Os links patrocinados para imobiliária são, em sua essência, uma das maneiras mais viáveis, práticas, rápidas e analisáveis que o marketing digital pode oferecer.
Mas, antes que você acredite que encontrou o “pote de ouro”, é importante entender que os links patrocinados somente terão uma efetividade relevante, caso você trabalhe com outras estratégias associadas a isso.
Afinal, imagine que você contrate alguém para fazer algum reparo ou serviço na sua casa. Bem, o profissional poderá até ser muito qualificado. Mas se o equipamento que ele instalar não for de boa qualidade, certamente a efetividade do investimento não será boa.
E no marketing digital para imobiliárias, o mesmo acontece. Você precisa construir uma estratégia viável, focada e ampla. Afinal, os links patrocinados são o meio e não o fim.
Para entender mais sobre o tema, continue lendo. No texto de hoje, vamos explorar o quanto a compra de links pode ser positiva, desde que você faça isso corretamente. Vamos lá?
Links patrocinados para imobiliária – O que são?
Antes de mais nada, precisamos entender o que são os links patrocinados para imobiliária. Eles são, na sua essência, uma maneira de comprar posições no Google, no Facebook ou no Instagram.
Ou seja, você poderá pagar para aparecer para as pessoas certas, no momento certo e no local certo. Esta é uma forma revolucionária de conquistar posições de valor dentro de uma estratégia de marketing. E quem nos possibilitou isso, claro, foi a internet e as empresas que a constituem.
Para entender de maneira mais prática, vamos imaginar uma pesquisa no Google. Quando alguém busca algum termo por lá, o Google mostrará os melhores resultados para aquela busca.
Estes melhores resultados, podem ser uma série de coisas: um vídeo, um artigo, uma imagem ou, claro, um link patrocinado. E este link patrocinado, quando acionado, irá aparecer logo nas primeiras posições dos resultados. Certamente você já percebeu isso, não é mesmo?
Mas, não é somente isso.
Um link patrocinado não é apenas um link que aparece nos resultados de busca do Google. Eles são, em sua essência, qualquer link que esteja posicionado de maneira paga e estratégica em alguma plataforma de mídia.
Ou seja, um anúncio gráfico ou mesmo um anúncio antes do seu vídeo do YouTube pode, com certeza, ser considerado um link patrocinado. Afinal, ele está lá pois alguém pagou para ele estar.
E com esta definição ampla, automaticamente temos um leque enorme de opções e alternativas para que possamos usar no nosso dia a dia, dentro da nossa imobiliária.
E para te ajudar a entender melhor como fazer isso, considerando as várias possibilidades, preparamos um guia prático abaixo. Continue lendo para entender e aprofundar o seu estudo. Vamos lá?
Como usar links patrocinados para imobiliária de uma maneira inteligente
Se você acha que para ter um bom link patrocinado basta fazer uma conta em alguma plataforma de mídia e pagar para começar a aparecer, acertou.
Porém, somente isto não vai ser o suficiente para que a sua estratégia tenha efetividade e traga bons resultados para a sua imobiliária. É preciso entender o contexto todo e elaborar um fluxo criativo e com os objetivos certos.
Caso contrário, seu link patrocinado será apenas mais um link patrocinado em uma imensidão gigantesca de links patrocinados.
Mas não se assuste. A Ville imob vai te ajudar a entender melhor tudo isso para que, desta forma, você possa arregaçar as mangas e começar a pensar de maneira mais objetiva sobre o marketing digital da sua empresa.
É claro que hoje em dia você pode encontrar informações em todos os lugares. Mas o verdadeiro desafio é transformar isso tudo em conhecimento prático. Por isso, nossa primeira dica, é: foque!
Não existe um jeito certo, revolucionário ou uma receita mágica para construir um bom marketing imobiliário.
O que existe, é método e entendimento das suas necessidades.
Por mais que as ferramentas que você utilize sejam as mesmas que outras pessoas vão utilizar, a forma como elas serão manuseadas é totalmente diferente.
E é aí que você poderá colocar tudo a perder, ou a ganhar. Afinal, saber mexer na ferramenta em si, você aprende em poucos minutos. Mas saber extrair o máximo dela, isto talvez seja mais demorado.
Para te ajudar, separamos alguns tópicos importantes para o tema, que vão te guiar nesta jornada para aprender a fazer bons links patrocinados para imobiliária. Veja abaixo:
- Escolha os melhores canais para sua estratégia de marketing imobiliário – Quais são eles?;
- Otimize ao máximo cada um dos anúncios – Faça testes e variações para entender quais são os melhores;
- Tenha algum tipo de métrica de conversão para sua campanha – É preciso entender o comportamento dos usuários;
- Use o remarketing e veja o poder que esta estratégia pode ter na sua campanha;
- Analise os dados gerados pelas campanhas para poder tomar novas decisões;
Falaremos sobre cada tema de forma a explorar melhor cada ponto. Vamos lá?
Escolha os melhores canais para sua estratégia de marketing imobiliário – Quais são eles?
Existem inúmeros canais de mídia.
Como você bem sabe, a internet nos trouxe uma infinidade de alternativas para que possamos, assim, escolher quais serão as melhores para as nossas estratégias.
Porém, o que é uma coisa boa, traz também uma parcela de dúvida desconfiança: como saber qual é a melhor plataforma para criar links patrocinados?
A resposta, é: não existe a melhor plataforma para criar links patrocinados.
A melhor plataforma é aquela que mais faz sentido para a sua estratégia de marketing imobiliário. Afinal, cada uma delas possui características específicas e únicas. Logo, você precisará saber qual é o melhor lugar para posicionar a sua empresa.
Acompanhe uma explicação mais detalhada sobre cada uma das alternativas para criação de links patrocinados para imobiliária. Veja abaixo:
Google Ads
O Google Ads é, talvez, a principal empresa que nos remete a links patrocinados quando pensamos sobre o assunto. O Google é, hoje, um dos maiores (se não o maior) motor de buscas da internet.
Sempre que você precisa tirar alguma dúvida ou resolver um problema, recorre ao Google. Ou, ainda, sempre que você precisa ou quer estudar um assunto novo, sua fonte de pesquisa é iniciada pelo Google.
E isto, claro, é o ganha pão deles. Por mais que a ferramenta seja gratuita para o usuário, o que o Google extrai de informações de comportamento e tendências é o que virará o produto final deles.
Então, se alguém busca por “imóveis em SP”, os resultados vão satisfazer aquele usuário. Mas, por trás disso, existe uma concorrência enorme de empresas que querem aparecer para o usuário que pesquisa por “imóveis em SP”.
Neste exemplo, você poderia comprar a palavra-chave “imóveis em SP” e, toda vez que alguém pesquisar por este termo, sua imobiliária poderia aparecer nos primeiros resultados do Google.
Mas, por que “poderia”? Por um simples motivo: a comercialização dos links patrocinados nos resultados de busca acontece através de um modelo de leilão.
Por exemplo, se 4 imobiliárias comprarem a mesma palavra, “imóveis em SP”, e o Google mostrar apenas 3 resultados pagos na pesquisa, vão aparecer somente as 3 imobiliárias que pagaram mais pela palavra – e uma ficará de fora dos resultados.
Facebook Ads
Diferente do Google Ads, o Facebook trabalha seus links patrocinados para imobiliária de outra maneira.
Por lá também existem os leilões. Porém, o usuário do Facebook consome anúncios de uma maneira diferente. A veiculação ocorre através da linha do tempo e diversos outros modelos e formatos que a empresa cria todos os dias.
Para o usuário comum, a rede social é de graça. Afinal, basta criar uma conta, fazer amigos e começar a interagir.
E é justamente a partir destas interações que o produto do Facebook começa a ser montado: anúncios certos, para as pessoas certas.
A quantidade de dados e informações que a rede social capta de cada individuo, é o suficiente para que você possa criar um anúncio altamente segmentado, de modo a aparecer somente para quem você escolheu.
Por exemplo, se você quer que seu anúncio imobiliário apareça somente para casais jovens e recém casados, o Facebook conseguirá entregar.
Afinal, pelo simples fato de as pessoas colocarem informações na plataforma, os algoritmos conseguem, a partir disso, construir perfis, personas e públicos-alvos. E, posteriormente, eles fazem a comercialização destas informações como forma de anúncios.
E o mesmo se aplica para o Instagram Ads, para o LinkedIn e diversas outras redes sociais que possuem o seu modelo de anúncios semelhante ao do Facebook Ads.
As informações que o próprio usuário fornece são, em sua essência, o produto das redes sociais. E você pode transformar isso em links patrocinados para imobiliária.
Otimize ao máximo cada um dos anúncios – Faça testes e variações para entender quais são os melhores
Uma das coisas mais legais da criação de anúncios online para imobiliárias é a maneira como isto pode ser feito.
Diferentemente de um anúncio na TV ou em um outdoor na rua, com as plataformas digitais você tem uma flexibilidade muito grande para alterar, pausar, iniciar, duplicar ou cancelar anúncios ao seu próprio tempo e necessidade.
E isto abre um leque de alternativas para que possamos cada vez mais otimizar nossos anúncios.
Desta forma, independente de onde você fizer seus anúncios, recomendamos que você aproveite a flexibilidade e faça testes.
Ou seja, teste um, dois, três, quatro tipos diferentes do mesmo anúncio. Em arte ou texto, não importa. O importante, é buscar entender qual será a melhor opção de anúncio para aquela estratégia.
No caso de anúncios gráficos, muitas vezes a cor, o título ou mesmo a imagem usada, pode fazer uma grande diferença. O público-alvo poderá se identificar mais com uma ou com outra.
E você, claro, poderá entender isso a partir do momento que tiver vários anúncios rodando ao mesmo tempo. Depois, basta deixar no ar aquele que tiver a melhor performance.
Tenha algum tipo de métrica de conversão para sua campanha – É preciso entender o comportamento dos usuários
Uma das coisas mais importantes na hora de criar links patrocinados para imobiliária, é ter um objetivo ou uma meta de conversão.
Ou seja, você precisa ter algum tipo de fundamento para entender se o seu plano está ou não dando certo. Caso contrário, você não conseguirá entender, explorar e melhorar.
Pois um anúncio aleatório, entregará também resultados aleatórios. E isto é muito ruim para suas campanhas.
Portanto, tenha metas que façam sentido para determinadas estratégias.
Pode ser qualquer coisa, como: conseguir mais seguidores, mais assinantes de uma newsletter, mais leads imobiliários para um determinado lançamento, etc.
O importante, é ter um pivô para entender se os anúncios estão funcionando ou não.
Use o remarketing e veja o poder que esta estratégia pode ter na sua campanha
Você já ouviu falar do remarketing imobiliário? Esta é, talvez, uma das ferramentas mais incríveis que os anúncios digitais podem nos oferecer.
O remarketing é uma alternativa de anunciar para as pessoas que já tiveram algum tipo de interação, contato ou conversão em algum de seus anúncios.
Ou seja, você terá a possibilidade de conversar com determinado público de uma forma ainda mais exclusiva.
O poder do remarketing é muito grande.
Por exemplo, se alguém já é seu cliente ou falta pouco para ser, os anúncios podem ser direcionados ao público com uma linguagem muito mais específica e única.
Algo que você não poderia fazer, por exemplo, com pessoas que sequer conhecem sua imobiliária, produto ou serviço.
Entenda mais aqui sobre o remarketing imobiliário.
Analise os dados gerados pelas campanhas para poder tomar novas decisões
E por fim, não podemos esquecer que uma boa estratégia de links patrocinados para imobiliária é, em sua essência, aquela que podemos melhorar.
E as melhorias somente serão possíveis, caso você tenha algum fundamento para poder entender o que está ou não dando certo. Por isso, analise cada dado e veja se as coisas estão fluindo. Isto ajudará você a tomar novas e mais precisas decisões.
Conte com a Ville Imob para ajudar sua imobiliária a vender mais, com ferramentas e sistemas específicos e dedicados. Assim, você otimiza todas aquelas funções mais burocráticas e poderá dedicar mais tempo ao que é mais importante, como as vendas em si.
Bons negócios!