Por trás de toda venda imobiliária, existe um longo trabalho de divulgação e captação de leads. E uma ótima maneira de ampliar a visibilidade de seus negócios está em utilizar o Facebook Ads para corretores de imóveis.
Sabendo que a maioria das pessoas inicia a busca de imóveis pela internet, não faz mais nenhum sentido reduzir seus anúncios a panfletos e distribuí-los nas ruas. Você deve estar onde os seus clientes estão. E, pode apostar, eles estão no Facebook.
De acordo com a própria empresa, o Brasil possui mais de 139 milhões de perfis ativos dentro da plataforma. O país é o terceiro mais engajado do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.
E engana-se muito quem ainda pensa que o Facebook é uma plataforma para curtir e compartilhar fotos com amigos. É possível fazer (MUITOS) negócios na plataforma. Não fosse assim, grandes empresas não investiriam tanto no Facebook, certo? E você também pode (e deve) fazer o mesmo.
Vantagens de usar o Facebook Ads
Os clientes não vão bater na porta da sua imobiliária do nada. Eles precisam ser convencidos de que você pode ajudá-los de alguma forma. Para tanto, você precisa investir em divulgação.
Nesse contexto, o Facebook Ads apresenta diversas vantagens. Além de ser uma ferramenta intuitiva, você consegue atingir as pessoas certas por um custo baixo.
1. Segmentação
Quando distribuía panfletos a anuncia imóveis nos classificados de jornais, você impactava as mais variadas pessoas. A maioria, certamente, não tinha a menor possibilidade de fechar negócio com você.
Isso não acontece quando você utiliza o Facebook Ads para corretores de imóveis. A plataforma permite que você segmente o público que será impactado pelo seu anúncio. E ela te dá inúmeros critérios de segmentação: faixa etária, sexo, localização e interesses.
Ah, e você também consegue direcionar seus anúncios de acordo com a renda dos usuários. Isso é possível graças à parceria entre o Facebook a empresa Serasa Experian. Então, se você quer vender imóveis de luxo, pode fazer um anúncio que apareça apenas para usuários de alto poder aquisitivo.
2. Custo reduzido
Caso você nunca tenha utilizado o Facebook Ads, você pode fazer um pequeno teste, gastando apenas 5 reais por dia. À medida que os resultados aparecerem, você pode aumentar o seu investimento. Certamente, ele será muito menor do que anunciar em jornais, por exemplo.
Quanto ao retorno sobre o investimento (ROI), um estudo do Mashable afirma que as empresas fazem anúncio online têm, em média, um retorno de três a oito reais para cada um real investido em publicidade. Como a venda de um imóvel rende uma comissão grande, essa relação pode ser muito maior para você.
3. Métricas à disposição
Imagine distribuir panfletos sobre o lançamento de um empreendimento para centenas de pessoas pelas ruas. Além de entregar uma propaganda para todos os tipos de pessoas – sem nenhum critério –, é impossível saber quantas pessoas leram o anúncio e quantas jogaram fora no primeiro lixo. Enfim, não dá para medir a eficiência dessa estratégia.
Com o Facebook Ads, a história é completamente diferente. A plataforma mostra quantos usuários foram impactados pelo seu anúncio, interagiram de alguma forma com ele (curtiram, compartilharam, etc.) e clicaram no link. Muito melhor, não?
4. Alcance potencializado
Para completar, no início deste ano, foi anunciada uma mudança de algoritmo do Facebook que limita o alcance das publicações de páginas na timeline dos usuários.
A intenção da plataforma é privilegiar os posts feitos por amigos e familiares. E, claro, fazer com que as empresas invistam mais em anúncios. Diante desse cenário, não muito como fugir do Facebook Ads, né?
Facebook Ads para corretores de imóveis na prática
Antes de mais nada, é importante frisar que você pode utilizar o Facebook Ads de duas maneiras:
- Publicar um conteúdo normalmente na sua fanpage do Facebook, na sequência, impulsioná-lo para alcançar mais pessoas, mesmo aquelas que ainda não curtiram sua página.
- Criar dark posts. Eles são anúncios que aparecem na timeline dos usuários, mas não ficam expostos na sua fanpage.
Aqui, mostraremos o passo a passo das duas situações. Vamos lá!
1. Impulsionando uma publicação da sua fanpage
Imagine a seguinte situação. Você é um corretor parceiro de uma construtora e tem a missão de realizar as vendas das unidades de um empreendimento que está para ser lançado. Trata-se de um imóvel de médio padrão, com três dormitórios e localizado na zona oeste de São Paulo.
O primeiro passo para captar leads quentes, pessoas realmente interessadas neste imóvel, está em criar uma página de captura, na qual os usuários cadastram suas informações, como nome, email e telefone. Com o ville Target, você consegue criar uma landing page grátis de forma rápida e intuitiva.
Na sequência, você precisa divulgar sua página de captura nas redes sociais. E aqui entra o Facebook Ads na história:
A) Depois de publicar uma chamada para a sua landing page, clique no botão “Impulsionar Publicação”.
B) Uma nova janela deve se abrir, onde você faz a configuração do seu anúncio. Comece definindo o público-alvo, clicando em “Criar novo público”.
C) Como é um anúncio de um novo empreendimento na zona oeste de São Paulo, limitamos o alcance para os usuários que moram na cidade. Cada unidade tem três dormitórios e, por isso, marcamos que pessoas “casadas e com filhos” sejam impactadas. Aí, basta salvar essa segmentação.
D) Por fim, você deve definir o orçamento e duração de seu post patrocinado. No exemplo, colocamos uma verba total de 100 reais distribuídos em sete dias, o que dá 14,28 reais por dia. Automaticamente, o Facebook já faz uma estimativa de quantas pessoas serão impactadas pelo seu post.
2. Criando um dark post
Agora, você acabou de criar um ebook para imobiliária e pretende captar bastante leads com esse material. Uma maneira interessante para alcançar seu objetivo está em criar um dark post. Esse anúncio deve aparecer apenas na timeline de usuários com características previamente definidas por você. E ele não fica visível na sua fanpage.
A) Quando estiver em seu perfil, vá até o menu horizontal, no topo da página, e clique na seta para baixo. Nisso, selecione a opção “Criar anúncios”. Uma tela como na imagem abaixo deve aparecer. Na sequência, defina um objetivo para o seu anúncio. Como você quer divulgar seu ebook, escolhemos a opção “Geração de Leads”.
B) Aí, você tem de dar um nome para a sua campanha para não se perder na hora de avaliar os resultados dela.
C) O próximo passo é definir o perfil do público que você pretende atingir No exemplo, imaginamos uma imobiliária de São Paulo e que, portanto, quer atingir pesssoas que moram na cidade. Ainda é possível definir interesses, renda, faixa etária e por aí vai.
D) Descendo a tela para baixo, você chega à parte de definir o orçamento e o período que o seu anúncio será veiculado.
E) Na próxima etapa, você escolhe o formato como pretende veicular seu anúncio. Pode ser em vídeo, carrossel, imagem fixa e apresentação multimídia.
F) Você tem precisa definir o posicionamento que o seu anúncio deve aparecer. Vai aparecer na barra lateral ou na timeline do usuário? Você ainda pode veicular o anúncio no Instagram e em aplicativo parceiros do Facebook.
G) Agora, você cria o anúncio: escreve um pequeno texto chamativo, insere uma imagem compatível e faz um título. Automaticamente, você consegue visualizar uma prévia de seu anúncio ao lado.
H) Por fim, como a sua intenção é captar leads, você desenvolve um formulário. Nele, procure solicitar informações importantes, como nome completo e email. Lembre-se, se o usuário está baixando seu ebook, ele tem interesse naquilo que você tem a dizer. Portanto, mantenha esse relacionamento investindo em email marketing imobiliário, por exemplo.
Estude, estude e estude
Esse é um guia básico para você aprender a utilizar o Facebook Ads para corretores de imóveis. Com as dicas apresentadas aqui, você já consegue criar um ótimo anúncio. No entanto, sempre reforçamos a importância de continuar se capacitando e se atualizando quanto às tendências do marketing imobiliário.
Portanto, se você quer aprender mais sobre anúncios no Facebook, aqui vai uma dica: faça o curso Facebook Essencial da Camila Porto. Nele, a especialista em mídia paga ensina como impulsionar suas vendas na plataforma sem ter conhecimento nem grandes verbas de marketing.
O curso é voltado para qualquer profissional que deseja aumentar suas vendas no Facebook, inclusive corretores de imóveis. Aliás, a Camila conta, neste post, como uma imobiliária vendeu R$190 mil investindo R$257 no Facebook Ads. Você também consegue!
Caso você tome gosto pela coisa e queira se aprofundar mais no assunto, pode procurar por mais cursos na plataforma Udemy. Fazendo uma rápida pesquisa nela, é possível encontrar uma série de cursos em português sobre Facebook Ads com preços bastante acessíveis.
Empresas que usam o Facebook Ads no mercado imobiliário
Gabriel Portilho é um grande profissional do marketing digital que também aplica Facebook Ads em suas campanhas para imobiliárias e corretores de imóveis de todo o país. Além da ferramenta de anúncios, ele aplica automação de marketing e várias outras técnicas atuais e eficazes.
Temos também a Mondeluz, que é uma empresa especializada em promover lançamentos imobiliários usando várias técnicas modernas de marketing digital, incluindo Facebook Ads e automações de marketing. À frente da Mondeluz, está Edgar Ueda.
Bate papo sobre facebook ads
Ramon Carvalho e Lucas Scarpi complementam o aprendizado desse artigo, explicando em detalhes os principais pontos do facebook ads para os corretores de imóveis. Como os corretores podem aplicar isso no dia a dia, as principais estratégias e técnicas adotadas. Assista este vídeo que une o conhecimento de um publicitário e de um analista de sistemas sobre o tema. Esse vídeo teve a edição de Roberta Fernandes. Confiram!
Além do Facebook Ads para corretores de imóveis
Você não precisa impulsionar todos os posts da sua página imobiliária no Facebook, apenas aqueles que considerar mais estratégicos para o seu negócio. E a sua fanpage precisa ser atualizada constantemente para que seus seguidores não pensem que ela está abandonada.
Veja como você pode manter sua página sempre ativa e engajada:
1. Não transforme sua página em um outdoor online
Por mais que você utilize o Facebook para fazer negócios, não é recomendável apenas divulgar anúncios de seus imóveis na plataforma. Afinal de contas, ninguém gosta de acessar uma rede social e ser bombardeado por propaganda, não é verdade?
Nesse sentido, você pode intercalar alguns anúncios de imóveis com posts que eduquem e interajam com seu público-alvo. Que tal publicar uma frase motivacional na segunda-feira de manhã? Esse tipo de conteúdo gera engajamento entre seus seguidores.
Claro que você não precisa entrar todo santo dia no Facebook para fazer as publicações. Com o ville Target, você realiza o agendamento de posts em todas as redes sociais de uma só vez.
2. Fotos em 360 graus e vídeos
Milhões de fotos são publicadas diariamente no Facebook. Uma maneira de se destacar em meio a tantas imagens está em fazer uma publicação panorâmica, ou fotos em 360 graus. A plataforma já permite esse tipo de conteúdo há um bom tempo.
Quando você publica anúncios de seus imóveis, então, vale a pena inserir imagens em 360 graus. Dessa forma, o usuário consegue ter uma visão completa de cada detalhe do ambiente, como se ele estivesse lá. Basta tirar fotos profissionais dos imóveis com seu smartphone na função panorâmica e publicá-las em sua página.
Os vídeos também dão uma noção mais real das condições dos imóveis anunciados. Portanto, vale a pena fazer uma gravação curta dos seus imóveis para divulgar no Facebook. Aliás, os vídeos são capazes de aumentar em até 54% o alcance das suas publicações, segundo pesquisa da empresa OptinMonster.
E por falar em imagem, vamos falar pra você de um profissional que trabalha com fotografia, vídeos e todas as novidadades do mercado imobiliário que envolvem a imagem do imóvel. Diego Ramos se destaca por realizar fotos de alta qualidade e treinar corretores em todo o país, para que eles possam tirar fotos espetaculares.
Se você estiver precisando de um trabalho de qualidade para sua incorporadora ou imobiliária, ou até mesmo levar o curso de fotografia para a sua equipe de colaboradores, você tem aí uma das maiores autoridades no segmento. Afinal de contas, uma boa imagem em sua campanha no facebook ads é essencial não é mesmo?
3. Incentive seus clientes a avaliarem sua empresa
Antes de tomarem uma decisão, os consumidores costumam pesquisar o que os clientes estão falando sobre determinados produtos, serviços ou empresas. Por exemplo, na hora de reservar um jantar em um restaurante, as pessoas buscam referências de outras no TripAdvisor ou nos próprios comentários do Google.
Enfim, a prova social no marketing é uma ótima estratégia para convencer potenciais clientes a fechar negócio com você. Por isso, muitas fanpages deixam que os usuários atribuam uma nota sobre a sua empresa. Essa nota é um ótimo termômetro para o usuário saber se ele pode entrar em contato com a sua empresa ou não. Se ela for muito baixa, por exemplo, os usuários já ficam desconfiados.
Nesse sentido, dê uma olhada em seu CRM Imobiliário e veja quais foram os últimos clientes que fizeram negócio com você. Convide-os para fazer uma avaliação em sua página imobiliária no Facebook. Além de darem uma nota entre 1 e 5, eles podem fazer um breve comentário sobre o seu atendimento.
4. Monitoramento constante
Sabemos que a rotina do corretor de imóveis está repleta de obrigações. Mesmo assim, é muito importante reservar alguns minutos do seu dia para monitorar suas redes sociais. Caso você receba mensagens e comentários de seus seguidores, procure responder tudo rapidamente, inclusive as críticas.
Quando outros usuários visualizam que você responde a todas as dúvidas, eles se sentem mais à vontade para interagir com a sua página. Isso porque eles sabem que serão ouvidos!
Gostou desse guia de Facebook Ads para corretores de imóveis? Então, compartilhe com seus amigos e coloque as dicas em prática. Aproveite, também, para baixar nosso ebook “Como vender imóveis nas redes sociais“.
Bons negócios!