Atualizado em 25 de junho de 2021.
Procurando por ideias de conteúdo para blog imobiliário? Então não deixe de acompanhar este nosso guia de hoje!
Pois nele vamos lhe apresentar diferentes pontos que você deve considerar para criar um fluxo de conteúdos interessante para o seu público-alvo. Afinal, a gente sabe que um bom planejamento requer muita dedicação e, inclusive, criatividade.
Diante disso, muitas vezes podemos ficar um tanto “travados” com relação ao que fazer e não fazer em nosso blog.
Para tanto, trouxemos 12 ideias de conteúdo para blog imobiliário para lhe inspirar. Lembre-se de que você pode criar uma rotina de publicações de acordo com a sua disponibilidade.
Por exemplo, você pode publicar um tema por dia e depois começar do 1 novamente. Assim você cria uma boa regularidade e terá conteúdo de valor sempre!
Além disso, você também poderá criar materiais completos e que se repitam, por exemplo, poderá publicar hoje sobre decoração e depois de três dias novamente.
Não existe uma regra quanto a isso, desde que você mantenha um fluxo de ideias que supram as necessidades dos seus seguidores. Visto isso, vamos agora à nossa lista.
Ideias de conteúdo para blog imobiliário
Abaixo vamos lhe dar ideias amplas e considerações acerca de cada uma delas. Dessa maneira você poderá estudar, estipular e personalizar todas as suas publicações de acordo com o seu público.
Por exemplo, no primeiro tópico vamos dar dicas de conteúdos relacionados à decoração, e você poderá encaixar no material que os seus seguidores esperam da seguinte forma:
- Se você vende imóveis de luxo, poderá divulgar ideias de decoração para este tipo de imóvel;
- Na venda de casas geminadas, poderá divulgar dicas neste sentido; e assim por diante.
O importante é que na hora de pensar sobre o que postar no blog imobiliário você tenha em mente que precisa resolver algo para o seu cliente. Sim, é necessário entregar uma resolução!
Mas, como assim uma resolução? Calma, a gente te explica!
Uma resolução seria ajudar o seu cliente em alguma coisa. Seja na decoração, seja na hora de entender as burocracias por trás da compra de um imóvel, entre outras variáveis.
O segredo está em criar um conteúdo que seja útil para quem acompanhar o seu blog.
E se você sabe como criar um blog imobiliário, sabe o quanto é necessário muni-lo de informações consistentes, certo?
E tudo isso pode acontecer de uma maneira criativa, como no nosso exemplo logo acima, sobre decoração. Mas, para te ajudar de verdade, enaltecemos diversos pontos no meio desse conteúdo.
E deixa a gente te perguntar… Percebeu como é possível usufruir das ideias encaixando de um modo atrativo para o seu público?
É só você se atentar para as especificidades do mesmo e já terá um bom retorno desta maneira. Agora que já discutimos este fragmento, vamos a seguir saber mais sobre as ideias de conteúdo para blog imobiliário:
1- Decoração é uma das ótimas ideias de conteúdo para blog imobiliário
Muitas pessoas quando pensam em se mudar ou comprar um novo imóvel, passam a mentalizar informações sobre decoração e bem estar neste sentido.
Por isso é tão importante você criar uma base de conteúdos que fale exatamente sobre este tema. Como mencionamos anteriormente, busque sempre alinhar de acordo com o público que lerá sobre o material.
Você pode, por exemplo, em caso de vendas de apartamentos pequenos, falar sobre decoração com móveis sob medida, ou maneiras de expandir o ambiente de uma forma interessante.
Assim você estará respondendo questionamentos do seu público que, pouco a pouco, perceberá a relevância da sua empresa e saberá que se necessitarem de uma contratação de aluguel ou se precisarem comprar um imóvel, você estará lá.
2- Turismo é um bom conteúdo blog imobiliário
Viajar é um hobby muito requisitado nos dias atuais. Dessa maneira, as pessoas passam a pesquisar conteúdos que tenham relação com este tipo de tema. Ficam buscando informações sobre cidades, estados e regiões que chamam a atenção das mesmas.
Desse modo, este é um momento em que você pode enaltecer determinada cidade na qual você divulga imóveis, sejam eles para aluguel ou compra.
Ou seja, além de informar os seus seguidores com informações úteis sobre viagem e turismo, você ainda poderá utilizar alguns gatilhos mentais para despertar naquela pessoa o interesse de morar naquele local.
E embora ela não vá querer, de cara, comprar ou alugar um imóvel com você, o desejo será plantado. E como ela encontrou informações relevantes no seu blog imobiliário, automaticamente ela irá associar uma coisa a outra.
Isto é, quando ela quiser saber sobre oportunidades na região determinada para morar e assim mudar de vida, ela lembrará da sua imobiliária e procurará os seus serviços.
Por conta disso é muito importante que você entenda que as ideias de conteúdo para blog imobiliário partem do pressuposto de que você estimular a autoridade de sua marca, e não necessariamente, de cara, já querer vender ou oferecer alguma coisa.
3- Planejamento da mudança
Uma das coisas mais difíceis de organizar de uma maneira sistemática e interessante é uma mudança. Por isso, criar conteúdos voltados para este tipo de necessidade, pode ser uma boa ideia de conteúdo para blog imobiliário.
Justamente porque nem sempre quem pesquisa as dicas, de fato, já tem um novo lugar definido para morar. Mas sim, pode estar apenas se preparando enquanto procura oportunidades em outra cidade.
E é aqui que você entra com um conteúdo de qualidade. Prepare um guia que seja completo e que ajude a pessoa a realmente pensar em todas as etapas da mudança.
Lembre-se de que gerar conteúdo para blog é algo sério e que deve ser feito com muita atenção. Coloque-se no lugar daquela pessoa que está pesquisando sobre algo, isso fará a diferença.
Nesse nosso exemplo, você pode imaginar como seria para você, hoje, se mudar. Depois disso, você conseguirá visualizar as potenciais dúvidas que a mudança poderia gerar em você.
Agora pense que a pessoa que está pesquisando, está passando pela mesma questão. Ela tem dúvidas, e quer saná-las para ter uma mudança simples e tranquila.
Dessa maneira, se você aparecer neste momento, com as dicas certas e que realmente ajudem as pessoas, automaticamente você estará engajando o seu público alvo que, mais tarde, poderá utilizar o seu portal imobiliário para pesquisar imóveis e encontrar a oportunidade perfeita.
Viu só como é muito simples unir o útil ao agradável? Bacana, não é? As ideias de conteúdo para blog imobiliário são ricas e imensas, por isso você deve sempre pensar no que o seu cliente pode estar precisando.
4- Informações formais podem te ajudar a criar um blog imobiliário com bons conteúdos
Informações mais formais que tenham relação, por exemplo, com as regras de aluguel e a criação de contratos de compra e venda também são muito procuradas.
Se você puder ensinar o seu público a fazer este tipo de documentação de modo efetivo, você estará ajudando muita gente. Uma boa ideia, neste caso, seria a criação de artigos sobre o tema, além de um eBook completo que o seguidor pudesse baixar.
Pois ao baixar, ele se transformará em um lead imobiliário, e consequentemente você poderá oferecer materiais por e-mail, mais tarde, que venham a levá-lo para o funil de vendas. Com isso, você conseguirá, em curto prazo, engajar o público. Em médio prazo, criar os seus leads e em longo prazo aumentar a conversão da sua imobiliária.
5- Jardinagem é uma boa ideia de conteúdo para blog imobiliário
Do mesmo modo como você pode muito bem ensinar decoração para os imóveis dos mais diversos portes e estilos, você também pode apostar na decoração externa, ou seja, jardinagem. Assim você estará informando as pessoas e poderá, ainda, apresentar imagens dos imóveis que você vende e aluga.
Consequentemente, estas imagens poderão despertar o interesse na pessoa de saber mais sobre aquele empreendimento em questão.
Dessa forma, pouco a pouco você vai “plantando” na pessoa aquela necessidade de pensar em mudar de vida e adquirir um novo imóvel que contemple para ela, inclusive, as peculiaridades de um ambiente completo e bonito para viver bem e de um modo aconchegante.
6- Informações sobre bairros e regiões
Você pode, inclusive, alimentar o seu blog com informações sobre bairros e regiões nas quais você possui imóveis para venda ou aluguel.
Aqui, você deve seguir basicamente a mesma linha de raciocínio que viemos apresentando ao longo do artigo: você deve, de uma maneira sutil, apresentar os pontos fortes das regiões, a fim de despertar o interesse na pessoa para que ela queira, quem sabe em um futuro próximo, vir a morar naquele local.
E quanto mais você alimentar isso para ela, com conteúdos relevantes e repleto de informações, mais fácil será para ela decidir fazer a mudança para aquela localidade.
De todo modo, você não precisa convidar diretamente no conteúdo, falando de “morar aqui é uma boa opção”, mas sim, pode simplesmente descrever caraterísticas na região que sejam capazes de, por si só, despertarem este gatilho no potencial cliente.
7- Manutenção residencial é um bom tema para blog imobiliário
É muito importante que você, enquanto produtor de conteúdo, compreenda que não é necessário criar materiais apenas para as pessoas que podem se tornar clientes em pouco tempo.
Mas sim, é preciso compreender que as ideias de conteúdo para blog imobiliário está relacionado com o aumento de autoridade de sua marca e, por isso, você pode cercar os seus possíveis seguidores com os mais diversos conteúdos relacionados com morar bem.
Assim, você poderá dar dicas e apresentar passo a passo de algumas manutenções necessárias nas residências, por exemplo. Afinal, você estará solucionando um problema para a sua audiência que associará as informações à sua marca, a fim de aproximar você do seu público, pouco a pouco.
Pois muito embora aquela pessoa em específico não compre algo de você, ela poderá lembrar da sua imobiliária na hora de indicar para alguém.
8- Explicar termos sobre o mercado imobiliário
Outro tipo de conteúdo que costuma engajar bastante o público é relacionado com a explicação de termos corriqueiros no mercado imobiliário. Uma pessoa leiga pode, eventualmente, conversar com um corretor de imóveis que fale algum termo um pouco difícil de compreender.
Simplesmente esta pessoa pode – ou não – não questionar o corretor, e ir para a casa com a dúvida em mente. A quem ela recorrerá? Isso mesmo, à internet!
Assim, você poderá apresentar a resposta que ela procura. Um meio de compreender quais são estes tipos de dúvidas é utilizando o planejador de palavras chave do próprio Google.
Lá você poderá ter uma visão do que vem sendo procurado pelas pessoas, e assim, será possível desenvolver um material em cima disso.
9- Fale sobre eventos
Divulgar a região em que os seus imóveis e empreendimentos estão localizados é sempre importante e, uma forma de fazer isso é criando textos sobre eventos que acontecem por ali.
Esta é uma das ideias de conteúdo para blog imobiliário que mais funciona sazonalmente, afinal, a pessoa pesquisará pelo evento em determinada época do ano. E quando ela encontrar informações consistentes e valiosas, poderá se interessar pela cidade, por exemplo.
E é aí que entra o seu papel enquanto imobiliária: Além de apresentar detalhes do evento, você pode apresentar informações sobre a localidade e consequentemente sobre a moradia no local. E tudo isso de uma maneira leve e sutil, ok?
10- Divulgue feiras interessantes para os seus clientes imobiliários
Dentre os tipos de eventos que você poderá divulgar em seu blog imobiliário, apresente também feirinhas da cidade que costumam acontecer em determinado local.
Sendo que desse modo, novamente, você poderá despertar o interesse pela moradia, ou então, pela estadia temporária na cidade. E quando uma pessoa conhece um novo lugar e se apaixona, há grandes chances de ela querer morar ali, não é mesmo?
11- Mercado de trabalho em determinada região
Quando alguém decide que vai se mudar, alguns critérios são levados em consideração antes de simplesmente escolher um novo lugar.
Dentre eles, o mercado de trabalho pode ser um ponto muito relevante neste sentido. Por conta desse fator, é importante que você também divulgue materiais explicativos sobre o mercado de trabalho que existe próximo aos seus imóveis.
Isso aumentará a valorização e a procura do mesmo, já que você poderá apresentar detalhadamente quais são todas as oportunidades disponíveis para as pessoas. Aposte neste tipo de material e depois mensure os resultados!
12- Divulgue bares e restaurantes
Por fim, lembre-se também de enaltecer os pontos de lazer próximos às áreas em que há imóveis da sua imobiliária. Pois assim como o mercado de trabalho é importante, o lazer também precisa entrar nessa lista de requisitos para se escolher uma nova moradia.
E tudo isso pode acontecer, inclusive, de um modo leve e natural. Você poderá divulgar, em forma de parceria, sobre bares e restaurantes em regiões específicas da cidade, além de que o próprio estabelecimento poderá divulgar igualmente a sua imobiliária, por exemplo. Assim, além de informar o seu público com ideias relevantes, você ainda estará trabalhando o desenvolvimento da sua empresa em si.
Para tanto, crie materiais completos, com cardápio, horário de funcionamento, pontos fortes do estabelecimento que está sendo divulgado, enfim! Faça com que quem chegue neste conteúdo saiba exatamente tudo sobre o bar e restaurante. E ainda: você pode criar um material exclusivo para cada restaurante ou cada bar. Assim, detalha com mais atenção e desperta ainda mais interesse em quem estiver lendo.
Como criar um bom blog imobiliário?
Agora que você já pôde conhecer diversas ideias de conteúdo para blog imobiliário, você pode estar se perguntando: “mas como criar um bom blog?”, para isso, alguns pontos devem ser pensados. Você precisa de um layout, uma hospedagem, um domínio, etc. São diversos fatores que envolvem o desenvolvimento de um blog completo.
Para tanto, nós do Ville Imob estamos aqui para te ajudar nesta tarefa também! Nossa plataforma para imobiliárias conta com a construção de um blog para você pôr em prática todas as ideias que apresentamos no decorrer deste artigo. Clique aqui e saiba mais sobre esta possibilidade! Conte com a gente e vamos rumo ao sucesso sempre juntos!