Criar um logotipo corretor de imóveis é fundamental para se profissionalizar no mercado e, assim, passar credibilidade.
Muito embora a criação de uma marca para corretor de imóveis seja um trabalho criativo e que envolve algumas técnicas que não se aprendem do dia para a noite, é possível que você comece a esboçar a sua identidade ainda hoje.
Por isso, neste artigo, a Ville Imob vai te ajudar a entender um pouco mais sobre como um logotipo corretor de imóveis é importante para que você possa conquistar mais clientes.
Mas, mais do que isso: vamos entender como fazer uma logo criativa e que possa ser usada em diversos lugares.
Por isso, pegue seu cafezinho, uma caneta e um papel para anotar as dicas e acompanhe o passo a passo abaixo!
Logotipo corretor de imóveis – Aprenda como fazer uma marca criativa
Para fazer um logotipo corretor de imóveis, será necessário que você considere algumas etapas técnicas e outras etapas criativas.
O processo de desenvolvimento de uma marca é, por muitas vezes, algo demorado. Muito embora as grandes marcas mundiais sejam visualmente bastante simples (como a Nike ou a Apple), saiba que nem sempre é fácil chegar nestes resultados.
A simplicidade não pode ser confundida com simploriedade. Afinal, chegar no simples envolve muito trabalho e dedicação. E acredite: mesmo que você não seja criativo, poderá pensar ou começar a criar o seu logotipo!
Criatividade é, na grande maioria das vezes, 90% transpiração e apenas 10% inspiração. Ou seja, colocando a mão na massa, pensando, pesquisando, rabiscando, apagando e começando de novo, é o que fará a sua marca ser criada.
Mas não se preocupe. Vamos entender o passo a passo a partir de agora. Veja o que vamos aprender:
- Entenda o seu público-alvo e também o seu diferencial no mercado;
- Pesquise a concorrência para saber o que evitar;
- Busque referências para se inspirar fora da área imobiliária;
- Coloque suas ideias no papel e tente encontrar significado para elas;
- O primeiro modelo quase nunca é o melhor modelo;
- Utilize tipografias legíveis em vários tamanhos de redução;
- O logotipo corretor de imóveis precisa ser de fácil aplicação em várias superfícies;
Detalharemos cada passo a partir de agora. Por isso, continue lendo o artigo para se aprofundar no assunto de comece ainda hoje a criar seu logotipo corretor de imóveis! Acompanhe.
Entenda o seu público-alvo e também o seu diferencial no mercado
O seu logotipo de corretor de imóveis não pode começar da parte gráfica.
Ou seja, você não pode simplesmente começar a desenhar ou a pensar como a sua marca vai ser, sem considerar algo importantíssimo para isso: o seu diferencial e o seu público-alvo.
Para entender isso de maneira mais prática, pense o seguinte: o documento de identidade de uma pessoa é o que diferencia ela de outra pessoa, certo?
Pois bem, do ponto de vista de identidade visual, o mesmo acontece. A identidade visual da sua imobiliária ou mesmo da sua prestação de serviço, precisa ser única e corresponder ao seu trabalho e público-alvo.
Isto é importante para criar conexões e gerar aproximações e, assim, conseguir se diferenciar.
Se você simplesmente criar uma logo que é parecida com todas as outras logos do mercado e da concorrência, haverá grandes chances de seu trabalho ser considerado “somente mais um”.
Portanto, busque entender quem é o seu público-alvo, construa uma identidade que faça sentido para gerar conexões com ele e também considere seus diferenciais para o processo criativo.
Por exemplo, se você atende um público-alvo que só compra casas de luxo, uma marca elegante, com uma tipografia clássica, com uma cor dourada ou preta, vai ser melhor do que criar uma marca colorida e com tipografia rebuscada.
Entender o seu público-alvo faz uma diferença gigantesca nos resultados!
Pesquise a concorrência para saber o que evitar
Outra dica importantíssima para criar logotipo corretor de imóveis, é saber o que evitar.
Simplesmente pelo fato de saber o que não fazer, você já estará em um caminho interessante para fazer um bom logotipo.
Para isso, pesquise a sua concorrência para entender como eles fazem suas logos. E todos aqueles padrões que você encontrar pelo caminho, tente evitar. Ou, minimamente, faça-os de maneira diferente.
Evite elementos que sejam clichês e que não refletem nenhum tipo de diferencial do seu trabalho.
O ideal é que você tenha uma marca que possa quebrar padrões visuais e, assim, se destacar. Caso contrário, será apenas mais uma logo de corretor de imóveis.
A pesquisa de concorrência precisa acontecer de maneira racional. Busque as logos daqueles profissionais ou imobiliárias que estão no seu raio de atuação. Além disso, pesquise também a nível Brasil.
Entenda como os grandes corretores e imobiliárias trabalham suas marcas para que possa seguir um caminho diferente.
Busque referências para se inspirar fora da área imobiliária
Além de buscar referências do que não fazer dentro da própria área imobiliária, você precisará buscar referências para se inspirar fora dela.
Ou seja, faça uma pesquisa técnica para buscar referências que não necessariamente tenham relação com o ramo imobiliário.
Muitas vezes você poderá ter ótimas ideias com referências bem longe do seu “quadrado”.
Este tipo de pesquisa serve tanto para gerar criatividade, quanto para entender como é a comunicação de maneira geral de grandes, médias e pequenas empresas.
Mas, veja bem: este tipo de pesquisa não é para encontrar padrões para copiar. Mas sim, para buscar padrões e usá-los como referência.
Boas ideias surgem de situações que geram bons gatilhos. Lembre-se disso!
Uma dica para que você possa ter mais tempo de pesquisar e buscar referências interessantes, é delegando suas funções de dia-a-dia para um sistema de gestão imobiliária.
Por exemplo, com os sistemas da Ville Imob, você poderá organizar o seu dia-a-dia de trabalho, eleger as prioridades corretas e manter a organização toda em Nuvem.
Assim, você ganha tempo para ter boas e criativas ideias, sem precisar fazê-la na correria.
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Coloque suas ideias no papel e tente encontrar significado para elas
Uma ideia na cabeça não tem muita valia, se você não colocá-la pra fora.
Isto é válido em muitas situações, mas principalmente em situações de criação de logotipo corretor de imóveis.
Portanto, coloque suas ideias no papel. Escreva elas, faça seus esboços (mesmo que de maneira mal feita) e tire as ideias da cabeça.
Isto será fundamental para que você consiga “perceber” o trabalho e, assim, poderá ter ainda mais ideias. Afinal, uma ideia sempre puxa a outra.
Além disso, colocar as ideias em prática ajuda você a não esquecê-las. Sim, muitas vezes a gente pode simplesmente esquecer aquela “boa ideia” que tivemos quanto estávamos com a cabeça no travesseiro.
O esquecimento ocorre porque o nosso cérebro não teve nenhum gatilho para entender que a ideia era importante.
E um bom gatilho para fazê-lo lembrar, é: anote, desenhe, escreva, rabisque.
Coloque sua ideia de logotipo corretor de imóveis no papel, sem se importar se ela é ou não a melhor ideia.
O primeiro modelo quase nunca é o melhor modelo
Da mesma forma que você precisará colocar todas as suas ideias de logotipo no papel, é importante entender que nem sempre a primeira (ou as primeiras) ideias, serão as melhores.
O processo criativo, conforme entendemos anteriormente, não é um processo que envolve só inspiração.
Ou seja, as melhores ideias não vem de um momento de inspiração. Mas sim, de um momento de transpiração. A transpiração vai ajudar a criar momentos de inspiração.
Por isso, não tenha pressa: a sua melhor versão de logotipo para corretor de imóveis, provavelmente, não será a primeira versão.
Então, não tenha medo de testar, arriscar, colocar suas ideias no papel. Quanto mais você praticar, melhores serão os resultados.
No entanto, é importante que você entenda também o seguinte: em algum momento, você precisa terminar o trabalho. Ou seja, finalizá-lo.
Ficar um tempo excessivo trabalhando na sua marca pessoal, não é um bom caminho.
O perfeccionismo é bastante prejudicial para o projeto, pois se você não finalizá-lo, sempre terá a sensação de que “falta alguma coisa”.
Utilize tipografias legíveis em vários tamanhos de redução
Esta é uma dica técnica e que precisa ser considerada para que seu logotipo corretor de imóveis possa ser usado em diversas aplicações: cuidado com o tamanho da tipografia!
Pense sempre que você está fazendo uma marca para ser usada em vários lugares. Embora seja uma marca pessoal, ela não é feita somente para satisfazer o corretor.
Faça testes de redução para que você não tenha problemas de aplicar a logo em diversos tamanhos diferentes.
Por exemplo, se você participar de um evento e tiver que colocar a sua logo em um banner ou material de divulgação, a logo precisará ser flexível para que possa ser lida.
Por isso, faça testes de tamanhos antes de finalizá-la. Imprima várias versões de tamanhos diferentes e veja o máximo que a logo pode ser reduzida – e nunca use ela em reduções menores do que o teste feito.
O logotipo corretor de imóveis precisa ser de fácil aplicação em várias superfícies
Outra dica técnica, é: faça a sua logo sempre com uma aplicação facilitada para vários tipos de superfícies.
Evite muita luz, sombra, brilhos, relevos e demais “efeitos” que dificultam a aplicação. A sua logo precisa ser simples de ser aplicada, com poucos elementos e bastante legibilidade.
Além disso, considere criar uma versão da marca em preto e branco para que você tenha flexibilidade nas aplicações.
A importância de contratar um designer experiente para o projeto
Todas estas dicas de como criar uma logo para corretor de imóveis vão te ajudar a criar uma marca fantástica e ótima para ser usada no dia-a-dia.
No entanto, considere sempre a contratação de um designer profissional e experiente para realizar o projeto. Este profissional poderá realizar todas as etapas anteriormente citadas e entregar um resultado fantástico para a sua necessidade.
Muito embora você possa começar a projetar a sua marca, é interessante consultar um especialista para que haja um aval técnico sobre o trabalho.
Desta forma, você terá tempo para pensar em outras estratégias para o seu negócio, como captação de novos imóveis e geração de vendas.
E por falar em delegar, é interessante que você considere delegar outras funções de dia-a-dia. A Ville Imob oferece ferramentas fantásticas para os corretores ganharem tempo, como:
- CRM Imobiliário;
- Software Imobiliário;
- Integração social para exportar imóveis para as redes sociais;
- Integração com os principais portais imobiliários do Brasil;
- Criação de sites imobiliários;
- E várias outras ferramentas.
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Ferramentas para criar um logotipo corretor de imóveis – Veja algumas dicas
Outra forma bastante interessante de criar uma marca imobiliária, é através de alguma destas ferramentas abaixo. Elas são ótimas para criar uma logo de maneira rápida.
Veja:
Canva
O Canva é uma plataforma de criação online, que permite você criar várias artes para suas estratégias de marketing. E além disso, você pode criar, também, seu logotipo por lá.
DesignEvo
O DesignEvo é uma plataforma especializada em criar logotipo online. Você pode escolher fontes, cortes, vetores e demais ícones para compor sua marca.
Logaster
E por fim, você ainda poderá testar a Logaster. Ela também é ótima para quem busca fazer uma marca online de maneira rápida e com poucos cliques.
Só o logotipo corretor de imóveis vai fazer suas vendas aumentarem?
Infelizmente, somente o melhor logotipo para corretores de imóveis não vai fazer com que as vendas aumentem. A logo ajuda, mas não é tudo.
Para aumentar suas vendas, além de boas estratégias, você vai precisar da ajuda de sistemas que possam otimizar o seu dia-a-dia, de forma que você possa focar naquilo que vai trazer novos clientes.
A Ville Imob oferece soluções práticas, seguras e confiáveis para que você possa aumentar o seu faturamento.
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