Artigo atualizado em 23 de março de 2023 por Camila Bonatti.
Construir ou encontrar frases para atrair clientes imobiliários exige um olhar bastante atento do corretor. Afinal, não dá para usar qualquer frase de efeito e acreditar que isso seja o bastante para convencer o seu cliente leitor, não é mesmo?
Por isso, neste conteúdo nós reunimos diversas dicas e boas práticas que você deve levar em consideração na hora de elaborar as suas frases.
Acompanhe e, se necessário, sempre revisite este conteúdo para ter novos insights poderosos!
Como construir boas frases para atrair clientes imobiliários? Veja algumas dicas!
A construção de boas frases para atrair clientes imobiliários leva um tempo. Não é da noite para o dia que conseguimos escrever diversas frases que realmente mexam com quem está lendo.
Se fosse assim, a venda de imóveis seria algo super simples de colocar em prática, não acha? E você, corretor, mais do que ninguém sabe do esforço que é depositado nas vendas.
Por isso, antes de mais nada, queremos que você quebre essa ideia de apenas copiar e colar frases frias, sem nenhum tipo de planejamento.
Afinal, cada público é único, e somente você conhece as verdadeiras dores dos seus clientes.
Tenha isso em mente e acompanhe todas as sugestões que trouxemos a seguir:
1. Conheça profundamente o seu público-alvo
Antes de sair colocando frases para atrair clientes imobiliários no papel, lembre-se de que é fundamental reconhecer o seu público-alvo. Caso contrário, como saber se a frase tem um efeito relevante para o prospecto?
Sendo assim, evite agir de uma forma automática, apenas escrevendo o que lhe vier à mente.
Procure analisar, com cuidado, quem é o público-alvo daquele imóvel que você deseja vender. Afinal, é impossível usar uma frase na venda de imóveis de luxo e, ao mesmo tempo, na venda de quitinetes, concorda?
Ter essa visão geral do público é um passo fundamental para atingir níveis de persuasão que sejam verdadeiramente satisfatórios.
2. Saiba onde encontrar o seu público-alvo
Depois que você traçar o estilo de vida do seu público-alvo, é necessário partir para mais uma etapa da sua análise.
Agora, o ideal é que você aprenda a reconhecer onde encontrar o seu público. O que isso quer dizer na prática? Bem, você precisa saber em quais portais e redes sociais o público está mais ativo.
Por exemplo, um público muito mais jovem e que busca alugar imóveis de forma compartilhada, pode estar mais presente no Twitter. Enquanto que um público mais velho pode estar presente no Facebook.
Esse reconhecimento lhe ajuda da seguinte forma:
- Cada plataforma tem uma estrutura textual diferente. Enquanto no Facebook é possível escrever frases mais longas, no Twitter há limites de caracteres.
- Você pode usar atributos de imagens em algumas redes, enquanto em outras não é tão atrativo.
- Em alguns casos, as frases para atrair clientes imobiliários devem aparecer em forma de vídeo, enquanto que outras plataformas focam mais no texto sem imagem, por exemplo.
Por isso, regra número dois: pesquise os portais nos quais os seus clientes, para determinado imóvel, estão mais ativos.
3. Estude a linguagem usada por essas pessoas
Outro cuidado muito importante que deve ser levado em conta ao se pensar no público-alvo, é com relação à linguagem utilizada pelos mesmos.
Não dá para apostar em frases para atrair clientes imobiliários que sejam muito formais para um público que curte um conteúdo mais descontraído, concorda?
Por isso, novamente reiteramos a importância de você entender bem quem irá receber aquela mensagem.
Para isso, você pode se aproximar mais dos seus clientes, analisar as redes e entender o que eles estão compartilhando.
Afinal, a linguagem é o caminho para enviar uma mensagem perfeita. Saiba reconhecer a que o seu público usa.
4. Mantenha a clareza nas suas frases
Uma coisa que muita gente confunde é formalidade com palavras extremamente rebuscadas e quase impossíveis de serem pronunciadas.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
Isso significa que apesar de o seu público gostar de textos mais formais (caso seja um público com esse perfil), não quer dizer que ele goste de ler coisas que nem entende.
Até porque ninguém navega nas redes sociais ou portais imobiliários com um dicionário ao lado, concorda?
Portanto, regra número quatro: mantenha a clareza nas suas frases.
Evite palavras que não sejam usuais e foque em transmitir uma mensagem que impacte o cliente, e não o deixe se sentindo menos inteligente.
O mesmo vale para todos os públicos!
Uma dica que pode lhe ajudar a criar frases para atrair clientes imobiliários que sejam claras é solicitar que algum amigo ou familiar as leia.
Se ele conseguir interpretar e compreender sem grandes dificuldades, a frase está clara.
Faça o teste com diferentes pessoas, de diferes estilos de vida, e analise os resultados. Se necessário, faça alterações nas suas frases.
5. Prefira usar verbos no modo imperativo
Verbos no modo imperativo são aqueles relacionados com um comando. Exemplo: Faça, leia, escute, ouça, veja, etc.
Neste nosso conteúdo, por exemplo, você pode visualizar que a maior parte dos subtítulos começa com um verbo no modo imperativo.
Mas qual a razão para isso? É simples:
o verbo no imperativo, dentro de frases para atrair clientes imobiliários, provoca uma sensação de urgência.
Sentimos a necessidade de levar o comando a sério, a ponto de isso nos provocar gatilhos mentais.
Logo, usar frases com verbos no imperativo é uma forma de fazer com que o leitor saia da zona de conforto e aja.
6. Use sempre o pronome “você”
O pronome “você” provoca uma maior aproximação entre quem escreve e quem lê.
Novamente, observe o conteúdo do blog da Ville Imob. Grande parte dos textos estão focados em você, corretor.
Isso porque este tipo de texto gera proximidade, empatia, relação entre quem escreve e quem lê.
E, obviamente, você deseja atingir esse tipo de resultado com os seus clientes imobiliários, não é mesmo?
Por isso, sempre que for escrever frases para atrair clientes imobiliários, foque em usar o pronome “você”.
Em alguns casos, você pode acrescentar outros sujeitos na frase, obviamente. Como por exemplo, em frases do tipo “você e sua família…”
No entanto, o que queremos dizer é que as suas frases devem, sempre, aproximar o cliente do texto.
Fazer com que ele se sinta especial e perceba que aquela frase, aquele fragmento de texto, foi feito especialmente para ele.
Será que você consegue provocar isso nele? Nós cremos que sim!
7. Cuidado com a ambiguidade, a não ser que ela seja o objetivo
A ambiguidade, em alguns casos, pode ser bastante interessante, uma vez que ela faz com que o prospecto leia e releia o que acabou de ver.
Porém, nem sempre isso funciona. Você precisa, novamente, entender o seu público.
Até porque a ambiguidade, muitas vezes, é usada em um tom humorístico. Entretanto, será que o seu público gostaria de ler um anúncio em tom de piada?
Fique atento a isso.
8. Crie elementos que envolvam os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são fundamentais nas frases para atrair clientes imobiliários. Com eles você gera, no seu leitor, sentimentos de prazer, dor, urgência, escassez, autoridade, e por aí vai.
Sendo assim, analise quais gatilhos podem caber nas frases que você está criando e trabalhe neles de uma forma efetiva.
Na hora de anunciar esses conteúdos, você pode usar o aplicativo Praedium. Isso, com certeza, irá poupar muito tempo do seu trabalho, viu?
Acesse o link acima e conheça a ferramenta!
9. Não duvide do intelecto do seu público
Cuidado com frases simplistas e agressivas demais! Você não deve, nunca, duvidar do intelecto do seu público.
Isso pode ser sinal de desrespeito e a pessoa pode, inclusive, ficar chateada com o que acabou de ler.
Por isso, evite frases do tipo:
- “Muito melhor do que você já viu” (Aqui você pode dizer que a pessoa nunca teve nada de bom na vida dela, julgando-a);
- “O lar que irá unir a sua família” (Como se os problemas familiares se resumissem a isso, não é mesmo?)
- “Você vai se sentir em um castelo” (Quando na verdade, o anúncio é de uma quitinete…).
- Entre outros.
O que não deve conter nas frases para atrair clientes imobiliários? Cuidado com os equívocos
Além de entender o que deve conter nas suas frases para atrair clientes imobiliários, fique de olho no que pode atrapalhar os seus resultados. Veja algumas considerações importantes:
- Erros de português diminuem a credibilidade.
- Gírias inadequadas ao público pode afastá-lo.
- Frases com muitas palavras repetidas.
- Frases cansativas, sem pontos e vírgulas.
- Mentiras ou exageros.
- Grosserias e/ou polêmicas.
- Frases generalistas e genéricas demais.
- Quaisquer temos que possam ser pejorativos para o seu público-alvo.
Frases prontas para atrair clientes imobiliários
Veja algumas dicas de frases para atrair clientes imobiliários:
- “Diga-me qual das duas opções você prefere e por quê.”
- Aqui você pode mostrar duas fotos de imóveis diferentes, fazendo com que o seu cliente se imagine no local e escreva porque escolheu determinada opção. Isso instiga o desejo pela vida imaginada.
- “Encontre o que a sua família precisa para morar bem.”
- Nessa frase, foque em mostrar boas imagens que tragam conforto, ideia de família feliz, etc. Ao mesmo tempo você instiga a pessoa a buscar uma vida melhor.
- “Suas escolhas podem mudar a sua vida. Escolha morar bem!”
- Novamente, o verbo no imperativo faz com que a pessoa pense se está fazendo boas escolhas para si e para a sua família.
- “Pense no que te impede de realizar o seu sonho da casa própria. Agora trace um plano.”
- Repare que você estará instigando a pessoa a pensar naquele plano de ter a casa própria, trazendo o desejo de analisar essa situação novamente.
- “A vida é muito curta para morar onde você não ama. Ame mais!”
- Verbo no imperativo, que mexe com o emocional da pessoa, fazendo-a pensar até que ponto ela ama a sua casa atual. E isso pode fazer com que ela pense que está na hora de amar mais: a sua casa e a si mesma.
- “Realize o seu sonho da casa própria e conquiste a sua VIDA.”
- Uma casa própria é o sonho de muita gente. Realizá-lo é uma conquista. Consequentemente, é como se a pessoa conquistasse a própria independência e a própria vida.
- “Charme, natureza, espaço e conforto. Tudo o que você quer e precisa hoje. Aposte comigo!”
- A pessoa fica instigada a “apostar” que realmente o que o corretor tem a oferecer é o que ela precisa. E ela já estará mexida com as imagens e a descrição de charme, natureza, etc.
Viu só como é possível criar uma série de frases para atrair clientes imobiliários? Use as nossas dicas e a sua criatividade!
Onde usar as frases para atrair clientes imobiliários?
Algumas ferramentas podem lhe ajudar a disseminar as suas frases para atrair clientes imobiliários. Veja algumas ideias:
- Redes sociais: Use as redes sociais nas quais os seus públicos estão presentes.
- Anúncios em portais imobiliários: Os portais imobiliários também podem contar com frases impactantes.
- Anúncios em outros portais: Outros portais, como anúncios no Google Ads, também são bem-vindos na hora de usar as suas frases.
- E-mail marketing: Encante os seus clientes com uma sequência de e-mails que mexa com o emocional da pessoa.
São muitos os locais onde você pode veicular as frases para atrair clientes imobiliários. Mas lembre-se de que esses locais devem ser adequados para o seu público, ok?
Ou seja, não adianta usar uma plataforma na qual o seu público não está presente. Afinal, do que adiantaria colocar esforços nesses portais se, na prática, ninguém com interesse em comprar ou alugar um imóvel ver?
Pois é! Por isso, saiba selecionar os melhores canais e coloque a mão na massa na hora de produzir frases persuasivas.
Como otimizar o uso de todas essas ferramentas?
Apesar de haver muitas ferramentas que podem ser usadas para divulgar as suas frases, fica a dúvida: Como otimizar isso? Como poupar tempo na hora de fazer os anúncios?
Pensando em você, o Ville Imob realizou uma parceria com a Praedium. Veja abaixo como fazer a Gestão completa de seus imóveis e leads de uma forma simplificada:
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