Artigo atualizado em 23 de março de 2023 por Camila Bonatti.
Se você está buscando algumas ideias de conteúdos para Instagram imobiliária, não poderia estar em outro lugar.
Aqui neste artigo, a Ville Imob vai te ajudar a ter algumas boas ideias de conteúdos para publicar no Instagram da sua imobiliária, de maneira que possa engajar o público e, consequentemente, encontrar novos clientes no longo prazo.
Por isso, para entender tudo sobre o assunto, continue lendo. Pegue um lápis e um papel para anotar todas as dicas e vamos lá!
Veja ideias de conteúdos para Instagram Imobiliária – Uma guia prático com exemplos e dicas!
Muito embora o Instagram da sua imobiliária seja algo totalmente único, alguns tipos de publicações podem servir de inspiração para criar um conteúdo original e interessante para o seu público-alvo por lá.
No entanto, antes de mais nada, precisamos considerar entender como esta mídia social é feita e o que dá certo nela. Por isso, veja o raciocínio abaixo.
O Instagram surgiu com o intuito de ser uma mídia social visual. Ou seja, publicar conteúdos bonitos, fotos produzidas e esteticamente interessantes, é o que faz com que o engajamento aconteça, pois as pessoas estão lá para ver fotos bonitas.
Muito embora a mídia social priorize conteúdos em imagem (é para isso que ela é feita), você pode usar, também, outros gatilhos que vão chamar a atenção das pessoas.
Criar postagens que despertem a curiosidade com um título chamativo, por exemplo, pode gerar um engajamento bem grande – mas é preciso ter um plano para isso.
No decorrer deste artigo, além de boas ideias práticas do que você pode postar no Instagram da sua imobiliária, vamos entender, também, algumas dicas de como ter ideias criativas e diferentes. Por isso, é interessante que você continue por aqui para se aprofundar no assunto, ok?
Por enquanto, vamos entender algumas ideias bem legais de conteúdo que você poderá criar, como:
- Benefícios e descrição do imóvel;
- Dicas imobiliárias em geral;
- Frases motivacionais para o público-alvo;
- Conteúdos institucionais para a marca;
Abaixo, vamos falar de cada estilo de postagem com um exemplo prático, explicando como você pode adaptar para a sua imobiliária. Portanto, continue lendo.
Ideias de conteúdos para Instagram imobiliária – Decoração e benefícios
Uma das formas mais legais, objetivas e diretas de se comunicar com o seu público-alvo do Instagram, é publicando aquilo que eles querem ver. Quem segue uma imobiliária, de alguma forma, espera ver conteúdos sobre imóveis e oportunidades, certo?
Pois bem, este é um exemplo prático disso. Veja que não há nenhum tipo de problema em publicar coisas básicas e objetivas, informando o móvel que você tem disponível, suas característica e detalhes.
Este tipo de post dá muito certo!
É claro que este tipo de ideia não é revolucionária e nem tenta reinventar a roda. E é justamente este ponto que você deve entender: muitas vezes, você não precisa reinventar a roda. Basta publicar com regularidade, com um texto bem escrito, informações bem estruturadas e de fácil leitura.
Será que esta postagem comunicou? Com certeza, comunicou. Quem a viu, descobriu este loft disponível na carteira de imóveis desta imobiliária e em pouco tempo, certamente o imóvel estará ocupado.
Detalhe: repare na foto deste post. Veja que é apenas uma imagem. Sem arte, sem detalhes, sem voltas: direto ao ponto. Isto também é importante e faz muito bem para a sua mídia social. É uma postagem de “cara limpa”, que constrói muita autoridade.
Uma forma de publicar imóveis rapidamente em suas redes sociais, é através do sistema de integração social do aplicativo Praedium. Com ele, você exporta seus melhores imóveis em questão de minutos e de forma automática.
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Ideias de conteúdos para Instagram imobiliária – Dicas imobiliárias
Você já ouviu falar em geração de valor para as pessoas nas redes sociais? Pois bem, esta é uma técnica infalível, por um simples motivo: dá certo!
Todas as publicações que buscam agregar valor de alguma maneira para a vida de quem acompanha a sua imobiliária no Instagram, tendem a construir uma autoridade bem interessante para a marca.
Mas, por que isso acontece? Porque as pessoas querem ser ajudadas. Elas querem sentir que a sua imobiliária, de alguma forma, quer ajudar. Isto acaba gerando empatia e, consequentemente, acaba gerando vendas no longo prazo.
Por isso, explore algumas postagens com dicas e conteúdos práticos, que ajudem as pessoas que seguem a sua imobiliária no Instagram. Neste caso, ensinar como economizar a energia é uma excelente ideia, pois a gente sabe o quanto a conta de energia pode pesar no orçamento mensal.
Este post está vendendo um imóvel? Não está. No entanto, no longo prazo, vai vender.
Afinal, quando uma pessoa for buscar um imóvel no futuro, ela vai se lembrar de quem a ajudou no passado – a sua imobiliária.
É como se fosse um gatilho mental que, em algum momento, vai fazer tudo valer a pena.
Ideias de conteúdos para Instagram imobiliária – Frases motivacionais
Os motivos para tomar alguma atitude (motivação) nem sempre estão a flor da pele. E para isso, um “empurrãozinho” sempre pode ser uma boa ideia.
Por isso, algumas ideias de conteúdos para Instagram imobiliária podem partir deste princípio. Ou seja, ajudar o prospecto a tomar uma decisão (ou várias decisões) que possam ajudá-lo, de alguma forma, a ser cliente.
É claro que só isso não vai fazer as vendas da sua imobiliária aumentarem. No entanto, este é um passo bem importante e que faz com que haja uma construção de conexão bem legal na hora que a venda deve acontecer.
Este tipo de postagem também serve como uma excelente oportunidade para quebrar um padrão semanal e que, de alguma forma, pode cansar o prospecto que segue a sua imobiliária no Instagram.
Por exemplo, se você publica só imóveis absolutamente todos os dias, o Instagram da sua imobiliária não vai ser reconhecido como um perfil social. Mas sim, como um grande classificado digital. Afinal, não há outro tipo de conteúdo, que não imóveis a todo momento.
As frases motivacionais ajudam a construir uma ideia de que as pessoas podem encontrar um “algo a mais” por ali e, assim, continuarem seguindo.
Não faça este tipo de publicação como sendo a publicação principal do seu Instagram, ok? Intervale de maneira adequada.
Ideias de conteúdos para Instagram imobiliária – Institucional
Por mais que você esteja publicando para as pessoas, é importante, também, se posicionar. Ou seja, construir um conteúdo que, no longo prazo, possa fazer as pessoas entenderem quem é a sua imobiliária.
Este tipo de conteúdo é chamado de conteúdo institucional. Ou seja, um tipo de conteúdo voltado para deixar a sua imobiliária sob os holofotes.
De vez ou outra, este tipo de publicação é interessante, pois ajuda a construir o branding online da empresa – algo que é fundamental na hora de conquistar novos clientes.
Você poderá usar este tipo de publicação para gerar credibilidade junto aos novos seguidores do Instagram. Portanto, publique a cada nova marca de seguidores alcançados.
Por exemplo, se você chegou a mil seguidores na mídia social, faça um post para receber os novos seguidores, falando de sua imobiliária. Depois, aos dois mil. Depois, aos cinco mil – e por aí vai.
É claro que esta é apenas uma ideia – mas você poderá explorar postagens institucionais do jeito que você achar mais viável.
Só tome cuidado para não exagerar, pois você não precisa ficar falando bem de você mesmo por aí o tempo todo – lembre-se disso.
Como ter boas ideias de conteúdos para Instagram de uma imobiliária?
Tá, já vimos alguns bons exemplos de ideias de conteúdo para Instagram imobiliária. Mas, como ter estas ideias para gerar conteúdos originais e ainda mais legais?
É o que vamos entender a partir de agora, com base em algumas dicas práticas, como estas:
- Pense sempre no seu público-alvo e persona – Quem são eles?;
- Você precisa ter um direcionamento central com um objetivo de marketing;
- O que vai agregar valor no dia-a-dia das pessoas que seguem sua imobiliária?;
- Aproveite assuntos em alta no momento para criar conteúdos temporais;
Sim, com o sistema de integração social do aplicativo Praedium, você pode exportar imóveis diretamente nas redes sociais, com poucos cliques. Essa é uma vantagem muito grande para quem busca otimizar o tempo.
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No entanto, é importante, também, considerar a construção de publicações como nos exemplos anteriores. Por isso, veja as dicas em detalhes a partir de agora.
Pense sempre no seu público-alvo e persona – Quem são eles?
Antes mesmo de pensar em criar um publicação no Instagram da sua imobiliária, é preciso ponderar algumas. E uma delas, é: quem é o público-alvo da sua imobiliária?
Com esta pergunta respondida de maneira objetiva (e tem que ser objetiva!), você poderá criar publicações que engajam muito, pois estará falando com as pessoas certas. Portanto, antes mesmo de sair criando qualquer coisa, pondere isso.
Este artigo aqui vai te ajudar a entender mais sobre o assunto: Persona e público-alvo no mercado imobiliário.
Você precisa ter um direcionamento central com um objetivo de marketing
Ter um plano de marketing imobiliário vai fazer com que as coisas funcionem no longo prazo. Assim, a sua mídia social não vai ser usada de maneira aleatória. Mas sim, será usada com um objetivo claro e bem definido.
Como você sabe, definir objetivos claros e bem definidos é o que nos ajuda a “chegar lá”. Afinal, sem isso, é muito complicado ponderar caminhos, verificar erros e acertos e, claro, evoluir.
No marketing, o mesmo acontece.
Usar as redes sociais com base em um plano de marketing é muito importante e as ideias de publicações vão surgir de forma muito mais “fácil”.
Lembre-se disso!
O que vai agregar valor no dia a dia das pessoas que seguem sua imobiliária?
Sabendo o público-alvo e o seu objetivo de marketing, é hora de ponderar o que vai agregar valor na vida das pessoas através de publicações no Instagram.
Com os passos anteriores definidos, as boas ideias para ajudar as pessoas em alguma coisa, vão acabar surgindo.
Tente entender o que pode ser um problema na vida do seu seguidor, e escreva um post sobre isso para ajudá-lo de alguma forma.
Aproveite assuntos em alta no momento para criar conteúdos temporais
E por fim, uma boa ideia para ficar em evidência, é criar conteúdos temporais. Ou seja, falar de temas que estão em alta e vão despertar a curiosidade das pessoas de alguma maneira.
Por exemplo, se a taxa de juros para financiamento imobiliário cair, você pode aproveitar este tema e criar algum conteúdo sobre isso.
Usar assuntos em alta que não sejam necessariamente do ramo imobiliário, também geram engajamento. Por exemplo, utilize memes, piadas do momento, etc.
Também é possível investir em conteúdos que tragam à tona notícias importantes do mercado imobiliário, ou de outras áreas que possam ter algum tipo de ligação com a compra e aluguel de imóveis.
Não deixe potenciais clientes para trás – Capte os leads de alguma maneira
Se tem uma coisa que é importante no marketing digital imobiliário, é conseguir bons leads imobiliários. E as redes sociais, claro, são excelentes para isso, uma vez que você poderá atrair pessoas que tenham interesse em seus produtos e serviços.
Portanto, não deixe oportunidades para trás. Cada pessoa que segue o seu Instagram, é uma pessoa em potencial para comprar um imóvel.
Você não precisa de milhões de seguidores. Você precisa dos seguidores certos!
Portanto, faça chamadas para ação, leve as pessoas para uma página de captura, recolha os contatos de alguma forma e comece a gerar relacionamento.
Isto vai ser um diferencial enorme lá na frente!
Utilize o aplicativo Praedium para otimizar as suas tarefas imobiliárias
Pensando em você, o Ville Imob realizou uma parceria com a Praedium. Veja abaixo como fazer a Gestão completa de seus imóveis e leads de uma forma simplificada:
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