuais. Além de muita pesquisa para que se iniciem os primeiros traços no papel.
Antes mesmo de criar o design em si, é preciso fazer muitas pesquisas para entender quem é você, o que você quer e vai fazer no mercado, quais são seus valores e pilares. Tudo isso deverá ser embutido na marca de alguma forma. Por isso, não abra mão de profissionais, ok?
Ter um símbolo pode ajudar – Mas não complique
Aqui já começamos entrar um pouco mais na parte prática: simbolismos!
Uma marca muitas vezes é mais efetiva quando possui um símbolo. Há algumas que em estágios extremamente maduros já conseguem assinar peças somente com o símbolo, sem a necessidade de palavras.
E este é o objetivo maior de uma marca profissional e bem estruturada. Quando este nível é alcançado, significa que há amadurecimento no mercado. Veja a Apple, por exemplo. Todos nós sabemos que a maçã com uma mordida é o marca da empresa, sem a necessidade de palavras.
Porém, não podemos complicar: o símbolo precisa ser extremamente simples. Porém, ele não pode ser simplório! E qual a diferença entre estas duas condições? Um símbolo simples, é um símbolo sério, que diz muita coisa com poucos detalhes. Um símbolo simplório, é um símbolo com poucos detalhes mas que não transmite absolutamente nada.
E justamente por isso, é fundamental que haja uma pesquisa e estruturação de conceitos e pilares no início da jornada, pois tudo isso se concretizará, de forma prática, em um símbolo simples e rico. E que no longo prazo, será muito efetivo.
Recomendamos a leitura complementar deste artigo: Erros comuns na criação de um logo para corretor de imóveis.
Faça um benchmark para entender como são as marcas concorrentes
Iniciar um processo de marca pessoal para corretores imobiliários, exige também uma atenção especial com o mercado. É importante não cometer o erro de se isolar em uma bolha e achar que a sua marca é exclusiva, única e original.
Antes mesmo de começar o processo, é preciso considerar um benchmark. Este processo lhe dará uma base do que fazer e, principalmente, do que não fazer!
Faça uma pesquisa no mercado para tentar entender o que corretores já estão fazendo e por quais caminhos estão seguindo. O seu objetivo, será se diferenciar de todos eles, mas sem perder a sua essência.
Ou seja, as pessoas ainda precisam entender que você é um corretor ou corretora de imóveis. Por isso, considerar uma grande pesquisa é tão importante.
E aqui vai uma dica prática: Não prenda-se somente em captar referências dentro da bolha do mercado imobiliário. Pelo contrário! Faça uma busca geral no mercado.
Entenda o posicionamento de empresas de diferentes setores. Isto ajudará muito nos processos de tomada de decisão (e criatividade). Muitas vezes, a grande ideia conceitual pode vir de um nicho que não tem absolutamente nada em comum com o mercado imobiliário. Pense nisso!
Coloque pessoalidade – Quem é você?
Este talvez é um dos critérios mais importantes na hora de construir uma marca. Se não, o mais importante. Como estamos falando de uma marca pessoal para o seu trabalho, é fundamental que você coloque nela toda a sua essência.
Quem é você? Como você quer que as pessoas identifiquem sua marca? Com o que devem associar? Quais cores, elementos, formas e tipografias combinam com sua visão, missão e valores? Tudo isso é trabalho para o profissional publicitário ou designer.
Ele conseguirá tornar tudo isso sucinto em um símbolo simples, leve, de fácil entendimento e que tem espaço para amadurecer no mercado (pois terá vida longa).
Então, sempre considere passar o máximo de informações possíveis para quem for executar a criação da logo. Muitas vezes a melhor saída pode estar logo ali na frente. Pense nisso!
A tipografia precisa ser legível
E por fim, falaremos sobre tipografias. Sim, as letras da sua marca. Este elemento é tão importante quanto a criação do símbolo ou dos significados.
Existem tipografias dos mais variados temas, sensações e conceitos. É fundamental combiná-la com todos os critérios escolhidos para a elaboração da logo em si. Além de que ela precisa ser legível, claro.
Ou seja, as pessoas não podem confundir letras, expressões, acentos, etc.
Conte sempre com a Ville Imob para que suas vendas aumentem e, de fato, você consiga amadurecer sua empresa ou marca pessoal no mercado!