Ter bons insights online pode ser uma das melhores alternativas para quem busca inovar e melhorar o processo de vendas da sua imobiliária. Há quem ainda não dê muita atenção para as áreas digitais.
O que é uma pena, pois as oportunidades que aqui estão são muitas. Porém, nem sempre é fácil de identificá-las. Não pela falta, mas sim, pelo excesso.
A internet é um aglomerado de informações, dados e dicas. E compilar isso tudo em conhecimento, não é fácil. Muitas vezes leva-se muito tempo para descobrir que o caminho melhor era o mais básico e simples.
Porém, as pessoas vão navegando, vão encontrando mais e mais técnicas, mais e mais ferramentas e, ao fim, tem a falsa impressão de que nada dá certo.
Na verdade, não dá certo pelo fato de não dar o devido tempo para que tudo funcione. Como aqui é tudo muito imediato, a sensação de que os resultados também serão é muito grande.
Mas é importante não pensar desta forma, pois pode haver prejuízo psicológico e até mesmo financeiro. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre como você pode lidar com este “mar” de informações e ter bons insights online para sua imobiliária.
Acompanhe!
Insights online – o que a internet pode ajudar nas suas estratégias imobiliárias?
A internet é fantástica para uma série de coisas. Inclusive, para melhorar os resultados das vendas da sua imobiliária. Este é um ambiente repleto de oportunidades e de bons negócios. Porém, nem sempre é fácil interpretar isso da maneira correta.
Afinal, todos querem chegar ao pote de ouro do arco-íris. Mas, será que todos estão dispostos a pagar o preço?
Neste caso, a internet muitas vezes é vista como uma forma rápida, prática e simples de ganhar dinheiro. Isto é verdade em partes.
A única coisa que não é explorada dentro desta ótica, é o fato de que é preciso desenvolver um grande trabalho e por algum tempo para que os resultados plantados sejam colhidos.
Porém, o imediatismo de quem está chegando por aqui agora para fazer negócios acaba colocando tudo a perder.
E este é um problema generalizado, uma vez que a velocidade enorme das buscas e do avanço dos softwares acaba proporcionando a falsa impressão de que “na internet tudo é rápido”. E não é.
Por mais que uma boa campanha de marketing digital para imobiliárias possa trazer resultados em poucos dias, o principal é você entender que o importante é manter uma constância.
Afinal, este é um ambiente para criar vínculos e manter relacionamentos próximos com o consumidor. E não apenas aparecer com uma oferta, vender o máximo possível e desaparecer. Pois, neste caso, o melhor que estava por vir acaba sendo deixado de lado.
Este é o primeiro de muitos bons insights online que você pode ter: construa a presença digital de sua imobiliária de forma concisa e profissional. Mas, como fazer isso? Vamos te ajudar com algumas dicas.
A começar pelo marketing de conteúdo. Acompanhe para entender tudo!
Marketing de conteúdo – Benefícios e por onde começar
Você sabe como o marketing de conteúdo pode te ajudar? Ou melhor, você já ouviu falar desta excelente ferramenta disponível dentro de uma gama enorme de possibilidades? É muito provável que sim.
E é muito provável também que você tenha visto uma série de dicas, estratégias ou receitas milagrosas para usar este recurso como via salvadora da pátria.
Porém, é preciso deixar claro que qualquer tipo de “promessa” exagerada sobre este aspecto, tende a não ser verdade. E isto por um simples motivo: cada empresa é única. Cada abordagem é única e cada projeto é único. E isto, por si só, já desbanca qualquer tipo de receita pronta.
Mas, o que é fato nisso tudo? O fato é que sim, o marketing de conteúdo pode realmente levar a sua imobiliária para outro patamar. Desde que seja feito da forma correta, honesta e com o propósito principal, que é ajudar os potenciais clientes.
Ou seja, o primeiro passo que você precisa executar, é ter o marketing de conteúdo como uma forma de auxiliar as pessoas que estão buscando por informações. E isto pode ser através de um blog, das redes sociais ou de um canal no YouTube.
Tudo dependerá do formato que você optar. Vamos falar mais sobre cada um deles na sequência.
Com um bom marketing de conteúdo, você poderá despertar sensações muito positivas em quem você ajuda. E uma delas, é a sensação de dívida. Quando uma pessoa é ajudada, de graça, e tem um problema resolvido, o inconsciente dela constrói uma angústia de estar devendo.
E, neste caso, você poderá aproveitar este momento para fazer uma oferta, lançar uma promoção ou investir naquele lançamento do ano.
Por isso, um dos bons insights online que você pode ter com o marketing de conteúdo é: ajude antes de pedir algo para as pessoas. Você será mais bem visto e, consequentemente, mais bem lembrado.
Um blog é uma boa ideia?
Bom, já que estamos falando de marketing de conteúdo como uma excelente via para prospectar clientes no mercado imobiliário, precisamos falar sobre os blogs.
O blog imobiliário talvez seja a principal fonte de prospecção, uma vez que é a partir dele que você poderá criar conteúdos memoráveis, completos e que ajudem as pessoas.
Quando você produz bons conteúdos em um blog, este conteúdo começa a ganhar relevância no Google. E isto significa dizer que você começa a ganhar autoridade no assunto, segundo o maior buscador da internet.
Isto, na prática, faz com que seu blog imobiliário comece a ter mais e mais visitas mensalmente.
E o melhor: estas pessoas começam a chegar no seu conteúdo pois estão interessadas nele. Afinal, quando alguém pesquisa algo no Google significa que há um interesse sobre aquele assunto.
A partir desta perspectiva, podemos afirmar que uma das maiores fontes de bons prospectos, é um blog. Pois quando você une o interesse de uma pessoa, com um conteúdo que ajude a resolver um problema (seja qual for), temos então uma ótima relação construída.
E você poderá aprimorá-la ainda mais com uma dica que daremos no decorrer do texto. Continue lendo.
Como utilizar as redes sociais da maneira certa?
As redes sociais também são ótimas ferramentas para criar conteúdo original. Porém, diferente de um blog imobiliário. Nas redes sociais, você poderá executar algumas técnicas diferentes e necessárias. Afinal, precisamos mudar a abordagem, a temática e o estilo do conteúdo.
Para isso, precisamos entender o princípio da rede social, seja ela qual for. Basicamente, as pessoas estão lá para interagir com amigos. Desde curtidas, comentários e compartilhamentos. Ou seja, uma relação pessoal.
E quando precisamos inserir uma empresa neste contexto, como fazer? Bom, neste caso, é preciso criar uma persona que seja bem inserida neste cenário para, mesmo de forma empresarial, desenvolver um comportamento humano.
E isto pode ser feito desde a linguagem utilizada (mais leve, tranquila e informal), até o conteúdo em si (como memes ou fotos de pessoas). Lembre-se que as pessoas não estão nas redes sociais para verem propagandas.
Estão para verem pessoas. E, quando você consegue unir o útil ao agradável, a experiência será muito mais promissora na busca por novos clientes e fãs. E estes insights online de ter uma abordagem mais humana faz com que sua empresa passe a ter uma perspectiva mais aceitável por todos.
Preciso ter um canal no YouTube?
E um canal no YouTube, preciso ter? A resposta é: depende. Esta é mais uma excelente alternativa para criar conteúdos memoráveis dentro das redes da sua imobiliária.
Porém, é preciso levar em consideração que tudo produzido aqui, leva tempo e precisa de uma curadoria profissional.
Existe uma diferença enorme entre fazer vídeos e fazer bons vídeos. É lógico que você não precisa ter a última câmera lançada, o melhor microfone e um cenário cinematográfico.
Porém, precisa ter o mínimo de condições para desenvolver um conteúdo que ajude as pessoas e que não seja ruim tecnicamente.
Por exemplo, o áudio deve ser limpo, a imagem pode ser com o seu celular e o local deve criar o mínimo de conforto em quem está assistindo. Mas isso tudo, claro, desde que o conteúdo seja interessante.
Se o conteúdo em si não tiver valor, você pode investir o que for em equipamentos e técnicas, que o público não criará engajamento.
Por isso, antes mesmo de partir para diversos caminhos diferentes, pense, planeje e faça com calma.
Como prospectar clientes na internet de uma forma objetiva
Os insights online que pudemos passar até aqui, estão todos relacionados a algo vital para uma boa estratégia online: prospecção de clientes. Quando você desenvolve estratégias para colocar em prática na internet, na verdade, você está em busca de novos clientes.
E esta busca muitas vezes retorna com uma lista muito interessante de leads, que são prospectos.
Por isso, toda vez que você pensar em um conteúdo para seu canal, seu blog ou sua rede social, pense: como este conteúdo poderá trazer prospectos que estejam interessados em comprar futuramente?
Quando você tiver este tipo de direcionamento para o trabalho, você notará os resultados mudarem de patamar. Pois, desta forma, você estará unindo o útil ao agradável. Ou seja, criando conteúdo gratuito, que ajude e, em troca, recebendo o contato de pessoas que podem virar clientes no futuro.
Porém, como transformar estas pessoas em clientes de fato? Através de um bom relacionamento e cultivo de proximidade. E vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. Acompanhe.
Relacionamento é importante para manter o contato e a proximidade
Lembra que mencionamos a importância do relacionamento no início desse texto? Pois bem, para fazer isso, você deverá utilizar algumas técnicas e softwares que irão de ajudar. Por exemplo, o uso de um bom CRM imobiliário.
Com este serviço, você poderá captar prospectos online, dividi-los em segmentos diferentes e criar perfis para lançamentos de campanhas futuras.
Além disso, você estará armazenando muitas informações extremamente relevantes sobre cada pessoa.
Por exemplo, idade, classe social, interesses sociais, etc. Tudo isso será muito útil para utilizar em campanhas, ofertas e promoções futuras.
Além de que é através do relacionamento que as pessoas concretizam sonhos. E nós sabemos: um imóvel muitas vezes é o sonho principal de alguém. Por isso, mantenha um relacionamento humano através de e-mails ou como for.
Assim, você começará a cultivar uma cultura de humanização o que, para gerar vendas, é ótimo.
O comportamento do consumidor nos dias atuais
Como você sabe, o comportamento do consumidor no mercado imobiliário mudou e muda constantemente. E isto significa dizer que você também precisa estar atento a estas mudanças. Bons insights online somente sobre técnicas, ferramentas e softwares não são o suficiente para acompanhar este ciclo.
O que de fato importa é entender que as pessoas precisam de ajuda constantemente na internet. E, através dos motores de busca, estas dúvida geralmente são sanadas. Por isso, você precisa pensar desta forma: esteja nos motores de busca!
Aqui exploramos algumas formas de participar deste ciclo. Seja através de um blog imobiliário, seja através de um canal no YouTube ou mesmo de uma rede social. Disponibilizar sua imobiliária na internet de forma que as pessoas possam encontrar ajuda e resolução de problemas é fundamental.
E isto nos leva diretamente a um ponto central destes “novos” consumidores: a posição ZMOT, que é um passo a mais no processo de compras por conta do avanço da internet. Vamos explicar em seguida.
O que é ZMOT e como isso influencia sua imobiliária?
Você já entendeu que estar online é importante. E mais importante do que isso, é ter relevância, com bons conteúdos e boas produções. Mas, como tudo isso foi “descoberto”. Através da inserção de mais um passo no processo de compras do consumidor médio: o ZMOT. Basicamente, o momento zero da verdade.
Isso significa dizer que, antes mesmo de comprar qualquer coisa, as pessoas pesquisam sobre. Buscam informações em blogs, sites, fóruns e vídeos. Por isso, seria ótimo se você colocasse sua imobiliária neste patamar. Assim, as pessoas seriam ajudadas e, automaticamente, estariam aptas a comprar. E estar próximo dessa decisão é fundamental!
Boa sorte na sua jornada online e, para te ajudar ainda mais, conte sempre com a Ville Imob. Vasculhe nosso blog para encontrar conteúdos que possam ajudar a sua imobiliária a ter ainda mais sucesso.