Atualizado em 18 de maio de 2021 por Camila da Silva.
Um logo para corretor de imóveis precisa ser bem planejado e feito dentro de considerações que visam trazer mais autoridade e credibilidade para o seu negócio. Isto é, você precisa estudar a fundo a possibilidade de criar uma logomarca para corretor de imóveis que chame a atenção na medida certa.
Recentemente fizemos um artigo onde discutimos os erros na hora de nomear sua imobiliária. No entanto, no artigo de hoje, vamos falar de um tema similar, que está associado à sua identidade visual. Veremos hoje o que deve ser evitado na hora de criar um logo para corretor de imóveis. Se você ainda não possui uma logomarca e estava pensando em criar uma, não perca essas dicas.
Sua logomarca é algo muito importante, quase tão importante quanto o nome da sua agência ou imobiliária. Ela estará em todos os materiais de publicação, redes sociais e websites. Logo, não trabalhar com alguém que é um bom profissional pode ser um grande risco.
A seguir você encontra todos os erros que devem ser evitados ao se pensar em um logo corretor de imóveis. Acompanhe e saiba mais!
1. Não trabalhar com bons profissionais
É comum, por exemplo, que a tarefa de criação deste tipo de detalhe seja repassado a um amigo ou parente que saiba utilizar o software necessário, mesmo que ele não seja um designer. Isso pode ser um grande problema, principalmente se você não avaliar o resultado com muita calma.
Afinal, apesar de parecer apenas algo de “gosto pessoal, a logo de corretor de imóveis carrega muito mais do que uma personalidade. É a partir dela que você deverá demonstrar a sua credibilidade e o seu profissionalismo e, para isso, o adequado é que você invista em um profissional que saiba criar harmonia e hierarquização na sua arte.
Sendo assim, utilizar a estratégia de “pedir a um amigo” pode ser interessante só se você possuir tempo para verificar o resultado e se o custo for realmente menor que o de contratar um profissional da área. Caso contrário, ou seja, se os valores são os mesmos de um profissional com um portfólio mais completo, é melhor optar pelo designer, você muito provavelmente terá uma logo mais profissional e mais conceituada.
Além disso, mesmo que você tenha tempo para analisar a logomarca para corretor, lembre-se de que o profissional qualificado saberá agir de uma maneira muito mais adequada ao mercado. Ele saberá quais são as tendências de design e conseguirá apontar cores e fatores indispensáveis para um logo de qualidade e peso no mercado.
2. Copiar elementos gráficos de outras logomarcas
Este é outro erro muito comum, seja na cópia de figuras ou ideias. No setor imobiliário é muito comum a utilização de casas nas logos, por exemplo. No entanto, cores e a maneira como o imóvel é representado pode variar muito. A cópia direta permite que as pessoas vejam claramente que o elemento foi feito com base em outras logos.
Além de ser potencialmente um crime, esse tipo de atitude não será algo bem visto pelos seus clientes. Portanto, seja original na hora de criar sua logo de corretor de imóveis. E sempre verifique para garantir que não existe nada muito similar no mercado. Tome especial cuidado para se diferenciar das imobiliárias da sua região.
Tenha a paciência de analisar a logo dos seus concorrentes a fim de mostrar certa exclusividade na sua. Embora o ramo de atuação seja o mesmo, sempre há a possibilidade de inovar e entregar algo de valioso e novo. E isso vale para a identidade visual da sua marca também. Portanto, capriche na pesquisa de tendência, veja inspirações e use a criatividade e as técnicas certas na hora de pôr a mão na massa ou solicitar para o designer.
3. Fazer logos com milhares de detalhes e cores
Este é outro erro muito comum, especialmente para quem contrata pessoas que não são profissionais. O problema da criação de logos com diversos detalhes é que a logomarca será impressa em diversos tamanhos. Além de ser visualizada em smartphones com telas de variadas resoluções e tamanhos.
Logo, sempre que for fazer a sua logomarca, faça o teste de impressão em diferentes dimensões. Verifique se é possível visualizar os diferentes elementos gráficos. Outro problema na utilização de vários detalhes é a confusão que isso pode causar. O que impediria a transmissão da mensagem da sua logo.
Imagine só você precisar imprimir a sua logo de corretor de imóveis em seu cartão de visitas, porém, por conta da riqueza de detalhes, tudo ficar ilegível e até certo ponto “bagunçado” aos olhos de quem vê? Pois é! Tenha esse cuidado para estabelecer uma organização visual coerente e que siga critérios técnicos para os elementos ali apresentados.
Quanto ao uso de diferentes cores, lembre-se de garantir que sua logo ficará clara e legível quando impressa em preto e branco. Afinal de contas, nem sempre será possível imprimir a logomarca em cores.
4. Não procurar por possíveis duplas interpretações
Ao criar sua logo para corretor de imóveis, verifique se a mesma possui algum detalhe que possa gerar uma interpretação diferente da que você tem em mente. Existem vários exemplos online de design de logomarca que foram manchadas pelo duplo significado atribuído às mesmas.
Como você e o designer estarão muito envolvidos na criação da imagem é possível que vocês não percebam o significado “oculto” (se é que existe algum). Uma maneira de evitar esse problema é pedir para amigos e familiares avaliarem. Não explique o conceito e peça os especificamente para avaliar se encontram algum problema.
5. Utilizar imagens e ícones de terceiros
Se você vai fazer sua própria logo de corretor e imóveis, evite utilizar algo que não é próprio. Utilizar uma imagem, ícone ou qualquer detalhe encontrado online pode ser um grande risco. Isso porque existe um grande risco da imagem possuir algum direito autoral. Logo a utilização da mesma pode acarretar em algum problema jurídico.
Se você realmente gostou de determinada imagem, ClipArt ou ícone, verifique a licença do mesmo. A maioria dos bancos de imagem possuem uma página onde eles detalham o que é permitido e o que não se pode ser feito com as imagens do site. Se tiver dúvida entre em contato direto com o criador da imagem ou com a equipe de suporte do site.
6. Não se atentar aos significados das cores
Lembra do artigo sobre as cores do website? Bom, se você não se recorda, aqui vai um rápido resumo. Cada cor tem um significado e um objetivo. Cores quentes por exemplo, tem como objetivo chamar a atenção. Já reparou a alta utilização do vermelho em logomarcas de empresas alimentícias?
A cor azul, por outro lado, está associada à confiabilidade e segurança. Repare como a cor azul é comum na logo de fabricantes de aviões. A cor verde, principalmente no Brasil, remete à natureza. Nos EUA ela costuma ser utilizada para representar a prosperidade e riqueza (lembre-se que o dólar é verde). Cores escuras, em especial o preto, pode ser utilizada para referenciar ao luxo e a exclusividade.
Ao criar sua logo para corretor de imóveis, pense no que sua imobiliária representa e qual seria a cor mais adequada. O que apresentamos acima são apenas sugestões, mas é algo que tende a ser seguido pelo mercado, em geral.
7. Utilizar cores diferentes na logomarca e no site imobiliário
Se você definiu uma cor para sua logomarca é essencial que a mesma seja utilizada por tudo que você produz. Isso inclui seu site, panfletos, cartões de visita e até mesmo a decoração do seu escritório, se possível.
Se você ainda não possui um site imobiliário, você pode contar com o ville Imob. Nós possuímos diversos templates e cada template possui diversas cores diferentes. Assim você não terá problemas na hora de utilizar uma cor que se alinhe à sua logo de corretor de imóveis.
Além do site imobiliário o ville Imob conta com diversos outros recursos feitos para facilitar a vida do corretor de imóveis. Faça já um teste grátis e veja como tudo funciona.