Nos dias atuais, é muito importante que você conheça quais são as melhores e indispensáveis ferramentas para corretor de imóveis, a fim de aproveitar todos os meios de impulsionar as vendas da sua empresa. Afinal de contas, com os constantes avanços tecnológicos, é inevitável o uso de ferramentas digitais (principalmente) que otimizem as vendas e melhorem o nosso desempenho enquanto corretores de imóveis.
Desse modo, nós da Ville Imob pesquisamos quais são estas ferramentas para corretor de imóveis que têm transformado a maneira de trabalhar neste mercado. E para te ajudar, elencamos todas elas em nosso guia abaixo. Acompanhe para saber mais.
Conheça 10 ferramentas para corretor de imóveis indispensáveis
No mercado imobiliário – assim como em qualquer mercado de vendas – é essencial que você mantenha a gestão do seu negócio focando na visibilidade do mesmo, de acordo com um público alvo. A partir disso, é necessário sempre trabalhar o relacionamento com os seus prospectos, uma vez que apenas desta forma será possível criar um acompanhamento eficiente, que alinhe os seus imóveis com os perfis dos seus clientes.
No entanto, para atingir o equilíbrio entre todos estes pontos você pode apostar em ferramentas indispensáveis para corretores de imóveis, que têm como objetivo melhorar o atendimento e gerar mais proximidade entre você e todos os seus leads.
Confira a seguir, portanto, como melhorar o seu negócio a partir de hoje:
1- CRM para imobiliária
Como mencionamos anteriormente, o atendimento e o relacionamento que você tem com os seus clientes é um poderoso termômetro para o sucesso do seu empreendimento de maneira geral. Afinal de contas, são os prospectos e consumidores que consolidam o seu negócio, certo?
Portanto, o ponto chave da construção da sua empresa precisa, sempre, estar pautado na qualidade da comunicação entre você e seus clientes.
Porém, sabemos que nem sempre é simples manter este tipo de aspecto intacto e bem alinhado com os objetivos do nosso negócio. Mas, como lidar com este déficit?
Bem, uma maneira muito simples de resolver este problema é investindo em ferramentas para corretor de imóveis, como o conhecido CRM imobiliário.
Mas do que se trata o CRM?
Em linhas gerais, o CRM é responsável por todo o acompanhamento que você faz do seu prospecto. É a partir dele que você pode trabalhar de acordo com a etapa do funil em que o cliente está. Por exemplo, você pode categorizar os seus prospectos entre aqueles que estão no topo, no meio e no fundo do funil. E assim, é possível trabalhar uma comunicação mais inteligente, pautada na conversão de vendas.
Além disso, é muito mais fácil acompanhar quem você precisa responder e quem você precisa entrar em contato quando você possui um CRM para imobiliária. Pois sabemos que manter a organização da sua lista de contatos pode ser bastante cansativo, e até mesmo, inviável. E quando você aposta em uma ferramenta deste tipo, você estará otimizando o seu tempo e melhorando o seu serviço de atendimento.
2- Chat para imobiliária
Ainda seguindo a ideia de que um bom atendimento é responsável pelas vendas da sua imobiliária, uma ferramenta indispensável para corretor é o chat para imobiliárias.
E sabe por quê? Porque é a partir deste tipo de atendimento que você poderá responder os seus prospectos de uma maneira mais rápida e ativa.
Pois pare e pense na seguinte situação: quando você procura qualquer tipo de informação na internet, o que você quer encontrar? Rapidez e resultado, certo?
O mesmo ocorre com os clientes que visitam o seu site imobiliário. Eles estão lá pois estão buscando soluções para as suas vidas, e até mesmo a realização de um sonho. Logo, querem que toda e qualquer dúvida seja sanada o mais rápido possível.
Porém, sabemos que um sistema de e-mail pode dificultar este tipo de conversa. Ninguém quer entrar em um site e, em seguida, entrar no seu e-mail para enviar qualquer tipo de questionamento. Isto é, as pessoas procuram respostas rápidas.
Desse modo, oferecer um atendimento a partir de um chat para imobiliária é apostar em uma comunicação de qualidade. Afinal, o seu cliente não precisará aguardar pela resposta a partir de um demorado e-mail, mas sim, terá a sua dúvida sanada rapidamente.
E assim, a imagem da sua imobiliária é guardada de um modo mais positivo ainda. E, mais tarde, este cliente bem atendido pode, de fato, fechar um contrato com você.
3- Integração com portais imobiliários
Uma coisa que todo mundo já está “careca” de saber no ramo imobiliário é que o famoso “quem não é visto, não é lembrado” é uma grande realidade, principalmente no mercado de vendas.
Afinal de contas, como que um cliente irá lembrar de você, se ele nem se quer lhe viu de uma maneira que possa se tornar expressivo em sua memória? Pois é.
Desse modo, uma das ferramentas para corretor de imóveis que mais tem gerado resultados é a de Integração com Portais Imobiliários. Mas, o que isso significa?
Basicamente você deverá criar aquela descrição incrível de um imóvel seu e, em seguida, subir imagens perfeitas do mesmo. A partir da plataforma de integração você poderá divulgar este imóvel em diversos portais ao mesmo tempo. Tudo isso de um modo rápido e otimizado.
Assim, além de aumentar a divulgação em si, poupará o tempo que você perderia divulgando, manualmente, em todos os portais disponíveis na internet.
Portanto, pare de perder tempo preenchendo uma mesma descrição diversas vezes. Mas sim, invista em um sistema de integração que é capaz de fazer este trabalho por você.
4- Software de gestão imobiliária
A gente sabe que uma das partes mais difíceis no negócio imobiliário é justamente manter uma boa gestão de nossa empresa. Afinal, não é tão simples manter todas as documentações, contratos, informações e questões financeiras organizadas, não é mesmo?
Porém, é claro que este “problema” pode se tornar ainda maior: quando você não investe em um bom software que seja capaz de alinhar todas as suas necessidades de um modo mais organizado. E assim, você perde tempo investindo em pastas e mais pastas em seu computador, sem muito critério de organização.
Quando se dá conta, já não sabe mais onde encontrar documentos importantes, ou então, não sabe qual a melhor data para cobrar o cliente x e o y. A partir disso, toda essa confusão se torna uma bola de neve: um pequeno problema se une a outra bagunça e, pouco a pouco, tudo se transforma em uma baderna sem fim.
Mas, como solucionar toda essa desordem? Simples: aposte em um software de gestão imobiliária. Pois a partir dele você poderá organizar todas as suas pendências, e até mesmo poderá criar notificações que lhe mantenham “na linha”. E assim, toda aquela bagunça desaparece rapidamente.
5- Integração com as redes sociais
A internet é um “terreno” muito valioso, principalmente para a venda de imóveis. Desse modo, divulgar os seus empreendimentos em suas mídias digitais é praticamente uma regra para quem quer sucesso neste segmento.
Porém, sabemos que – do mesmo modo como ocorre com a divulgação em portais imobiliários – nem sempre temos tempo suficiente para divulgar um imóvel em todas as nossas redes, de uma maneira eficiente.
E assim, pouco a pouco vamos “largando” um perfil aqui, esquecendo-se de outro ali… E quando nos damos conta, nosso engajamento já caiu e ninguém mais está recebendo as nossas publicações.
Assim sendo, acabamos perdendo uma grande oportunidade de prospectar novos clientes e desenvolver o nosso negócio de uma maneira mais assertiva.
Portanto, investir em um sistema de integração com as redes sociais é apostar em uma otimização de tempo e investimento, que gerará grandes impactos em nosso negócio. Pois assim teremos uma divulgação mais ampla, rápida e aproveitaremos tudo que a internet tem a nos oferecer.
6- Site imobiliário
Lembra quando mencionamos o sistema de chat anteriormente? E como falamos o quanto ele é importante? Pois é. Mas como podemos implantar um, se não investirmos em um site imobiliário primeiro, certo?
Afinal de contas, esta é uma das ferramentas para corretor de imóveis que mais tem movimentado este mercado de uma maneira positiva. E sabe por quê? Porque um site imobiliário é capaz de tornar o seu trabalho muito mais profissional e organizado.
A partir de um site bem estruturado, com um bom layout e com uma organização visual interessante, você pode conquistar ainda mais clientes. Pois assim você fará com que ele se sinta mais à vontade durante a navegação. E, dessa forma, as suas vendas aumentarão gradativamente.
Além disso, a divulgação de imóveis na internet não pode apenas se pautar nas mídias sociais. Sim, a gente sabe que o Facebook Ads pode ajudar a atingir novas pessoas todos os dias, mas também sabemos que as imagens que são colocadas nesta plataforma não são suficientes para encantar os seus clientes.
Desse modo, investir em um site imobiliário é investir em vendas e resultados.
7- Blog imobiliário
Que o site imobiliário é indispensável para o seu negócio, isso já ficou claro. Porém, existem outras ferramentas para corretor de imóveis que são igualmente importantes: o blog é uma delas.
A partir de um blog estruturado e com conteúdo relevante é possível aproximar os seus prospectos, a fim de fazer com que os mesmos caminhem dentro do seu funil imobiliário.
Assim sendo, você pode criar um blog com o intuito de gerar leads qualificados e quentes, que pouco a pouco receberão mais conteúdos do seu portal e, quando se derem conta, já terão fechado um contrato com você.
8- Versão mobile
Lembre-se que além de investir em um site e em um blog imobiliário, você precisa também dar atenção para a versão mobile dos mesmos. Isto é, o seu site precisa ser responsivo e precisa se adequar a tela de um celular.
Caso você não se atente para este ponto, é bem possível que o seu blog/ site tenha poucas visitas. E isso está diretamente envolvido com os mecanismos de busca priorizarem sites que promovem um bom desempenho em dispositivos móveis.
Portanto, quando pensar em ferramentas para corretor de imóveis, lembre-se de levar em consideração a qualidade da versão mobile do seu site. Se o mesmo não estiver otimizado deste modo, é bem possível que você perca potenciais clientes.
9- Gerador de contratos
Quando trabalhamos com um grande fluxo de vendas e locações em nossa imobiliária, algo inevitável começa a se tornar uma grande dor de cabeça: a criação de contratos. Afinal, precisamos tomar bastante cuidado na montagem deste tipo de documento, pois ele é responsável pela segurança da sua imobiliária e dos seus inquilinos e proprietários.
Portanto, uma boa alternativa de ferramenta para corretor de imóveis é investir em um gerador de contratos. Assim você poderá criar contratos qualificados e estruturados de uma forma muito rápida e simples. E assim, otimizará esta parte burocrática do seu dia a dia, sobrando tempo para outras atividades igualmente importantes.
10- Sistema de envio de newsletter
Uma coisa é certa: de nada adianta você investir em um blog imobiliário completo e estruturado se você não divulgar o conteúdo da maneira correta. Desse modo, é importante que além de divulgar nas suas mídias sociais e utilizar as técnicas de SEO nos seus textos, você também aposte em um sistema de envio de newsletter.
Sendo assim, você terá muito mais resultados e visualizações em seus conteúdos, e estas visualizações poderão se transformar em leads que, mais tarde, adquirirão algum imóvel em sua empresa.
Portanto, trabalhe com uma newsletter bem planejada e estruturada, a fim de engajar os seus prospectos de uma maneira mais assertiva.
Ferramentas para corretor de imóveis: Qual a melhor?
Agora que você já conheceu todas as ferramentas indispensáveis para o corretor de imóveis, deve estar se perguntando qual é a melhor e por onde começar os seus investimentos, certo?
E se eu te dissesse que há uma única plataforma capaz de entregar todas estas ferramentas que citamos? Pois é! Esta plataforma existe.
E ela é capaz de suprir todas a suas necessidades enquanto corretor. Para saber mais, clique aqui e acesse todas as informações sobre esta incrível plataforma que tem transformado o dia a dia de mais de 3 mil corretores de imóveis. E ainda: aproveite o teste grátis de quinze dias e conheça todas as funcionalidades de perto. Temos certeza de que você irá se surpreender com os resultados!