Atualizado em 18 de junho de 2021 por Camila da Silva.
Apostar em boas imagens para imobiliárias é o primeiro passo para construir uma boa presença na internet, baseando-se em imagens de qualidade e que transpareçam seriedade e credibilidade para o seu negócio.
Afinal, dessa forma é possível ilustrar o seu blog, o seu site, além de deixar a sua imobiliária ainda mais atrativa e com aspectos profissionais. Tudo isso, para o cliente, faz muita diferença, concorda?
Um dos tópicos mais recorrentes deste blog é relacionado à estratégia de marketing digital da sua imobiliária. Uma vez que você começa a publicar artigos, textos, posts nas redes sociais, você verá que é importante utilizar imagens para ilustrar os conceitos e deixar o post ou o artigo mais interessante. Neste artigo veremos como utilizar e onde conseguir imagens para imobiliárias.
Antes de ver quais os locais onde você consegue ótimas imagens, é preciso entender algumas regras básicas da utilização de imagens.
Qual o propósito das imagens imobiliárias?
Toda imagem utilizada deve ter um propósito. Não adianta colocar um navio cargueiro em um artigo sobre decoração do jardim. Ou seja, você precisa adequar as imagens ao texto, e utilizar apenas imagens que se conectam com os parágrafos próximos dos quais elas estão situadas.
Se você está falando de decoração interna no seu blog, busque colocar fotos inspiradoras, que mostram ótimos interiores. Elas podem servir também para ilustrar um conceito que você está tentando explicar. Logo, tenha sempre isso em mente ao utilizar imagens.
Por fim, lembre-se de que seu artigo não é científico. Isso significa que indicar o que está nas figuras é totalmente opcional. Se elas forem um exemplo do que você está falando, pode ser uma boa ideia indicar (“na figura abaixo”, “na imagem a seguir”). Por outro lado, se as imagens são mais uma ilustração simples, ou uma fonte de inspiração, não é necessário citá-las ao longo do texto.
A nível de exemplo, você pode observar como nós, do ville Imob, dispusemos fotos para imobiliária no decorrer dos nossos artigos. Buscamos trabalhar de uma maneira leve, onde apostamos em quebra de texto (facilitando a leitura) e ilustração fluída, para deixar o post blog mais fácil, descontraído e interessante.
Pois imagine que você está lendo um conteúdo em um bloco imenso de texto… Sem nenhuma quebra… A tendência de a sua mente se cansar é maior do que quando há algum tipo de quebra, com imagens, frases em destaque, etc., certo? Bem, é isso que queremos que você compreenda na hora de usar fotos imobiliárias!
Se atente à resolução das fotos imobiliárias
Imagens para imobiliárias ou para qualquer propósito em altas resoluções são incríveis. A quantidade de detalhes e de cores que elas podem levar ao leitor torna a inclusão das imagens na maior resolução possível um desejo de todos escritores de blogs. Mas existe um grande problema!
A questão é bem simples, carregar imagens em alta resolução traz um grande problema relacionado à velocidade na qual seu website será carregado. Imagens em alta resolução carregam mais informações o que significa um tamanho maior.
É verdade que atualmente várias pessoas utilizam redes de alta velocidade nas suas residências. Mas várias pessoas lêem artigos no caminho do serviço e precisam de serviços 3G/4G para isso, o que não são tão rápidos.
Portanto, é muito importante que na hora de escolher as suas fotos para imobiliária você foque também no peso que ela terá para os seus seguidores, leitores, etc. Assim, você garante muito mais fluidez ao seu site imobiliário e as chances de o lead sair da sua página é muito menor.
Velocidade da conexão não é tudo, na hora de pensar em fotos imobiliárias
Além disso, a velocidade de carregamento também depende do seu equipamento. Computadores e smartphones mais antigos podem ter dificuldades ao carregar uma página com várias imagens de alta qualidade.
Logo, o ideal é reduzir a qualidade, para isso, utilize serviços como o tinypng para alterar o tamanho das suas imagens facilmente. Você também pode utilizar softwares de edição de imagens offline, nesse caso suas opções são diversas, desde o antigo Microsoft Paint até o mais recente Photoshop. A regra é simples: utilize o que você é mais confortável.
Mas vale um adendo: não estamos dizendo para você usar imagens para imobiliárias que sejam ruins, ok? Apenas foque no peso da imagem, pois ela ainda precisa ter uma boa nitidez para tornar o seu site mais atraente e profissional. Imagens com baixa qualidade, de maneira excessiva, também podem “espantar” os seus potenciais clientes.
Quais as restrições do uso de imagens imobiliárias?
Existem vários tipos de restrições no uso de imagens para imobiliárias e para fins comerciais em geral. Por exemplo, algumas imagens não podem ser utilizadas para fins comerciais, outras não podem ser editadas, outras exigem que o autor e o site sejam citados.
Logo ao escolher uma imagem, tente verificar se ela pode ser utilizada comercialmente, se o autor precisa ser mencionado, se você pode editar a imagem, entre outros detalhes. Uma dica: se a imagem possui um símbolo CC (Creative Commons) ou algo indicando a licença da imagem.
Existe uma regra comum no uso de imagens totalmente gratuitas, isto é, podem ser editadas, utilizadas para fins comerciais e créditos ao autor são opcionais. Essa regra é que o autor, se for citado, não pode ser mencionado como se ele incentiva ou está de acordo com o texto. Não se aplica para blogs e posts imobiliários, mas é bom que você tenha isso em mente.
Onde consigo as imagens para imobiliárias?
Existem vários sites onde um blogueiro pode encontrar imagens. Você já deve ter ouvido falar da Getty Images, por exemplo. Mas você sabia que o custo por imagem neste site pode chegar à US$ 500? Claramente isto está fora do alcance da maioria das imobiliárias. Mas felizmente existem sites com valores mais interessantes para pessoas sem recursos limitados.
Um detalhe importante é que valores e políticas de licenças aqui descritas se aplicam ao dia em que este artigo foi escrito. Isto significa que recomendamos a leitura dos termos do site e que você utilize este artigo como um guia. Isto porque o site pode mudar seus termos de uso a qualquer momento.
Um dos primeiros sites é o Freepik, este site contém fotos, vetores e arquivos em PSD de uso gratuito pessoal ou comercial. O detalhe principal é que quem decide pagar pelo plano premium (que é 9,99 US$ por mês, atualmente) pode utilizar as imagens sem indicar a fonte. Quem quer utilizar o site de maneira totalmente gratuita deve, no entanto, citar a fonte.
O Freepik é ótimo para quem busca imagens, mas principalmente vetores diversos gratuitos. Caso você esteja em busca de imagens apenas, e gostaria de um site totalmente gratuito sem a necessidade de citar a fonte, então o pxhere é onde você deveria ir. Todas as imagens neste site são de uso livre (CC0), logo você não precisa se preocupar com nenhum detalhe.
Um outro site útil, que contém vários vetores e imagens totalmente gratuitas é o rawpixel. É importante notar, no entanto, que nem todas as imagens neste site são gratuitas, mas o website indica quais recursos são “premium” e quais são “free”, o que facilita a vida do usuário.
Vale a pena utilizar sites totalmente pagos?
Sites como o ShutterStock, o iStock ou até mesmo o Getty Images são opções pagas. Os custos, por imagem, são relativamente baixos no ShutterStock e no iStock e já comentamos quão caras as imagens do Getty Images podem ser. Mas, existem casos em que a aquisição dessas imagens pode ser justificada, até mesmo por motivos jurídicos em campanhas de marketing por exemplo.
Agora que você já sabe onde conseguir as imagens para seu blog e suas redes sociais não existe motivo para não começar já seu marketing digital. O ville Imob, por exemplo, possui um site imobiliário completo com suporte à criação de um blog. Além disso existe também as ferramentas de integração social, um elemento muito importante considerando a importância das redes sociais no marketing digital.
E você pode testar estes recursos de maneira gratuita, faça como milhares de outros clientes e comece hoje mesmo a utilizar o ville Imob e suas ferramentas. É isso por hoje, bons negócios!