Os feirões imobiliários são lugares propícios para realização de negócios. Lá, é possível encontrar potenciais clientes ávidos pela compra de imóveis.
Entre outras vantagens, destacam-se a facilidade de pagamento e a grande variedade de ofertas: desde apartamentos compactos até imóveis com dois ou mais dormitórios. Um verdadeiro paraíso para quem quer comprar – e para os corretores de plantão.
Um dos mais importantes eventos do tipo é o Feirão da Caixa, que percorreu 14 cidades no ano passado. Ao todo, foram fechados 65,7 mil negócios, o que movimentou 13,1 bilhões de reais. Isso representa um avanço de 27,2% em relação às vendas do ano anterior. Trata-se de um ótimo indicativo da recuperação do mercado imobiliário brasileiro após anos de recessão.
Passo a passo para se dar bem em feirões imobiliários
Já deu para perceber que participar de feirões imobiliários é uma ótima estratégia para potencializar suas vendas. Não é por acaso: os imóveis ofertados estão em condições especiais, o que gera grande apelo para o cliente.
Além de ter a oportunidade de fechar vendas, você pode prospectar novos clientes. Então, confira as dicas abaixo para aproveitar essa grande oportunidade:
1. Prepare seu estande
Com antecedência, planeje sua estratégia e defina cada detalhe do seu estande. Isso evita que tenha problemas e algo saia do controle. O visual do estande e seu design devem ser inovadores para chamar atenção.
Um estande bem confortável é um convite para as pessoas conversarem com você. Procure, portanto, mantê-lo organizado durante todo o evento. Todos esses detalhes pode fazer a diferença.
2. Cuide da sua aparência
É claro que não se trata de uma festa de gala, mas cuidar da sua aparência não custa nada. Muito pelo contrário. Vestir roupas amassadas e aparecer com cara de sono e cabelo desarrumado causam uma má impressão nas pessoas. Aqui, a empatia é primordial.
Portanto, no dia procure tomar um bom banho antes de ir ao evento, pentear o cabelo e fazer a barba. Como você vai passar o dia inteiro na feira (e de pé), recomenda-se utilizar roupas leves e tênis. Quando está bem vestido, fica mais fácil de as pessoas se identificarem com você.
3. Tenha convicção na venda
Acredite que o que você vende é o melhor imóvel possível para aquele perfil de cliente. Se isso não acontecer, vai perder a oportunidade. Para ter convicção, é preciso passar muitas informações sobre os imóveis que oferece. Conheça bem os imóveis que oferece. Isso inclui região onde está localizado, pontos de referência e diferenciais.
Da mesma maneira, é preciso estar atento à comunicação. Você vai atender um público variado e, por isso, deve moderar o tom de voz e procurar usar uma linguagem clara, direta e acessível para todos. Quando estiver falando, procure olhar nos olhos dos clientes para transmitir confiança.
4. Tenha foco
Os feirões imobiliários recebem muitas pessoas durante o dia todo. Mas é impossível falar com todo mundo. Aliás, é preferível manter o foco e falar com poucas pessoas e vender do que tentar falar com todo mundo e não vender nada.
Durante o atendimento, não fique pensando nas próximas pessoas que irá conversar. A pessoa com quem está falando é a sua única prioridade do momento. Dessa forma, você é mais eficaz.
Você até pode apostar no seu feeling para escolher os potenciais clientes que podem te dar retorno. Aí, foque neles. Isso é um passo para conquistar a venda.
5. Crie relacionamentos
Seja o mais franco possível e permita que o potencial cliente converse com você. Não tente cavar a venda a qualquer custo. Lembre-se que a maioria das pessoas que visitam o imóvel ainda não está pronta para fazer a compra. Muitas ainda estão na fase de consideração.
Isso não quer dizer que você deva ignorá-las. Muito pelo contrário. Talvez, o esse primeiro contato nos pode ser o pontapé inicial para um relacionamento duradouro, que só vai gerar vendas lá no futuro.
Nesse sentido, vale a pena distribuir seus cartões de visitas de corretor de imóveis. Nele, é importante conter todos os seus contatos, como telefone, email, endereço físico e site imobiliário.
Vá além. Procure obter o máximo de informações de cada pessoa que conversar com você, uma vez que elas já se tornam potenciais clientes. Como a plataforma ville Imob é na nuvem, você pode acessá-la diretamente de seu celular ou tablet. Então, aproveite para registrar todos os dados desses potenciais clientes em seu CRM Imobiliário. Não perca tempo!
Ao seguir essas dicas, você tem tudo para se dar bem nos feirões imobiliários e, quem sabe, impulsionar suas vendas.
Boa sorte!