Já abordamos neste blog a necessidade da criação de sites imobiliários e da utilização das redes sociais, portais imobiliários, entre outras ferramentas. No entanto, precisamos também atentar ao que é, talvez, umas das ferramentas mais importantes na captação de leads: landing pages.
Mas o que são landing pages?
Landing pages são páginas de conversão onde você oferece ao seu lead uma informação útil para ele. Essa informação é “quase gratuita”, isso porque ele precisa “pagar” com informações pessoais simples, como nome e email, por exemplo. Ao captar esta informação você pode, então, enviar emails de marketing com conteúdos que são relevantes ao seu lead. Assim você consegue nutri-lo à medida que ele vai para o fundo do funil de vendas.
As landing pages são feitas, basicamente, de alguns elementos:
-Uma oferta ou material que seu lead quer ter acesso;
-Uma pequena prévia, que serve como um “teaser” desta oferta ou material;
-Algumas caixas de texto, onde seu cliente preencherá com os dados;
-Um CTA (call-to-action), ou seja, um botão para que ele realize uma ação.
Mas porque você precisa de landing pages no seu site imobiliário?
É essencial que você crie landing pages no seu site imobiliário para que você consiga captar informações de seus clientes. Você pode, por exemplo, pedir que o cliente deixe seu nome e email para ver uma página com condições exclusivas na compra de um determinado imóvel.
Landing pages são estratégias de marketing que já foram comprovadas e são utilizadas por diversas empresas, grandes, médias e pequenas. Assim elas conseguem expandir o negócio cada vez mais.
É na verdade bem simples de entender a lógica por trás deste assunto. Uma vez que você consegue o email do seu lead, você consegue mandar emails relevantes ao mesmo.
Vamos entender como utilizar as informações dos leads
Suponha que você conseguiu um email de certo lead em uma página que passava informações sobre um determinado empreendimento imobiliário. Este empreendimento se tratava de diversos apartamentos que seriam vendidos ainda na planta, no bairro X. Com isso você consegue captar algumas informações importantes sobre seu lead:
-Está em busca de apartamentos;
-Está em busca de imóveis novos (não exclusivamente, a princípio);
-Considera a compra de imóveis na planta;
-Busca imóveis na região X (bairro do empreendimento citado).
Naturalmente, talvez você passou mais informações na sua landing page como: preço inicial, número de quartos, área do apartamento, entre outras informações. Tudo isso deve ser considerado e, se possível, registrado no “perfil” do seu lead.
Com base nessas informações você pode mandar emails que são relevantes, por exemplo, supondo que você possui outro apartamento na região X, citada anteriormente. O valor é similar, assim como o tipo de imóvel (apartamento). É muito interessante que seu lead saiba desta oportunidade, afinal de contas ele já mostrou que busca por imóveis deste tipo.
Não envie emails com imóveis em regiões diferentes e com valores totalmente diferentes do que seu lead, originalmente, mostrou interesse. Muitas pessoas não gostam de receber mensagens que se parecem com SPAM na sua caixa de entrada. Por isso você deve evitá-las, caso você queira que seu lead continue lendo seus emails.
Crie landing pages atrativas
Muitas pessoas ficam receosas no momento de passar as informações para algum terceiro, logo sua landing page de ser muito atrativa. É importante investir na criação de algo de qualidade, seja uma oferta realmente exclusiva, ou talvez um material que auxilie seu cliente de verdade no momento de comprar o novo imóvel.
Mas a ideia é garantir que o objeto é tão desejado que seu cliente irá ignorar o medo e deixará suas informações para conseguir. Ajuda fazer promessas do tipo: “ninguém gosta de spams, e nós sabemos disso”. Ou ainda: “não repassaremos suas informações para nenhum terceiro”. Tudo isso pode ajudar na hora de conseguir as informações do seu lead.
Cumpra suas promessas feitas na sua landing page
Caso você prometa ao seu cliente uma oferta ou desconto exclusivo, de fato, dê a ele este benefício. Da mesma forma, se você promete um material que vai auxiliar seu cliente na compra do imóvel, entregue um material de qualidade. Não entregue faça um grande marketing e entregue algo que deixará seu cliente insatisfeito.
O mesmo vale caso você decida prometer ao seu cliente não enviar spams e repassar as informações do mesmo. Cumpra o prometido para que você ganhe a confiança do seu cliente, ele fique satisfeito e, até mesmo inclinado a recomendar sua imobiliária à outras pessoas.
Se atente às boas práticas online
Ao criar sua landing page evite cair no erro comum de muitas pessoas que forçam o cliente a informar seus dados através da criação de inúmeros pop-ups. Muitos programadores chegam ao ponto de criar scripts que impedem que o usuário saia do website através da criação de inúmeros pop-ups. Certifique-se que você não executa este tipo de prática no seu website.
Outro erro comum é sobrecarregar sua landing page com imagens de alta qualidade (sem nenhum tipo de compressão), vídeos que são executados automaticamente, entre outros elementos que podem deixar a experiência do usuário lenta e desagradável. Evite estes elementos sempre que possível, lembre-se: nem sempre a frase “quanto mais melhor” é correta.
Gostei! Mas como crio landing pages?
Para criar landing pages, muitos empresários utilizam programadores que são pagos quase especificamente para este fim. Um investimento alto e, muitas vezes, pouco interessante para o setor imobiliário.
Por isso recomendamos o ville Target, uma empresa que faz parte do grupo Villevox e que oferece um plano totalmente gratuito para que você inicie sua jornada na automação de marketing. O software do ville Target permite que você crie suas landing pages de maneira rápida e prática. É tão simples que conseguimos explicar tudo em um artigo.
Optando pelo ville Imob você consegue ter todos os recursos essenciais para o gerenciamento da sua imobiliária, como o seu próprio site imobiliário, e um ótimo CRM imobiliário. Ao escolher o ville Target, você complementa sua estratégia de marketing digital, e, na versão grátis você tem acesso à duas landing pages e ao envio de 3000 emails mensais.
É válido reforçar que tanto seu site, quanto suas landing pages podem ser feitas sem que você tenha algum conhecimento de programação. Logo você não precisará investir em um funcionário novo apenas para essa função específica e, ainda contará com diversas outras ferramentas extremamente úteis que ambas plataformas entregam.
Você pode saber mais sobre o plano grátis do ville Target e as outras opções aqui. Quanto ao ville Imob, oferecemos um teste grátis que você pode iniciar a qualquer momento. É isso por hoje, boa sorte e boas vendas!