Para um corretor, todo trabalho de venda e locação de imóvel tem início na captação de imóveis. Por esse motivo, o sucesso de um corretor pode depender, de maneira quase exclusiva, da qualidade ou atratividade dos imóveis captados. Se você quer saber como captar imóveis, ou quais as principais maneiras de garantir que sua imobiliária possua os melhores imóveis para trabalhar, basta seguir lendo este artigo.
Seja um especialista na sua área
O ideal para uma imobiliária é a alocação de diferentes áreas para diferentes corretores, estes corretores devem, dessa maneira, se tornar especialistas nessas regiões. Assim, a tarefa de captação de imóveis fica mais simples, pois o corretor conhecerá diversas pessoas e os principais empreendimentos da região.
A ideia de se tornar um especialista em determinada região, no entanto, não é tão simples quanto parece, isso requer uma certa experiência, para que você consiga conhecer as pessoas que podem te ajudar, de maneira informal, na captação. Por exemplo, um porteiro ou um síndico são pessoas que podem te mandar uma mensagem caso saibam de alguém que está se mudando e que gostariam de vender ou alugar seus imóveis.
Mas, se você está iniciando e não conhece ninguém na região, não precisa se desesperar, se tornar um especialista não depende única e exclusivamente de experiência. Uma boa pesquisa permite que o corretor mapeie pontos turísticos, pontos comerciais, supermercados, hospitais, entre outros pontos importantes que serão essenciais para a correta precificação e além de ajudar na estratégia de marketing após a captação.
Não ignore outras oportunidades de captação de imóveis
Se é essencial se tornar um especialista em uma determinada região, o corretor nunca deve ignorar ter um conhecimento, mesmo que básico, de outras regiões e oportunidades. Um corretor, com uma cartela de clientes ampla, pode receber propostas ou ficar sabendo de oportunidades que não estão, necessariamente, na sua região principal de atuação. Ignorar essas oportunidades pode significar a perda de clientes atuais e no futuro.
Mesmo que a oportunidade não venha batendo na sua porta e embalada em um presente, ainda é necessário que o corretor conheça as principais atividades no mercado imobiliário. Ou seja, não é porque determinado empreendimento não está na região na qual você é especialista, que você não deveria conversar com a construtora sobre a possibilidade de uma parceria, por exemplo.
De uma maneira geral, ser especialista em uma área tem como objetivo obter um fluxo contínuo de imóveis, pois você é uma das referências das pessoas daquela região e, caso as mesmas queiram vender ou alugar seus imóveis, você será uma das primeiras opções. Estar ciente das regiões adjacentes e outras oportunidades, garante que você não perca grandes oportunidades por falta de informações.
Tenha um bom relacionamento com pessoas de interesse
Existem certas pessoas que são de alto interesse para o corretor, especialmente durante a captação de imóveis que requer uma grande rede de contatos. O síndico, por exemplo, ele sabe de várias coisas que acontecem no prédio, pessoas que estão se mudando, contratos de aluguel que estão se expirando, enfim, mesmo que o síndico não saiba de todos os detalhes, ele terá uma ideia geral de eventos que estão ocorrendo no prédio.
O porteiro é outra pessoa que, em geral, costuma ter informações que podem ser muito úteis para o corretor. Além disso, o porteiro é quem pode facilitar a sua entrada no prédio, suponha que o dono de um apartamento esqueça de deixar uma autorização formal com o porteiro para que você possa verificar o imóvel, tirar fotos, ou algo do tipo. Se você já trabalhou no prédio em questão e tem uma boa relação com o porteiro, é possível que ele permita seu acesso devido à confiança previamente estabelecida.
Valorize a ajuda dessas pessoas
Se você construir uma relação muito boa com essas pessoas de interesse, você pode, inclusive, deixar alguns cartões com porteiros, zeladores, síndicos, entre outros. E, caso alguém te ligue devido à uma recomendação deles, você pode até mesmo pagar uma pequena comissão, caso julgue necessário.
Isso depende muito da relação entre vocês, mas caso você aprecie muito o que alguma dessas pessoas tem feito e você não queira (ou não ache necessário) pagar em dinheiro, um presente simples e útil como chaveiros, jogos de ferramentas, entre outros. A ideia é mostrar que você realmente aprecia a ajuda que eles têm proporcionado.
Conheça as necessidades dos seus clientes
Um corretor, na maioria das vezes, trabalha com diversos perfis de clientes, pois, uma regra simples afirma que quanto mais diversificado é o seu público, melhor. No entanto, alguns corretores preferem focar em um determinado público alvo. Nesses casos, é bom entender as necessidades dos seus clientes, pois assim você consegue fazer a captação de imóveis que se adequam às expectativas e prioridades de seu público.
Avalie o imóvel corretamente
Não adianta captar os melhores imóveis e não executar a correta precificação dos mesmos. Essa etapa está, muita das vezes, ligadas à captação porque, na primeira conversa com o cliente, é possível que ele pergunte o valor, mesmo que aproximado, do imóvel. Saber tal informação de maneira correta pode ser extremamente útil.
Para avaliar o imóvel de maneira correta, é essencial ter um conhecimento ímpar do mercado imobiliário. O corretor que executa a captação de imóveis deve entender as tendências de mercado e todos os fatores que influenciam no valor de um imóvel, tais como: lojas e serviço nos arredores do imóvel, pontos de transporte público, qualidade do imóvel, entre outros fatores.
Boa apresentação
Imagine a seguinte situação, alguém sem qualquer tipo de identificação, desconhecido e não necessariamente bem arrumado, te aborda na expectativa de que você permita que ele negocie um de seus maiores bens. Dificilmente você aceitaria tal situação, certo?
Pois é, como corretor você sempre deve estar bem apresentado, e durante a captação de imóveis, é ainda mais essencial que você tome cuidados adicionais na sua apresentação. Sim, é importante evitar excessos, mas uma roupa social (camisa de cor sólida e sóbria, calça jeans ou social e um sapato) é garantia de uma boa apresentação. Ternos completos são exagero em diversas situações, assim como bermudas e camisetas não são muito bem vistas.
Organize seus imóveis em um CRM
A etapa da captação de imóveis é importante, mas é essencial utilizar os métodos corretos para cadastro deste imóvel. Um CRM Imobiliário como o da ville Imob permite que você cadastre novos imóveis captados e o mesmo realiza, de maneira proativa, o cruzamento de informações deste novo imóvel com os clientes já cadastrados. Assim, você sabe quais clientes entrar em contato para informar sobre a nova oportunidade.
O CRM Imobiliário da ville Imob ainda permite que você faça postagens rápidas nos portais imobiliários através da Ferramenta Integração Portais. Funciona assim, você cadastra o novo imóvel no CRM e logo em seguida, você pode postar o imóvel com as fotos em diversos portais imobiliários. Faça já um teste grátis e melhore seus resultados!