Ter a oportunidade de fazer uma parceria com uma grande construtora é um dos sonhos de consumo de corretores autônomos e imobiliárias. As vantagens são diversas, que incluem uma ótima estrutura, montada inteiramente pela imobiliária. Não existe a necessidade de captação (você já tem os imóveis para trabalhar) e o volume de vendas é incrível. No artigo de hoje veremos dicas para que você venda o máximo em lançamentos imobiliários.
É realmente melhor trabalhar em lançamentos imobiliários?
Talvez “melhor” não seja a palavra correta. Afinal de contas, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. No caso de lançamentos (e alguns tipos de parcerias com construtoras), por exemplo, é possível que a comissão esteja um pouco abaixo do padrão. Isso porque é possível que a construtora pague boa parte dos custos da negociação, advogados que cuidarão de toda documentação, fora toda a estrutura física para venda das unidades.
Além disso existe todo o trabalho de marketing que envolve a produção do material de divulgação. A divulgação dos materiais nas diversas mídias (muitas das vezes pagas). Isso tudo sem contar nos casos em que um apartamento é todo mobiliado e decorado pela construtora. Sendo o objetivo mostrar para o cliente um exemplo de como o espaço pode ser decorado.
Logo, os custos para a construtora aumentam um pouco. Logo, uma comissão levemente inferior pode ser possível nestes casos. Mas, essa desvantagem é certamente compensada pela principal vantagem: o alto volume de vendas. São comuns os casos em que prédios com dezenas de apartamentos sejam vendidos em dias ou até mesmo horas.
Logo, um corretor que trabalhe em um lançamento tem a chance única de vender vários imóveis em um período de tempo muito curto. Em termos financeiros, este tipo de negócio pode ser sim muito vantajoso. Lembre-se apenas de se atentar à qualidade dos imóveis construídos pela construtora ou incorporadora. Também fique atento se existe algum histórico de atraso e a opinião de pessoas que já compraram imóveis desta mesma construtora.
Disputas judiciais podem até não ter nenhum grande impacto no corretor. Mas seus clientes certamente não ficarão felizes se houver alguma divergência nas informações apresentadas no momento da venda e no dia de entrega das chaves. E clientes infelizes não geram recomendações positivas no futuro.
Dicas de como trabalhar em lançamentos imobiliários
1. Veja o que a construtora irá oferecer
Lembra do material de divulgação que comentamos que é feito pela construtora? E de possíveis apartamentos decorados? Pois é, verifique o que de fato esta construtora estará oferecendo no dia do lançamento. Além disso, veja quais materiais de marketing já prontos podem ser reutilizados por você (publicações no Facebook, imagens e artes renderizadas, entre outros).
Sabendo o que já é oferecido você pode montar sua estratégia de marketing como um complemento. Assim, se a construtora já tem uma ótima renderização do local que você pode reutilizar, até mesmo com edições. Uma boa ideia seria divulgar a imagem na página da sua empresa com seus dados de contato. Você também pode colocar estes imóveis no seu próprio site imobiliário. Isto é, caso seja autorizado pela construtora.
2. Estude bem os termos e a documentação
Seu trabalho em lançamentos será, principalmente, tirar dúvidas do seu cliente. Ele irá querer saber formas de pagamento e financiamento, datas de entrega, o que está incluso, o que pode ser mudado no projeto (paredes não estruturais, por exemplo). Enfim, existe uma infinidade de coisas que o cliente irá gostar de saber que você precisa saber responder.
Se você não responder bem as dúvidas do cliente ele pode desistir da aquisição, o que não é o que você quer, obviamente! Mas ele pode também simplesmente pedir para ler a documentação com mais calma e acabar desistindo da compra, talvez por não entender o contrato. Lembre-se que a leitura de um contrato não é exatamente algo simples, principalmente para quem não lida com isso diariamente.
Portanto, no momento que fechar a parceria com a construtora, ou até mesmo antes, entenda bem os termos da negociação. Estude os layouts dos apartamentos, quanto mais você souber mais confiança você passará para o cliente. E a consequência é que ele ficará cada vez mais inclinado a comprar o imóvel.
3. Lançamentos não são trabalhos de um dia ou um final de semana
Não é porque o stand estará aberto apenas um dia, fim de semana ou uma semana que você deve começar seu trabalho nos imóveis do lançamento também naquele dia. Na verdade, você precisa começar seu marketing o mais rápido possível. Algumas construtoras optam por um lançamento mais misterioso, nestes casos você também pode estar “proibido” de dar mais detalhes sobre o lançamento.
Apenas para esclarecer: este lançamento misterioso pode ser feito de várias formas. Em geral plantas e detalhes dos apartamentos só são divulgados próximos da data do lançamento. Mas, existem lançamentos com menos mistério que as plantas, renderizações em 3D e outros materiais são disponibilizados logo no primeiro dia da ação de marketing.
O fato é que você deverá seguir o padrão de marketing escolhido pela construtora. E, a outra certeza é que você deve começar o mais rápido possível com sua divulgação nas redes sociais, nos emails, se você trabalha com email marketing, no seu site imobiliário, entre outros. Você pode, por exemplo, criar uma página de captura no seu site dedicada à este lançamento. Assim você ganha leads e consegue nutrir quem mostrar interesse com informações relevantes.
Dica: Conteúdo antigo pode ajudar na nutrição dos leads
Aproveite para divulgar artigos já prontos que falam dicas para compras de apartamentos na planta e em construção. Divulgar algum material sobre financiamento pode ser interessante também. Lembre-se, este será um momento em que seus leads estarão querendo saber mais sobre o tema. Logo a taxa de acesso será bem alta nestes casos, se necessário, dê uma atualizada nos artigos.
Se você ainda não trabalha com email marketing, leads e marketing de conteúdo, não deixe de checar o villeTarget e o blog. Lá você terá inúmeras dicas sobre o tema além de um software completo. Agora se o problema é que você ainda não possui um site imobiliário para divulgar artigos e criar suas páginas de captura e os próprios imóveis dos lançamentos imobiliários. Então a solução inicial é o ville Imob.
Com ele você consegue ter seu próprio site imobiliário, que, como já vem montado e pronto. Basta adicionar sua logomarca e informações pessoais de contato, os imóveis à venda no momento, e pronto. O ville Imob também conta várias outras ferramentas feitas pensando no corretor de imóveis moderno. Não deixe de dar uma conferida e fazer um teste gratuito aqui. Boa sorte e bons negócios!