Com clientes cada vez mais exigentes no mercado imobiliário, não basta mais o corretor ter competência, é preciso mostrá-la ao mundo. Dentro desse contexto, o inbound marketing imobiliário ganha força.
Trata-se, basicamente, da criação de conteúdos para blogs e redes sociais nos mais variados formatos: textos, infográficos e vídeos. Ao fazer isso, você constrói, aos poucos, uma boa reputação online e passa a virar referência no mercado. É um caminho para conquistar logo a confiança de clientes e, lá na frente, vender mais imóveis.
A seguir, conheça mais a respeito do inbound marketing imobiliário e veja como essa estratégia pode alavancar sua carreira:
Afinal, o que é inbound marketing imobiliário?
O termo, criado no ano 2000 pela Hubspot, refere-se a “qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”. Isso quer dizer, em linhas gerais, que o inbound marketing é uma estratégia para atrair contatos que possam se transformar em consumidores por meio de conteúdo.
Conteúdos que educam e respondem a dúvidas de potenciais clientes substituem as insuportáveis propagandas que só queriam vender, vender e vender. Essa tática ainda faz mais sentido na internet, onde o usuário tem poder: ele fecha as propagandas imediatamente e consome apenas aquilo que ele quer.
Educando os clientes
Não é exagero afirmar que investir em inbound marketing imobiliário atrai pessoas que estão pensando em comprar ou alugar um imóvel. Antes de procurar imóveis que estejam à venda, elas pesquisam dicas de financiamento, regiões que tendem a valorizar a longo prazo, benefícios de adquirir um imóvel e por aí vai.
Se criar conteúdos que respondam a essas dúvidas, você sai na frente da concorrência. Os clientes em potenciais enxergam em você um profissional que está atento às movimentações do mercado e passam a considerar seus serviços na hora da negociação.
Enfim, o inbound marketing imobiliário deve ter contexto, ser agradável, útil e interessante. Além de encantar os potenciais clientes num primeiro momento, você deve estar presente em cada etapa da jornada de compra. Aqui, surge a necessidade de contar com uma ferramenta de automação de marketing para que você não perca tempo com muitos processos.
O ville Target ajuda nessa questão, além de possuir um recurso de criação de campos personalizados para o cadastro de seus leads.
Segmentando o público-alvo
Como falamos acima, o inbound marketing imobiliário deve incluir estratégias desde o início do relacionamento até o pós-venda. Então, para quem está em busca de apartamentos compactos, informe os benefícios desse tipo de imóvel. Agora, aos clientes que já fecharam negócio com você, é interessante enviar dicas de decoração.
Montar essa estratégia exige tempo, mas tudo fica mais fácil se você contar com um CRM imobiliário. A partir dele, você acompanha o status de negociação de cada cliente e sabe exatamente o momento certo para oferecer um bom conteúdo.
Produzindo conteúdo
Produza conteúdo nos mais variados formatos: de textos a infográficos e vídeos. Aliás, considere criar um canal no YouTube.
Com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas, é fundamental que você inclua em sua estratégia a divulgação automática de seus conteúdos nas principais redes sociais. Afinal de contas, seus clientes estão nelas.
Se você for cliente da plataforma ville Imob, esse trabalho fica bem fácil e automatizado. Isso porque ela possui a ferramenta de integração social: com poucos cliques você divulga seus conteúdos nas principais redes sociais de uma só vez.
Analisando os resultados
Aqui, é fundamental que você entenda que o inbound marketing imobiliário não traz resultados da noite para o dia. Trata-se de uma estratégia de longo prazo. Embora os resultados demorem um pouco a aparecer, eles serão muito mais sólidos e consistentes.
No mercado imobiliário, ter a confiança dos clientes é mais importante do que ter uma série de imóveis em sua carteira. Portanto, tenha paciência e invista no inbound marketing imobiliário sem medo!