Você está precisando de algumas estratégias de marketing para imobiliárias? Ou melhor, está se perguntando como de fato pode colocar suas ideias em prática? Ou ainda não tem ideia de qual caminho seguir?
Bom, no texto de hoje, vamos te ajudar a superar este desafio e conseguir, de uma vez por todas, montar um plano de marketing que faça sentido para o seu projeto!
Um plano de marketing, como você sabe, nada mais é do que uma lista de ações que você precisa colocar em prática. Mas, obviamente, não é só isso. Não basta simplesmente “copiar e colar” um plano de marketing por um simples motivo: sua imobiliária é única, com objetivos únicos, necessidades únicas e personalidade única!
Por isso, antes de mais nada, é preciso entender como você pode construir um bom plano de marketing.
Vamos entender os principais pilares desse processo para que você consiga fazer também! Vamos lá?
Estratégias de Marketing para Imobiliárias – Passo a passo
Não é segredo para ninguém que o marketing está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Ao nosso redor, tudo é marketing. Vivemos em um mundo onde temos que “vender nosso peixe” todos os dias.
E, para ajudar neste processo, muitas ferramentas foram criadas. E uma destas ferramentas é o próprio marketing!
Por isso, antes mesmo de sairmos aplicando qualquer tipo de receitinha, é preciso de fato entender o que há por trás de uma boa campanha de marketing.
É preciso entender as motivações, as necessidades e os objetivos. Tudo isso faz parte do processo construtivo de uma boa campanha. Então, antes de sair fazendo anúncio imobiliário em jornais, redes sociais ou outdoors, pense no marketing!
Vamos entender melhor o que isso significa na prática, para que você possa entender e aplicar.
O que é marketing imobiliário e para que serve? Diferença entre marketing e publicidade
O que é marketing? E como você pode aplicar boas estratégias de marketing para imobiliárias? Tudo dependerá de um quesito muito importante: objetivo! Qual o objetivo ou os (plural) objetivos principais da sua imobiliária?
Pois bem, é com esta informação que você guiará todas as forças necessárias para concretização.
E o marketing entra justamente como uma ferramenta que vai acelerar o alcance destes objetivos. Afinal, é isto que o marketing é: uma ferramenta! E não uma arte ou um banner imobiliário, como muitas pessoas ainda confundem.
E isto precisa ficar muito claro: marketing é muito mais do que simplesmente uma arte ou um banner, ok?
Não se esqueça disso: marketing é um conjunto de estratégias, para otimizar os lucros da sua imobiliária e pode ter diversas frentes em pós-venda, produtos, atendimento, campanhas publicitárias, etc.
Veja como podemos fazer um bom plano de marketing para sua imobiliária.
Como fazer um plano de marketing imobiliário?
Agora já entendemos o que é marketing e qual a principal diferença dele, para uma peça ou campanha publicitária. E talvez, tudo tenha ficado mais confuso para você… mas não se preocupe!
Agora vai ficar mais claro. Basicamente, o que você precisa fazer, então, é criar um plano de marketing efetivo, que seja o norte e a base para todas as estratégias de vendas que você possa vir a adotar daqui pra frente.
Vamos passar por 5 passos, que são estes:
- Defina o seu público-alvo e a persona ideal da sua imobiliária;
- Escolha um tom de voz ideal;
- Escolha seus canais de comunicação – Não precisa estar em todos!;
- Tenha um foco – Qual será seu carro chefe? Faça as pessoas entenderem isso;
- Invista em marketing de conteúdo com três simples passos;
Com isso, tenho certeza que você já conseguira ter muitos resultados práticos dentro da sua imobiliária. Vamos entender cada um dos tópicos de forma detalhada a partir de agora. Acompanhe!
Defina o seu público-alvo e a persona ideal da sua imobiliária
O primeiro passo antes mesmo de sair por aí fazendo campanhas em redes sociais ou pagando diárias de outdoor, é dar um “passo atrás” e definir itens importantíssimos que guiarão seu plano de marketing: público-alvo e persona.
Não existem estratégias de marketing para imobiliárias, se você não definir qual público quer impactar e qual a persona ideal da sua imobiliária.
Entender o que é público-alvo e persona para sua imobiliária pode fazer toda diferença na economia de recursos. Afinal, você precisa falar com as pessoas certas, nos locais certos e com as mensagens certas.
De nada adianta você vender imóveis de luxo para pessoas que estão buscando uma kitnet para alugar, não é mesmo? Não há “casamento”. Você precisa unir a oferta com a demanda.
Então, conheça seu público, entenda o comportamento dele, saiba o perfil ideal e, junto disso, defina a persona. A persona é a forma como você vai abordar este público.
Se este público fala determinada gíria, use estas gírias. Se o público ama um time de futebol, dê um jeito de associar uma coisa com a outra. Em resumo: você precisa dizer aquilo que as pessoas querem ouvir!
Escolha um tom de voz ideal
O tom de voz é justamente o aspecto que mencionamos anteriormente: fale a língua do seu público-alvo! De nada adianta você utilizar frases e palavras cultas, para quem não liga para este tipo de expressão, concorda?
Boas estratégias de marketing para imobiliárias partem do princípio de que a empatia é uma ferramenta fundamental. Ou seja, você precisa se colocar no lugar do prospecto ou do cliente:
- O que ele gostaria de ouvir?
- Como ele gostaria de ouvir?
- Quais as palavras ideais para este público?
A resposta para estas perguntas somente você poderá fornecer. E é isto que guiará, de forma extremamente prática, todo o processo criativo de qualquer tipo de campanha publicitária que suas estratégias de marketing peçam.
O tom de voz, mesmo em texto, faz toda diferença em uma campanha de sucesso ou não.
Para descobrir o tom ideal, recomendo que você entenda mais sobre o comportamento do consumidor no mercado imobiliário.
Entender o seu potencial cliente é o que de melhor você pode fazer para conseguir vender um imóvel. Pense nisso.
Escolha seus canais de comunicação – Não precisa estar em todos!
Este é um dos pontos mais críticos. As estratégias de marketing para imobiliárias podem ser lindas e extremamente robustas. Mas, de nada adiantará se você não encontrar o local certo para se posicionar.
Com tantas redes sociais e espaços para publicar conteúdo na internet, hoje em dia é muito fácil estar em todos os lugares. Mas cuidado: isto não necessariamente é bom!
Estar em todos os lugares ao mesmo tempo significa que você, na verdade, não está em lugar nenhum. Por mais que pareça atraente ter uma conta no Instagram, no Facebook, no YouTube, fazer marketing no Linkedin ou onde for, é preciso tomar cuidado com a pulverização.
Cada um destes espaços precisa ser estudado e pensado individualmente. Então, quando você pensa em uma campanha para Facebook, isto não é parâmetro para utilizá-la em Linkedin, Youtube, Outdoor, Jornal, etc.
Pense cada mídia, como única e exclusiva.
Se você quer estar em todas, tudo bem. Mas é preciso dedicar muito esforço, tempo e recursos para que elas de fato deem certo e convertam em vendas.
E aqui entra novamente a necessidade de você entender o seu público-alvo: quanto mais você conseguir entendê-lo, melhor saberá onde este público está! E é neste local que você (sua imobiliária) também precisam estar.
Pense nisso!
Tenha um foco – Qual será seu carro chefe? Faça as pessoas entenderem isso
Assim como você precisa focar em um canal de comunicação (ou naqueles que faz sentido pelo seu público-alvo), é preciso também focar no seu carro chefe.
Infelizmente, quando alguém compra um espaço publicitário em jornal, revista ou outdoor, quer aproveitar aquele espaço ao máximo. E isto resume-se a dizer milhares de coisas ao mesmo tempo, sem ter nenhum foco.
Aqui vale a mesma regra: quando você quer dizer tudo ao mesmo tempo, ninguém entenderá e você não estará dizendo nada. Então, muito cuidado com o foco!
Se você tiver uma casa de luxo para vender, elabore uma estratégia de marketing somente para esta casa de luxo. Entenda o público, entenda o seu comportamento, perfil, localização, consumo de mídia e tudo que você puder.
Quanto mais você entender do seu público, mais poderá dominá-lo em absolutamente todas as estratégias. Você conseguirá impactá-lo de forma muito mais natural, tranquila e certeira.
Agora, se você quer falar com todas as pessoas ao mesmo tempo, ninguém vai entender nada. E sua estratégia de marketing pode estar consumindo milhares de reais em recursos, e você só perceberá quando for tarde.
Muito cuidado com o foco!
Invista em marketing de conteúdo com três simples passos
Além de tudo isso que já explicamos anteriormente, você ainda pode (e deve) investir em marketing de conteúdo. Bom, o marketing de conteúdo é hoje uma das alternativas mais viáveis de você construir uma audiência segmentada e dentro das suas ofertas imobiliárias.
Basicamente, o que você precisará fazer é construir canais de comunicação na internet, capazes de entregar conteúdos ricos e de valor para o seu público-alvo.
Então, recomendamos que você tenha um bom blog imobiliário.
Este é o “passo zero” para construir conteúdo imobiliário na internet. Da mesma forma que você está consumindo este conteúdo aqui. Desta forma, você estará atraindo pessoas extremamente interessadas no seu assunto, nicho e produto.
Pense da seguinte forma: quando alguém pesquisa um conteúdo no Google, esta pessoa está interessada em uma resposta para aquela pesquisa.
Quando ela encontra um blog ou um artigo sobre o tema, ela poderá esclarecer a dúvida. E adivinhe quem pode estar lá no Google e aparecendo quando alguém pesquisar algum assunto relacionado ao seu produto? Sim, sua imobiliária!
Vamos entender em 4 simples passos abaixo.
1- Ofereça conteúdo em troca da atenção das pessoas (entregue valor);
O maior “trunfo” do marketing de conteúdo para imobiliárias, é justamente a questão da entrega de valor. Ou seja, você entregará muito valor para quem está procurando por este valor.
Por exemplo, se alguém estiver procurando no Google pelos “melhores bairros em SP“, não seria incrível o blog da sua imobiliária ter um conteúdo com um artigo respondendo esta pergunta?
Este é um posicionamento de marca incrível, pois você está aparecendo para as pessoas certas, no momento certo!
Quando sua imobiliária gera valor para alguém, este “alguém” sente-se grato a ponto de, no futuro, comprar algum produto seu. Este gatilho de gratidão é incrível e faz toda diferença no médio e longo prazo de suas estratégias de marketing para imobiliárias.
2- Gere leads (prospectos) e relacione-se com eles;
Você sabe o que é lead imobiliário? Basicamente, um lead é um prospecto.
Ou seja, um potencial comprador para o seu produto. E você poderá captar os leads justamente com o marketing de conteúdo! Tudo que você precisa fazer, é construir valor para as pessoas que visitarem seu blog ou suas redes sociais e, em troca, pedir um contato.
Pode ser e-mail, pode ser WhatsApp ou o que for!
A partir do momento que você tiver este lead captado, poderá partir para o próximo passo, que é gerar relacionamento e proximidade. Sua imobiliária precisa ser amiga! E a quem este prospecto vai recorrer quando precisar de ajuda? Isso mesmo, a amiga imobiliária…
Lição para anotar!
3- Ofereça benefícios e condições especiais a estes prospectos;
Depois que o prospecto estiver dentro de suas listas de e-mail, grupos do Facebook ou contatos do WhatsApp, é hora de oferecer benefícios!
Mostre para os prospectos que eles são muito bem-vindos e que estando pertinho da sua imobiliária, receberão benefícios, descontos e muitas outras bonificações. Ou seja, faça eles perceberem que é muito vantajoso estar próximo da sua marca!
4- Repita o processo;
E depois… repita todo o processo! Este sistema pode fazer você colher excelentes resultados.
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Boas vendas!