Você sabe o que é inbound marketing? Trata-se, basicamente, de uma das melhores estratégias de vendas, especialmente no mundo atual. Este tipo de estratégia de marketing pode ser aplicado nos mais diversos segmentos. E, no artigo de hoje, veremos as melhores práticas de inbound marketing para corretores de imóveis. Então se você quer conquistar o seu público e torná-los seus clientes, siga lendo este artigo!
O que é inbound marketing?
Antes de tudo vamos revisar o que é inbound marketing. Assim todo artigo fará mais sentido. Pois bem, inbound marketing é um conjunto de técnicas voltadas a atrair pessoas, chamadas de leads, torna-las clientes e fidelizar as mesmas. Tanto é que o inbound marketing também é chamado de marketing de atração.
Algumas das táticas comumente utilizadas por quem pratica o inbound marketing incluem: email marketing, marketing de conteúdo, otimização para motores de busca (SEO), entre outras. Como já dito, o foco do artigo de hoje são as melhores práticas para quem está no mercado imobiliário. Então, agora que já temos uma ideia do que é o inbound marketing, vamos à essas práticas.
1. Desenvolvimento da persona
Pense bem, seu objetivo é atrair seu próximo cliente. Agora como você vai atrair seu cliente se você não sabe quem ele é, qual sua profissão, seus hobbies e o que ele procura como imóvel? Fica difícil de atrair alguém assim certo?
Então é exatamente para isso que serve o desenvolvimento de uma persona (ou de múltiplas personas). Trata-se do desenvolvimento de um perfil que mais se aproxima do que você espera do cliente ideal para determinado imóvel.
A persona é mais que o público alvo. Isso porque com o público alvo você determina uma faixa de pessoas que teriam interesse na compra do imóvel. Mas, de certa forma, você não sabe quem exatamente você quer atrair.
A ideia da persona é, portanto, personificar seu público alvo. O que torna mais fácil o desenvolvimento de campanhas que visam atrair esta pessoa.
Afinal de contas é mais fácil de estabelecer um diálogo com quem? Com o João, que tem 30 anos, é solteiro e trabalha no setor financeiro da sua cidade, que tem como hobbie viajar e conhecer novos lugares. Ou conversar com “pessoas entre 25 e 40 anos que trabalham na área central da cidade e possuem renda bruta na faixa de R$ 10.000 mensais”. Claramente é mais fácil conversar, entender as necessidades e atrair o João.
2. SEO
Trabalhar na otimização para motores de busca do seu site é essencial para a execução de um inbound marketing de qualidade. A ideia é que qualquer pessoa que busque por dicas para compra de um imóvel encontre seu site.
Isso é importante porque lembre-se: seu objetivo no inbound marketing é atrair leads para torna-los clientes. Para atrair leads você precisa que eles encontrem seu site e, eventualmente preencham um formulário de captura.
Mas se eles nunca encontram seu site e o conteúdo que você gera, como você conseguirá captar leads? Por esse motivo consideramos o SEO uma das melhores práticas para quem busca trabalhar com este tipo de marketing.
Agora se você tem dúvidas de como otimizar seu site, então um bom começo é através de artigos. Mas isso é assunto para o próximo tópico, que é marketing de conteúdo.
3. Marketing de conteúdo
Atrair, nutrir e converter, tudo isso depende exclusivamente do marketing de conteúdo. E isso torna a produção de conteúdo de qualidade essencial para que sua estratégia de inbound marketing funcione.
Afinal de contas para atrair e captar é essencial que as pessoas que vejam seus artigos pela primeira vez julguem os mesmos úteis. Em seguida é preciso que seus artigos levem este lead que está no topo do funil de vendas para os estágios intermediários e finais do mesmo. Até que estes leads se tornem clientes.
E esse processo é o que chamamos de nutrição. E você precisa de conteúdo para nutrir seus leads, seja através de artigos (que também auxiliam no SEO) ou através de vídeos e ebooks. Agora, uma vez que você consegue desenvolver um processo bom de captação e nutrição de leads é essencial que você se atente à conversão.
4. Acompanhamento e pontuação dos leads
Para que você consiga converter leads com mais facilidade é essencial que você saiba o momento certo de entrar em contato. Um lead que você entra em contato muito cedo tem grandes chances de desistir do negócio
Por outro lado, entrar em contato muito tarde também não é interessante pois, neste ponto, é possível que o lead já tenha comprado algum imóvel. Ou seja, existe um momento certo para contatar os leads e o sucesso do inbound marketing depende muito disso.
Por isso existem técnicas de acompanhamento e pontuação dos leads. No ville Target, um software de marketing digital, isto é chamado de lead tracking e lead scoring. A ideia é simples: você pontua cada ação tomada pelo seu lead, abertura de emails, artigos lidos, ebooks baixados, entre outras.
Quando um cliente atinge determinada pontuação o corretor é informado que existe um “lead quente” ou um “lead pronto para vendas”. Então o corretor entra em contato com este lead de uma maneira mais pessoal. Muitas empresas utilizam ligações, mas não existe nenhum problema no envio de um email escrito e enviado pela conta pessoal do corretor.
5. Sempre se atente às estatísticas
O inbound marketing é praticado online na maioria das situações. Por este motivo existirão sempre dezenas de estatísticas disponíveis: número de visualizações dos artigos, taxa de abertura dos emails, taxa de conversão de leads, entre muitas e muitas outras.
Sempre esteja atento à estas informações porque elas são a chave para que você melhore sua estratégia de marketing. Se um email recebeu uma atenção maior que o comum é sempre bom tentar entender o motivo. Agora se um vídeo não foi visto por quase ninguém é sempre bom entender a razão.
Assim é possível melhorar campanhas e ações futuras de marketing. Se você ainda não possui um bom software de marketing digital não deixe de conferir e ler mais sobre o ville Target. Agora se você quer um software para sua imobiliária antes então você deve é fazer um teste grátis do ville Imob.
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