Atualizado em 25 de junho de 2021 por Camila da Silva.
Utilizar redes sociais, como o Facebook para imobiliárias, é uma necessidade para qualquer negócio, atualmente. Isso é algo que todo tipo de blog e livro recente sobre marketing inbound (e até mesmo outbound) afirma.
São inúmeras as redes que podem fazer com que você, corretor de imóveis, alcance os seus clientes de maneira efetiva.
Dentre as redes sociais, uma que se destaca é o Facebook, por contar com o maior número de usuários ativos no momento. Por esse motivo, criamos um artigo onde vamos discutir quais são os melhores usos do Facebook para imobiliárias.
Facebook para imobiliárias: Formas de divulgação pelo Facebook e outras considerações
No decorrer desse conteúdo você poderá encontrar informações que te ajudem a elaborar a sua capa para Facebook imobiliário, conteúdos para imobiliárias e outras questões importantes que podem impulsionar a sua venda de imóveis. Acompanhe até o fim e saiba mais:
1. Divulgação de imóveis no Facebook para imobiliárias
Calma, o fato que este item é o primeiro da lista não quer dizer que você precisa divulgar imóveis a cada minuto. Na verdade, escolhemos posicionar este item primeiro pelo simples fato de ser extremamente óbvio. Vamos deixar os últimos tópicos para usos menos explorados, mas muito eficientes.
Quanto à divulgação dos imóveis em si, o ideal é que você monte uma estratégia que permita que você poste, no máximo 3 imóveis por dia. Mas não tente atingir este número sempre, se divulgar 3 imóveis por semana lhe permite conseguir contatos interessados, você já está agindo corretamente.
Só precisamos reforçar que a página da sua imobiliária em si deve ser ativa. Se você decide divulgar poucos imóveis por semana. Então imagina-se que você também decidiu compartilhar outro tipo de conteúdo, de maneira intercalada.
Uma estratégia interessante é a seguinte:
- Divulgue todo imóvel assim que o mesmo seja captado;
- Dê preferência aos imóveis que não estejam sendo negociados no momento;
- Divulgue imóveis atraentes e chamativos, esses serão mais propagandas, para que as pessoas associem a imagem da sua imobiliária à bons produtos.
Por fim, é sempre importante citar a importância de utilizar fotos e vídeos. Aproveite o fato que redes sociais não limitam a quantidade de fotos e permita que seu cliente e lead veja todos os ângulos do sonhado imóvel.
Foque em imagens que sejam de qualidade, use exemplos de anúncios criativos de imóveis, invista em uma boa campanha imobiliária (com metas e propósitos) e atinja o seu público da melhor forma possível.
2. Divulgue notícias e dicas relacionadas ao mercado imobiliário
Se o primeiro item é voltado unicamente à venda de imóveis, com este item estamos visando o aumento dos seus seguidores. Quem está em busca de vender, comprar ou alugar um novo imóvel, certamente quer saber das mudanças que podem afetar sua decisão final.
Ao perceberem que você está divulgando estas informações, elas podem se sentir mais inclinadas a acompanhar sua página.
Procure não divulgar a notícia de maneira simples. Aproveite sua experiência e expertise no assunto para explicar o que muda para os seus seguidores.
Por exemplo, se as taxas de juros do financiamento aumentaram, explique como isso pode afetar as pessoas, quem será afetado e o que fazer para mitigar este impacto.
Também incentive às pessoas à deixarem dúvidas nos comentários (e dedique tempo para respondê-las!). Por fim, tente guardar essas dúvidas para produzir materiais no seu blog ou em posts futuros. Tudo isso ajudará você a construir uma imagem de autoridade no assunto.
3. Facebook Ads como formas de divulgação pelo Facebook
Um recurso relativamente pouco explorado (se comparado ao Google Ads, por exemplo). No entanto, isso não quer dizer que os anúncios do Facebook são pouco efetivos. Pelo contrário, os anúncios da plataforma são muito eficientes para que você consiga leads.
Para quem não sabe, companhias de Ads online, como o Facebook, Google funcionam adquirindo dados dos usuários. O Google, por exemplo, ao perceber que um usuário está em busca de um imóvel, irá entregar anúncios de imobiliárias.
O mesmo vale para o Facebook, que consegue captar informações de seu acesso em sites parceiros para colocar anúncios em seu feed nas redes sociais.
Você certamente já percebeu que após visitar um site de roupas, vários anúncios do mesmo site e outros similares apareceram na sua Timeline.
Por que isso é importante para o corretor? Simples: os anúncios entregues por estas plataformas são muito eficazes ao entregar seus anúncios somente à quem está realmente interessado. Quem nunca pesquisou por um imóvel novo, certamente não encontrou anúncios de imobiliárias ou portais no Facebook.
Um último ponto é que algumas pessoas evitam utilizar este tipo de anúncio temendo atingir pessoas muito distantes. Por exemplo, se você possui uma imobiliária em São Paulo, você não quer anunciar para pessoas que querem comprar imóveis em Minas Gerais.
Mas, felizmente, você consegue controlar todos estes aspectos no momento de montar seu anúncio.
4. Transmissões ao vivo com o uso do Facebook para imobiliárias
As transmissões ao vivo, também conhecidas como “lives”, são um dos usos de Facebook para imobiliárias menos exploradas.
A baixa utilização deste recurso pode estar ligada ao baixo conhecimento da técnica. Por isso vamos ajudar sugerindo alguns tópicos e assuntos interessantes e adequados para este tipo de material.
Qual tipo de conteúdo fica legal em uma transmissão ao vivo? Existem vários tipos de conteúdos que são ótimas ideias para essas lives. Uma das mais simples e populares são as transmissões explicativas, focadas em tirar dúvidas dos clientes. Para fazer este tipo de evento, divulgue-o com antecedência e tente ter uma pauta.
Evite, por exemplo, divulgar a transmissão como: “tire suas dúvidas sobre o mercado imobiliário”. Este tema é muito amplo, tente abordar um tópico mais recente e mais único como: “tire suas dúvidas quanto à utilização do FGTS para a compra de um imóvel”.
A pauta em si permite que você discuta assuntos antes que as pessoas enviem as dúvidas (interessante, caso o número de pessoas acompanhando seja baixo).
Uma outra maneira de explorar transmissões ao vivo é através da divulgação de novos empreendimentos. Por exemplo, suponha que sua imobiliária realizou uma parceria exclusiva para venda de uma série de apartamentos em construção na sua cidade.
Faça uma transmissão ao vivo para que seus seguidores saibam da novidade.
Mas a dica é: não divulgue com antecedência a parceria, mas faça todo um marketing envolvendo o evento. Diga que será um anúncio ótimo para quem está em busca de um novo imóvel. E, no momento do evento, anuncie a parceria, os números de contato para interessados.
Se tiver algum tipo de valor, até mesmo a mensalidade mínima, aproveite para anunciar, tire dúvidas dos interessados ao vivo também.
Quanto mais informações interessantes e construtivas você explorar durante uma campanha imobiliária em live, melhor será. Lembre-se de que é preciso entregar alternativas e sugestões para os seus clientes que te acompanham, pois isso impactará tanto quem está acompanhando ao vivo, quanto quem possa vir a assistir a live mais tarde.
Softwares para imobiliárias podem ajudar na hora de administrar as suas redes sociais
Softwares como o ville Imob são muito úteis no momento de divulgar imóveis à venda nas redes sociais. Você pode agendar postagens, exportar fotos e informações de imóveis diretamente para redes sociais. E tudo isso de maneira rápida e prática através da ferramenta de integração social.
Assim você consegue entregar os seus imóveis pelo Facebook para imobiliárias e é capaz de aumentar as chances de fechar um negócio considerável e atrativo tanto para você, quanto para o seu cliente.
Use, dessa forma, ferramentas que possam impulsionar os seus resultados e ajudar você a chegar mais longe! O ville Imob conta com diversas opções de ferramentas e estratégias que podem te ajudar a ir mais longe.
Mas, para além da integração social, vale ressaltar que o ville Imob também conta com uma série de outras ferramentas que serão úteis para permitir que seu marketing digital seja perfeito.
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