A live no Instagram para corretores é uma ótima ferramenta para engajar o seu público alvo e tornar a visibilidade dos seus imóveis ainda mais interessante.
Afinal, sabemos que trabalhar com as mídias sociais é muito importante para atingir novos clientes todos os dias. Tendo em vista que é justamente nestas redes que encontramos as pessoas conectadas por diversas horas ao longo do dia.
Portanto, trabalhar a sua imagem, a partir do diferencial da live, pode ser uma alternativa e tanto. E se você quer impulsionar o seu negócio, precisa conhecer essa alternativa para tornar o seu trabalho ainda mais rentável e impactante.
Para tanto, elaboramos este guia com informações importantes para você se desenvolver dessa maneira e assim tornar a sua imobiliária ainda mais conhecida. Vamos lá?
Como planejar a live no Instagram para corretores?
Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda quais são todos os passos essenciais para planejar a sua live no Instagram para corretores. Afinal, não basta simplesmente abrir a câmera e esperar que as pessoas se engajem com o que está sendo apresentado, não é mesmo?
Mas sim, é necessário que haja um envolvimento com o seu público, despertando neles o interesse pelo conteúdo que você está demonstrando ali.
Para isso, é preciso ter um pouco de paciência. Pois além de entender quais são as necessidades e possibilidades de conteúdos que os seus clientes gostariam de ter, é necessário também entender que o crescimento é gradativo.
Ou seja, pode ser que na primeira live você tenha cerca de 10 pessoas lhe assistindo – ou até menos – o que não quer dizer que esteja ruim, ok? Pois apenas começando é que você poderá criar o seu público fiel e grande!
Além disso, uma forma de não “se sentir desconfortável” pela quantidade “pequena” de pessoas, é lembrar-se da importância que cada cliente tem. Para isso, pare e pense, por exemplo, no momento que você vende um imóvel.
Costumeiramente há um comprador, certo? Pois é. Ele é uma pessoa, e não milhares, não é mesmo? Assim você pode perceber que a importância de uma pessoa é a importância de uma vida que pode mudar com o que você tem para oferecer!
Portanto, não se atente para a quantidade, mas sim, para a qualidade do engajamento. Se houver uma única pessoa lhe assistindo, e esta pessoa estiver demonstrando interesse ao que você está apresentando, pra quê querer milhares de pessoas?
O que vale mais: uma pessoa interessada, ou milhares que não estão dando atenção ao que você está falando? Pense nisso!
Considerando este raciocínio, poderemos partir para os passos seguintes, a fim de planejar a sua live no Instagram para corretores. Veja a seguir:
1- Entenda o seu público
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o seu público alvo e o que ele deseja ver na internet. Sim, é preciso que você tenha uma persona imobiliária muito bem alinhada antes de investir na live no Instagram para corretores.
Afinal, pare e pense: o que o seu público deseja aprender com você? Quais são as dúvidas recorrentes? O que eles gostariam de ver em um imóvel?
Ao ter a resposta para estes questionamentos, torna-se muito mais simples você elaborar um roteiro para a sua “apresentação” ao vivo. Porém, você deve estar se perguntando, como é possível criar este tipo de roteiro?
Como você irá mensurar o que o seu público alvo tanto deseja aprender e desenvolver?
Bem, para isso, você deverá trabalhar com o mesmo por algum tempo, antes de simplesmente apostar na live de fato. Dessa maneira, você deverá, por exemplo, criar um perfil no Instagram e ir publicando informações relevantes lá.
Além disso, manter o seu público engajado, interagindo com o mesmo, criando um vínculo e se aproximando cada vez mais.
Com esse tipo de aproximação você poderá iniciar um passo importante antes de simplesmente investir nas lives: os stories. Sim! Os stories do Instagram são valiosos para você se aproximar do seu público e entender as reais necessidades deles.
É com o auxílio desta ferramenta que você poderá, por exemplo, criar enquetes ou abrir a caixa de perguntas. Além disso, poderá aparecer na câmera para as pessoas irem se familiarizando com o seu conteúdo.
Dessa maneira vai criando uma proximidade que desperta o interesse no público de saber mais sobre o que você está fazendo e deseja apresentar para eles. E assim, você consegue captar informações muito importantes que serão utilizadas como roteiro mais tarde.
2- Construa valor
Seguindo o raciocínio do tópico acima, é essencial que você construa valor antes de qualquer coisa. Afinal, como já mencionamos, não há a menor chance da sua live vir a ser um sucesso se ninguém conhece o seu trabalho e o que você tem para propor às pessoas.
Um exemplo? Pare e reflita sobre as lives que você costuma assistir… Você alguma vez parou para assistir alguém que nunca havia visto em sua vida? Imaginamos que não.
Portanto, antes de simplesmente abrir a câmera e esperar que dezenas de pessoas cheguem até você, trabalhe o valor que a sua marca possui. Aqui você pode investir tanto na imagem da sua imobiliária, como também na sua imagem enquanto corretor de imóveis.
Assim poderá aproximar as pessoas, criando autoridade no meio digital.
Mas o que significa essa tal autoridade? Bem, em linhas gerais, trata-se da identidade com autoridade em determinado assunto, que você vai criando.
Por exemplo: você confiaria mais em uma dica de saúde de uma pessoa que trabalha escrevendo ou de um médico que faz conteúdos relevantes para a internet? Acreditamos que você irá ter mais confiança no médico, certo?
Sabe por que isso acontece? Porque ele possui autoridade no que está dizendo. Ou seja, ele se porta de uma maneira que nos dá a entender que ele sabe o que está falando.
Portanto, crie a sua autoridade! Alimente o seu público, por um tempo, com informações valiosas e relevantes, para que assim você vá crescendo gradativamente. Até que você passa a se tornar uma referência no assunto, e automaticamente seu conteúdo é visto como algo de valor.
3- Divulgue a sua live
Depois que você já tiver um público engajado com os seus conteúdos, é hora de iniciar o “plantio” da sua live no Instagram para corretores. Ou seja, aqui você deverá despertar o interesse nas pessoas para que elas venham a assistir a sua programação online.
Para isso, nada melhor do que utilizar o gatilho da curiosidade durante a divulgação da sua live!
Dessa maneira, é essencial que você dê pinceladas sobre o tipo de conteúdo que será proposto e apresentado durante a transmissão ao vivo. Assim você conseguirá despertar o desejo nas pessoas.
Vale você divulgar um título para o evento específico, baseando no que lhe ensinamos no tópico um deste passo a passo. Como também, você poderá elencar alguns tópicos de desenvolvimento da sua live. Exemplo:
- Informações sobre o empreendimento X;
- Visita guiada;
- Perguntas e respostas sobre pagamento;
- Como escolher o apartamento ideal;
- Entre outras informações!
Ao criar uma chamada que elenque os principais conteúdos, como no exemplo acima, as pessoas que possuem interesse em saber mais sobre eles irão se aproximar de você e certamente estarão presentes na sua transmissão.
4- Pense em perguntas frequentes
Além de discutir os tópicos que serão especificados na divulgação da sua live, lembre-se também de sempre considerar as perguntas frequentes.
Ou seja, as pessoas lhe procuram para saber quais informações? Você é experiente em que tipo de resolução de problemas? Ao se atentar para isso, saberá quais são os caminhos que a sua live poderá seguir.
Visto que é possível que você lide com um público um pouco “quieto demais”, isto é, que não irá interagir na live, mas apenas assistir. Nestes casos, ter fragmentos na manga é muito importante para não ficar em silêncio em frente à câmera.
Portanto, utilize as perguntas frequentes como um caminho para seguir e desenvolver a live quando “faltar assunto”.
5- Crie eventos específicos
Por fim, crie sempre eventos específicos para tornar as suas lives mais leves, interessantes e envolventes. Por exemplo, se haverá o lançamento de um empreendimento de luxo, que tal fazer uma transmissão ao vivo para mostrar todos os detalhes?
Ou então, na semana do consumidor você pode falar sobre os direitos e deveres de um inquilino que aluga um imóvel. E assim por diante!
O essencial é você sempre diversificar, a fim de criar um efeito que engaja ainda mais as pessoas. Pois é importante compreender que repetir muitas vezes o mesmo tema pode tirar a credibilidade da live no Instagram para corretores.
Sabe por que este tipo efeito acontece? Porque a pessoa pode pensar que se ela não participar hoje, terá outros dias. Em contrapartida, se você criar lives mais exclusivas, despertará o interesse nas pessoas de participarem ao vivo.
Como executar uma boa live no Instagram para corretores?
Agora que você já sabe quais são os pontos importantes de como construir e planejar uma boa live no Instagram para corretores, é hora de aprender a como executar a mesma da melhor forma. Para isso, trouxemos também algumas considerações logo abaixo:
1- Prepare-se com antecedência
Se você chegou até este nosso artigo, temos certeza que este primeiro passo você está levando em consideração. Entretanto, quando falamos de se preparar com antecedência, não estamos apenas incluindo o fato de você programar e planejar o que será dito em sua live.
Mas sim, nos referimos a você tirar uma hora ou 30 min antes de iniciar a sua live para poder se preparar, de fato.
Aqui você deverá organizar o ambiente em que a live acontecerá, além de preparar a voz, beber água, se alimentar bem, enfim! Ficar o mais confortável possível para ter o desenvolvimento da sua live da melhor maneira possível.
Além disso, este ato de se preparar também está atrelado ao estudo do conteúdo que será apresentado. Estude bastante e com antecedência, para não ter chance de esquecer de algo importante na hora.
2- Esteja bem apresentável
Lembre-se que por mais que você possa estar em casa durante a sua live no Instagram para corretores, é de extrema importância que você esteja vestido e arrumado de acordo com a sua profissão.
É claro que você não precisa ficar extremamente formal, porém, se você quer passar alguma autoridade para o seu público, esteja bem apresentável!
3- Atenha-se a iluminação e ao foco
Procure direcionar a câmera para um ponto que possua uma boa iluminação. Além disso, conte com a ajuda de alguém para que o foco da câmera seja verificado com frequência.
Afinal, é muito desconfortável assistir um vídeo no qual o foco não está bem sinalizado, deixando você desfocado e o fundo em destaque, por exemplo. Isso pode estragar a sua live! Portanto, cuidado, ok?
4- Seja conciso nas suas colocações
Cuidado para não transparecer uma imagem de dúvida quando você estiver apresentando a sua live no Instagram para corretores, ok? Seja sempre o mais conciso possível em suas colocações, além de sempre responder com sinceridade.
Quando você não souber algo, diga que irá pesquisar, mas nunca tente responder algo que você não saiba! Isso além de ser notável (porque a sua intonação irá demonstrar a sua dúvida), ainda queimará o seu filme.
5- Estipule um momento de pergunta e resposta
Por fim, para manter tudo sempre organizado, caso o seu público traga muitas dúvidas durante a sua live, estipule logo no começo um momento para as respostas.
Assim você conseguirá selecionar algumas perguntas interessantes para trazer aos demais, a fim de responder e engajar o público.
Aqui o ideal é que você trabalhe juntamente com alguém que seleciona as perguntas, pois dessa forma será mais fácil conduzir a live. Portanto, crie um momento para as perguntas e respostas, e atenha-se ao que havia sido planejado antes de qualquer coisa.
Mantenha seu Instagram sempre atualizado
Viu só como planejar e executar uma live no Instagram para corretores é mais fácil do que parece? Pois é! Mas, lembra de quando comentamos da importância de manter seu Insta sempre atualizado e com ótimos conteúdos?
Então… Sabemos que manter isso em dia não é tão simples, mas, trouxemos uma solução para você dar os primeiros passos para o sucesso.
Estamos falando de uma ferramenta de integração das redes sociais. Com ela você poderá programar as suas postagens, mantendo seu Instagram sempre ativo e com bom engajamento.
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